TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão de comportamento ético e socialmente responsável

Artigo: Discussão de comportamento ético e socialmente responsável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

de igualdade social entre diferentes gerações, e também em cada geração.

Ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento da sociedade, a empresa pode obter vantagens com as práticas de responsabilidade social e sustentabilidade. Heal (2005) afirma que a RSE pode ser um elemento rentável da estratégia corporativa uma vez que contribui para a manutenção de relações que são importantes para a sustentação da organização no longo prazo.

A crescente busca por uma atuação socialmente responsável por parte das empresas no Brasil tem suas bases em diferentes motivações. Ao mesmo tempo em que os consumidores se tornam mais conscientes, as informações correm mais rapidamente no mercado, podendo manchar rapidamente a reputação de uma empresa. Por outro lado, as empresas começam a obter também vantagens competitivas, como o aumento em seu poder de barganha com fornecedores, os quais não querem deixar de ter suas marcas atreladas à marca de uma empresa reconhecida como socialmente responsável pelo mercado (COUTINHO e MACEDO-SOARES, 2002).

Nesse sentido, segundo Oliveira (2008), outro ponto relevante a ser levantado nessa discussão de comportamento ético e socialmente responsável é o fato de que as questões sociais podem ser enfrentadas como resultado de motivações egoístas ou altruísticas. A motivação egoísta é aquela onde o autor da ação é levado por algum interesse individual, percebido ou não, enquanto que a motivação altruística é aquela que surge em função de uma percepção de que um desequilíbrio social precisa ser corrigido, por ser injusto. Nessa segunda concepção, não há nenhum interesse subliminar, trata-se de fazer o certo por considerá-lo ser certo.

De acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC, 2010), grande parte das ações relacionadas à responsabilidade social realizadas pelas empresas nasce da necessidade de as mesmas oferecerem um retorno como resposta às ações dos trabalhadores, de grupos ambientalistas, de consumidores, de defensores de direitos humanos, políticos e de mobilização cidadã. Assim, a RSE seria uma reação, e não uma atitude proativa das empresas frente aos problemas sociais.

Oliveira (2005) afirma que mais responsabilidade socioambiental pode ser um fator de diferenciação para a empresa, no sentido de abrir novos mercados e melhorar sua competitividade. Além disso, com a democratização, diminuição do papel do Estado, maior atuação da mídia e conscientização da sociedade civil, a pressão social e política para uma maior responsabilidade socioambiental e transparência das empresas tende a aumentar. A cobrança do desenvolvimento sustentável vem sendo incutida na cultura global de tal maneira que as empresas precisam responder aos apelos ambientais e sociais (SOUZA; RÁSIA; JACQUES; 2010).

Conforme afirmam Gobbi e Brito (2005), a questão socioambiental passa a ser vista cada vez mais como um elemento essencial a ser considerado no processo de gestão. Para Nascimento (2005), o campo de abrangência da gestão ambiental nas empresas foi sendo ampliado ao longo das últimas décadas e teve seu conceito expandido, incluindo incorporação das ações socioambientais para o nível estratégico das empresas.

A gestão ambiental define uma estrutura gerencial que possibilita que a empresa identifique seus impactos no meio ambiente, através de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com