TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades de aprendizagem

Seminário: Dificuldades de aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Seminário  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA: DIFICULDADE DE APRENDIZADO

Em sala de aula é observável estudantes com dificuldades em leitura, escrita, processamento auditivo e da fala, raciocínio e matemática. Essas crianças que diagnosticadas com essas dificuldades não são incapazes ou preguiçosas, possuem dificuldade de aprendizagem, que são causados por diferenças no funcionamento cerebral e na forma pela qual o cérebro processa a informação ou até mesmo emocionais, sendo importante que sejam diagnosticadas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo.

A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estar atento a outros sérios problemas como: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Dislexia é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, dá pulos de linhas ao ler um texto, etc. Estudiosos afirmam que sua causa vem de fatores genéticos, mas nada foi comprovado pela medicina.

Pode-se observar através das seguintes manifestações:

Observe se as crianças de 03 a 06 anos de idade insistem em falar como bebê, frequentemente pronunciam palavras de foram errada, não reconhecem letras que soletram seu nome, tem dificuldade em lembrar o nome de letras, números e dias da semana e demoram em aprender novas palavras.

Entre 06 e 7 anos de idade elas têm dificuldades em dividir sílabas, não consegue ler palavras e monossílabas, cometem erros de leituras que demonstram dificuldades em relacionar letras e sons e reclamam que ler é difícil.

As crianças de 07 a 12 anos de idade cometem erros ao pronunciar palavras longas ou complicadas, confundem palavras de sons semelhantes, tem dificuldades em memorizar datas, nomes, números e telefones e trocam palavras difíceis ao ler em voz alta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com