TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Filosofia E Ética

Artigos Científicos: Disciplina: Filosofia E Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  1.736 Palavras (7 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 7

1) As relações de poder estão cada vez mais em voga nas organizações, chefes perdem a mora e compostura ética para alavancar a moral. Já passou por um caso deste tipo? Faça uma redação salientando os aspectos de uso do poder por chefes, gerentes e outros exemplos que se encaixam dentro dessa estrutura? (Faça uma redação concordando ou discordando dos pontos elencados, mostrando sua opinião com argumentos; valor 1,0)

Não passei por essas situações, mas muitos amigos já passaram e me relataram que os chefes autoritários mudam as regras de trabalhos, chefes que fazem de tudo para mostrar trabalho acabam sendo ditadores, sabemos que regras devem ser cumpridas, mas não deve fazer dessas regras uma forma de pressão psicológica. Muitos chefes recebem promoções e isso acaba fazendo mal para os funcionários, pois o poder sobe para a cabeça e eles acabam exigindo do funcionário que realizem tarefas que não são obrigações e destinadas a ele, com isso trata os funcionários com arrogância ultrapassando assim os limites da autoridade que lhe foi dada. E necessário que se tenha chefes que motivem seus funcionários usando ferramentas de gestão de pessoas que poderão auxiliá-lo nas tomadas de decisões em relação ao aproveitamento e valorização dos talentos que integram a sua equipe de trabalho. E preciso ter o aprendizado continuo que direciona o líder para o aprendizado organizacional é preciso que ele devolva a capacidade de promover educação,desenvolvimento com serviço de alta qualidade e dar abertura para a transmissão de informação, tanto no ambiente interno, quanto no externo, de maneira a permitir a participação dos colaboradores na tomada de decisões, portanto os chefe deve fazer um grupo funcionar para que seja atingido determinado objetivo, dispondo - se de superioridade cívica, decretada por outro superior, ele determina ordens coniventes aos seus cargos, impõe suas leis, manipula a entrada e saída de pessoas de um grupo de acordo com a necessidade da demanda, exige um número para se atingir como meta, fiscaliza o comportamento durante o serviço, além de fiscalizar a hora que os funcionários chegam e hora que saem da empresa, portanto o cefe deve fiscalizar o funcionário cobrando os serviço que são dados a eles focando no resultado , o chefe deve ter a capacidade de mediar conflitos que podem vim a ter na empresa, o chefe da liberdade para os funcionários tomar decisões quando é conveniente, o chefe deve inspirar confiança, ele deve usas suas experiências para dirigir a sua equipe dando a cada uma função e as fiscaliza, observando e analisando o progresso de cada atividade, ele ajuda.

2) No modelo americano da crise no setor imobiliário em 2008 havia as agênciasde ratings(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ag%C3%AAncia_de_classifica C3%A7%C3%A3o_de_risco_de_cr%C3%A9dito). Essas são agências que avaliam fundos de investimentos e dão notas (A,B,C, etc) para esses fundos. Então, um cidadão empresta dinheiro do banco Alfa, que depois vende a sua carteira de dívidas a receber para a organização Beta. A organização Beta revende para a financiadora Omega a carteira de boletos. Isto é o chamado combinação complexa de derivativos (CDO - Colateralized Debt Obligation). Imagine isto para empréstimo de carros, casas, financiamento escolar, cartão de crédito, etc. O ponto chave é vender uma expectativa de dívida, que pode não valer muito. Quando o sistema americano quebrou, as agências de ratings foram consideradas culpadas, pois deram notas triplas AAA para fundos que no outro dia não valiam nada. O senado americano tentou culpar as agências de ratings, pois quanto mais nota elas davam, mais valor tinha na carteira para fazer a transação de compra/venda. A conclusão, as agências deratings por meio de seus advogados não foram culpadas, pois elas não “avaliam” fundos, elas apenas “dão opiniões” sobre os fundos, basta a sociedade querer aceitar ou não a sua ideia. Moralmente e filosoficamente, qual é a sua opinião sobre isto. (Faça uma redação concordando ou discordando dos pontos elencados, mostrando sua opinião com argumentos; valor 1,0)

3) A TV é um meio de comunicação utilizado para transmitir informações – como política, economia, esportes, cultura – de maneira geral. Mas nem sempre é utilizada com tais benefícios, ou seja, não são usados de modo responsáveis e éticos para transmitir suas respectivas notícias. Logo, acabam iniciando, às vezes “sadiamente”, a corrupção – alienando os “telespectadores”. Por isso, para acabar com tal mazela – em longo prazo – seria necessário investimentos na formação acadêmica dos profissionais para que estes tenham a capacidade de criar sua opinião própria e que tenham bom censo. Já, em médio prazo, uma solução seria a não aceitação para tais áreas, de profissionais sem formação acadêmica devida para atuar no setor. Outro tipo de alienação à ética do indivíduo ocorre na política. Quando nos deparamos com cenas de corrupção política é clara a ocorrência dos “bordões” como “SÃO TODOS CORRUPTOS”, embora não se comprove tais fatos e atos. Logo, para quebrar com tal selo, é primeiro necessário o conhecimento geral sobre o assunto – no caso a política – para não haver julgamentos precipitados à nossa pátria. (Faça uma redação concordando ou discordando dos pontos elencados, mostrando sua opinião com argumentos; valor 1,0)

A Tv é um dos meios de comunicação que mais passa informações aos seus telespectadores informações essas que variam de assunto, muitas vezes esses assuntos assustam seus telespectadores mostrando a realidade dos acontecimentos e outras escondendo os fatos reais Mas nem sempre é utilizada com tais benefícios, ou seja, não são usados de modo responsáveis e éticos para transmitir suas respectivas notícias, e os profissionais dessa área muitos não tem uma formação acadêmica para atuar onde estão e acabam prejudicando quem tem a formação e não conseguem obter o emprego na área.assim isso ocorre na política também pois muitos políticos não tem uma formação adequada para entrar na política e acabam entrando no mundo da política prejudicando assim seus eleitores. E de suma necessidade e importância o investimento e o incentivo na formação acadêmica, assim os profissionais sejam de qual área for eles devem ser formados graduados e orientados para que assim consigam ter bom senso e opinião própria. Por isso é necessário investimentos na formação acadêmica e para acabar com as mazelas relacionadas à ética que resultam de maneira geral na corrupção, é clara a solução em investimentos na educação do país, para que haja cidadãos com maior capacidade de formação de opiniões e maior bom senso

4)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com