TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia e Filosofia da Educação

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.789 Palavras (12 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 12

Faculdade Anhanguera

Atividade Prática supervisionada Pedagogia etapas -1 e 2

Santo André – 2015

Indice

ETAPA - 1

Passo 1 Pesquisar sobre o tema Filosofia e Filosofia da Educação

Passo 2 Realizar a Leitura individual do Texto Sugerido

Passo 3 Apresentar as conclusões em um texto dissertativo -argumentativo

ETAPA - 2

Passo 1 Pesquisar sobre o tema Filosofia e Filosofia da Educação

Passo 2 Realizar a leitura individual do texto

Passo 3 Apresentar as conclusões em um texto dissertativo

Faculdade anhanguera

COMPONENTES DO GRUPO

Aline Spacca RA - 2484660503

Nathalia Felix de Deus RA -1590988043

Maira Regina Abreu de Souza RA - 2485770614

Thamires Pereira de Castro RA - 1299106685

Thaina Alexandre de Lima RA – 2485713662

Leticia Torquato da Silva RA - 1581107033

Atividade prática supervisionada – etapa 1

E etapa-2

Trabalho para aproveitamento parcial na disciplina de

Fundamentos Filosóficos e Sociológico da Educação

sob orientação do profª Algustinho

Santo André – 2015

ETAPA – 1

Passo –1 Pesquisar sobre o tema Filosofia e Filosofia da Educação

A filosofia da educação é o campo da filosofia que se ocupa da reflexão sobre os processos educativos, os sistemas educativos, a sistematização de métodos didáticos, entre outros temas relacionados com a pedagogia. O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade, e vários pensadores dele se ocuparam.

Uma das grandes questões da filosofia da educação é a dicotomia entre a educação como transmissão do conhecimento versus a educação crítica, como um incentivo à habilidade questionadora por parte do aluno. Como se conhece e o que significa conhecer também são questões abordadas e problematizadas pela filosofia da educação.

1.2: Fazer um levantamento acerca de algumas formas existentes de se perceber , analisar ver o mundo.

De acordo com o livro texto foi possível compreender que, são diversas as maneiras pelas quais o homem entra em contato com o mundo que o cerca, dependendo das circunstâncias e necessidades , como do tipo de cultura que está inserido. Tem a abordagem religiosa, uma pessoa quando religiosa aproxima-se de Deus pela fé, mas pode também buscar na filosofia a explicação racional para a existência de Deus. Outra abordagem é o senso comum que é fragmentário, difuso e , num primeiro momento, não questionado, pois é um conhecimento ametódico e assistemático.

1.2 : Produzir uma Lista de no mínimo 5 formas de se perceber, analisar, ver o mundo.

• Religiosa

A Filosofia da Religião é um ramo filosófico que investiga a esfera espiritual inerente ao homem, do ponto de vista da metafísica, da antropologia e da ética. Ela levanta questionamentos fundamentais, tais como: o que é a religião Deus existe.. Há vida depois da morte.. Como se explica o mal? Estas e outras perguntas, ideias e postulados religiosos são estudados por esta disciplina. Há uma infinidade de religiões, compostas de distintas modalidades de adoração, mitologias e experiências espirituais, mas geralmente os estudiosos se concentram na pesquisa das principais vertentes espirituais, como o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo, pois elas oferecem um sistema lógico e elaborado sobre o comportamento do planeta e de todo o Universo, enquanto as orientais normalmente se centram em uma determinada filosofia de vida. Os filósofos têm como objetivo descobrir se o olhar espiritual sobre o Cosmos é realmente verdadeiro.

• Mítica

Historicamente, a filosofia, tal como a conhecemos, inicia com Tales de Mileto. Tales foi o primeiro dos filósofos pré-socráticos, aqueles que buscavam explicar todas as coisas através de um ou poucos princípios. Ao apresentarem explicações fundamentadas em princípios para o comportamento da natureza, os pré-socráticos chegam ao que pode ser considerado uma importante diferença em relação ao pensamento mítico. Nas explicações míticas, o explicador é tão desconhecido quanto a coisa explicada. Por exemplo, se a causa de uma doença é a ira divina, explicar a doença pela ira divina não nos ajuda muito a entender porque há doença. As explicações por princípios definidos e observáveis por todos os que tem razão (e não apenas por sacerdotes, como ocorre no pensamento mítico), tais como as apresentadas pelos pré-socráticos, permitem que apresentemos explicadores que de fato aumentam a compreensão sobre aquilo que é explicado.

• Senso Comum

Evidentemente, com a coexistência de uma infinidade de abordagens filosóficas encontramos uma variedade de tratamentos dados ao conceito no correr dos séculos. Como não pretendemos discorrer sobre a equivocidade do termo, mas à realidade precisa que ele indica, recorremos, para início de conversa, à definição clássica de Gian Batista Vico, sem nos determos no tratamento específico que este filósofo lhe dá: “O senso comum é um juízo sem reflexão, comumente sentido por toda uma ordem, todo um povo, toda uma nação, ou por todo o gênero humano

• Cientifica

É verdade que é da própria finalidade das ciências e da filosofia o desejo de um conhecimento seguro, sistemático, fundamentado das coisas, em oposição àquele necessariamente imperfeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com