TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferencie: Filosofia Da Educação, Da Filosofia Na Educação

Ensaios: Diferencie: Filosofia Da Educação, Da Filosofia Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  2.154 Visualizações

A Filosofia na Educação possibilita o aluno a construir conceitos, a criar o pensamento critico, pois é exercitando a mente humana que o ensino de filosofia na educação favorece o estudante, dando oportunidade de o aluno tirar suas próprias conclusões e construir suas próprias ideias, encontrando assim solução para os problemas.

Já a Filosofia da Educação se dedica a temáticas relacionadas com a pedagogia, tais como os processos educativos, analise do sistema educativo e a sistematização de métodos didáticos, mas principalmente a compreensão das relações entre os fenômenos da educação e o funcionamento da escola.

A filosofia é útil porque faz os seres humanos pensarem, conhecerem as palavras e se libertarem dos conceitos que os oprimem, as ideologias, tem muita importância e é muito útil para a nossa vida, uma vez que ela possibilitará aos seres humanos a aquisição de um novo olhar diante da realidade.

Já dentro da Filosofia da educação aponta para um tipo de saber que, de um modo amplo, é aquele acumulado na discussão sobre o campo educacional, há, portanto dois tipos de filosofia da educação: Filosofia da Educação que serve como fundamentação para a pedagogia e a Filosofia da Educação que serve como justificação.

Dizemos que a filosofia da educação fundamenta a Pedagogia e, consequentemente, a educação.

Pedagogia requer razão e compreensão, pois, somente com a Filosofia da Educação é que podemos compreender para poder explicar.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com