TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica E Filosofia

Casos: Didatica E Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  2.163 Palavras (9 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 9

Anhanguera Educacional

Curso: Pedagogia

Disciplina: Didática

Alunos:

Alessandra Alves Silva 9088479473

Janine Tromm 2951601588

Jucilene R. Felizardo Lourenço 9299542984

Juliane Barbosa 9889550677

Kimberlim Xavier 9096463994

Priscila Miller dos Santos 9088485756

ATPS- Atividades Praticas Supervisionadas

Professora: Janice Mattei

Joinville, 02 de Outubro de 2014

Etapa 01 – Passo 01

Ler o capítulo 01 ‘Didática e Filosofia’ do PLT, efetuando grifos e anotações pessoais sobre educação e transmissão de conhecimento. (HAYDT,2006,PP.11-28)

“A educação tem dois sentidos: social e individual”.

“O social está ligado às ações que as gerações adultas exercem sobre as gerações jovens, ou seja, é a transmissão de normas, valores e crenças que o indivíduo adquiriu dentro de seu convívio social.”

“O individual refere se ao desenvolvimento das aptidões e potencialidades de cada individuo visando aprimorar sua personalidade.”

“Diante da complexidade da sociedade, a escola dentro desse parâmetro surgiu para tornar a educação sistemática (quando há necessidade de ordem), sendo que esta era algo apenas assistemática (quando o conhecimento é passado de uma forma muito singular).”

“Todo o sistema de educação está baseado numa concepção do homem e do mundo. São os aspectos filosóficos que dão à educação seu sentido e seus fins. A filosofia, sendo a reflexão sistemática sobre a concepção da vida, exerce influencia direta e está em estreita conexão com a pedagogia, que a reflexão sistemática sobre o ideal da educação e da formação humana.”

Passo 02

Preencher o quadro a seguir, registrando a definição de Didática e de Pedagogia antes do século XX, no século XX e neste inicio do século XXI

Ano Época Marco Histórico Didática (definição) Pedagogia (abrangência)

Antes do século XX Ciência Particular Fundamentos da pedagogia eram exclusivamente na filosofia Origem e desenvolvimento da civilização

Até os anos 80, do século XX Ciência Independente Influencia mais direta de estudos de biologia e psicologia Teologia e a Filosofia

Anos 90 do século XX até o inicio do século XXI Escola Nova Ciência particular tem suas próprias pesquisas e comprovações científicas Processo de ação da sociedade sobre o educando, visando entregá-lo segundo seus padrões sociais, econômicos, políticos, e seus interesses.

Século XXI até os dias atuais Piaget Autonomia cientifica enrique se seus conhecimentos Educação ocorre na família, no trabalho, na rua, na fábrica, nos meios de comunicação, na política.

Passo 03

Analisar e comentar a seguinte afirmação, utilizando o gênero dissertativo-argumentativo: “O processo pedagógico e o trabalho devem basear-se nos estudos realizados pelas ciências do comportamento, aplicando na pratica as contribuições da Biologia, da Sociologia e, principalmente, da Psicologia” (PLT, HAYDT, 2006, p.31).

Ciência e sua Contribuição Pedagógica

Antes do século XX a pedagogia tinha como base somente a filosofia, ou seja, o estudo racional. Após o século XX ela teve influência das teorias praticas dos estudos adquiridos pela biologia, sociologia e principalmente da psicologia. Esse processo contribuiu para pedagogia em particular para didática. Com essas contribuições começamos a entender de uma forma objetiva o desenvolvimento humano.

Um dos principais movimentos que aconteceu na Europa foi o da Escola Nova que tinha como princípios rever as formas tradicionais de ensino e propor novas formas visando à compreensão das necessidades da infância com participações da biologia e psicologia onde essas ciências tornaram o processo e o trabalho pedagógico mais amplo, valorizando e criando novas concepções do convívio humano, ou seja, elas se tornaram indispensáveis dentro desse meio, mas compete a cada educador se valer desse arsenal que faz parte da educação e do aprendizado tornando as como praticas fundamentais.

Embora em nossa sociedade atual, podemos perceber que muitos educadores não estão atendendo as necessidades da criança deixando de lado princípios fundamentais da infância, ocasionando problemas sociais e individuais de uma geração futura.

Podemos compreender que para atuar em um meio onde o principal foco é a educação devemos entender a importância dessas novas ciências, pois só assim o individuo compreendera como um todo o seu meio social e intelectual tendo as como base de aprendizagem. Elas possibilitaram ao educador um acervo de conhecimento sobre vários aspectos do meio onde o individuo convive assim ajudando em sua transformação.

Enfim, em um meio pedagógico o conjunto dessas ciências é de grande importância, pois só assim o aprendizado se torna uma ponte que liga vários aspectos o social e o individual do educando entre a sociedade.

Passo 04

Preparar o primeiro encontro com os professores, apresentando o quadro, elaborado no passo 02, e o texto, do passo 03, propondo como atividade prática uma reflexão compartilhada sobre a chegada do construtivismo como uma proposta que valoriza o agir de quem aprende, sendo que “aprendizagem resulta da interação entre as estruturas do pensamento e o meio que necessita ser compreendido” (PLT< HAYDT, 2006, p.53)

Chegar à sala com 10 professores organizando um circulo e elaborando uma dinâmica.

Dinâmica do Balão:

Em circulo cada professor vai receber um balão, em cada balão terá uma palavra chave relacionado com a tabela e texto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com