TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação Platão E A Filosofia Da Educação

Dissertações: Dissertação Platão E A Filosofia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Platão tem como objetivo principal virtudes que mostra que a educação é uma grande riqueza e com isso mostra objetivo simples e diretos onde defende a educação como o centro formado de caráter e de suprema inteligência.

DISSERTAÇÃO: PLATÃO E A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Em vivência cultural grega trata-se a educação como elo principal, virtudes que levam pessoas normais a serem vistos com outros olhos, guerreiros talvez, um guardião onde se guarda um grande tesouro, mais precioso do que riquezas, jóias, ouro.

A educação é levada tão a sério que se comparado com ouro teria muito mais valor.

Tempo objetivos simples, porém direto Platão assim como outros filósofos defende a educação como centro formador de caráter e de suprema inteligência, porém para isto os educandos eram postos a prova, testando suas habilidades musicais (pois envolve também a poesia) e habilidades corporais (ginástica). Assim se bifurcavam em dois grupos aprovados e reprovados onde cabe aos reprovados o trabalho para a comunidade (comércio, manufatura de bens entre outras), já os aprovados e seletos seguiram o processo educativo, estudando matemática e posterior dialética.

Assim como meios mortais não podemos encarar a morte nem o sol de frente os guardiões em especial os governantes.

Exige-se dedicação plena e serena para contemplar o sol fonte de toda a luz.

Tendo como objetivo central e principal Platão fala de formação de princípios que se torna a fonte para novos futuros. Até hoje seguimos as linhas de Platão que influencia toda gama de educadores e educandos, pois os educadores de hoje seriam os guardiões de Platão.

Platão coloca os educadores no papel de reis, deuses talvez, pois os educadores ou reis-filósofo são pessoas que não tem como ideal chegar, ao poder de honra, riquezas, bens materiais, para ser feliz, não se cultiva o orgulho és feliz por poder transformar home, e mulher melhores.

Como seguimos propostas platônicas até hoje ainda assim fazemos a diferença de credo, cor, opções a propriamente a bifurcação de aprovados e reprovados, onde o menos capaz é levado aos mais desumanos mundo cabendo assim buscar outros sais para sobrevivência tratando de se submeter aos prazeres da elite, já os aprovados que muitas das vezes são gerações e gerações desta elite continuam pelo mesmo caminho dos ancestrais de uma folha cultural.

Conclusão

Constata-se no decorrer desse trabalho, as principais ideias e pensamentos de Platão e o que ele realmente defendia, na sua vida filosófica. Confirmando que sem dúvida alguma ele foi um dos maiores filósofos que a humanidade já possuiu. Um filósofo que defende a educação como centro formador de caráter e de suprema inteligência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com