TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê De Introdução à Filosofia.

Trabalho Universitário: Dossiê De Introdução à Filosofia.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  3.120 Palavras (13 Páginas)  •  2.884 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA – 60h

UNIDADE 1

O HOMEM

Questões obrigatórias para o dossiê

1. O que é filosofia? Qual a sua contribuição para o século XXI?

É uma questão que não possui uma resposta definitiva. A filosofia é especulativa, é pensar, refletir constantemente sobre tudo. Seu foco é questões relacionadas a existência humana, e suas buscas por respostas são baseadas na razão.

Segundo Horkhermer (1940), a filosofia, ao contrário de outras disciplinas, não tem campo de atividade rigidamente estabelecido dentro do ordenamento existente.Ela questiona de forma crítica os valores sociais, éticos, políticos, da ciência, arte e cultura, ou seja, da vida humana, ela desafia o óbvio, o pensamento, o conhecimento do “senso comum”, ela problematiza, repensa, renova.

Sua potencial contribuição então, acredito que seja, uma busca da transformação da realidade, visando o progresso enquanto melhoria da vida humana e não como aquisição de capital.

2. Diferencie o homem e o animal.

O homem é um ser que fala e se expressa por meio de muitas linguagens: pela escrita, pela palavra, pela relação da linguagem humana com o mundo, mundo este transformado pelo homem tornando possível a cultura. Os animais também tem linguagem, porém a natureza dessa comunicação não se compara à revolução da linguagem humana. A maior diferença entre ambos na minha opinião, é que o homem é pragmático e reflexivo, enquanto o animal apenas repete suas práticas.

3. Explique a influência do trabalho na constituição do homem e da cultura.

Cultura significa tudo que o homem produz ao construir sua existência, é a construção de símbolos por um povo em certo tempo e lugar. A sociedade é policultural, pois comporta várias culturas.

A cultura caracteriza o homem como um ser que transforma, ela é um sistema de significados já estabelecidos por outros, ao nascer, a criança encontra o mundo de valores em que terá que se adaptar.

Assim, as diferenças existentes no comportamento modelado em sociedades resultam da maneira pela qual os homens organizam as relações entre si, que possibilitam o estabelecimento das regras de conduta e dos valores que nortearão a construção da vida social, econômica e política.

O trabalho estabelece a relação dialética entre a teoria e a prática, através do trabalho o “homem” coloca suas teorias em prática.

O trabalho realiza-se como atividade coletiva, transforma a natureza e o próprio homem, logo, o homem não permanece o mesmo, pois o trabalho altera a visão que ele tem do mundo e de si mesmo.

O trabalho condiciona a superação de determinismos: transcendencia a liberdade. Por isso, a liberdade não é alguma coisa que é dada ao homem, mas representa o resultado de sua ação transformadora sobre o mundo.

4. Esclareça a influência da técnica no desenvolvimento da ciência e da sociedade.

.

No final de Idade Média uma nova ideia a respeito da importância da técnica, antes desvalorizada, passa a ser o instrumento transformador, o homem torna-se “mestre e senhor da natureza”. Esse novo segmento social passa a exigir cada vez mais a técnica para o sucesso dos negócios, fato que altera a concepção de ciência. Se antes o saber era voltado para a compreensão da realidade, o novo homem busca o saber ativo, conhecimento capaz de atuar sobre o mundo, transformando-o e permitindo o advento da ciência moderna alterado as relações sociais. Enquanto o mundo agrícola e artesanal é marcado pela tradição e fixa o homem ao campo, o advento das fábricas, no século XVII, estimula o aperfeiçoamento das máquinas e acelera o crescimento das cidades. Estabelecem-se novas relações de produção com o aparecimento da classe proletária assalariada e dos capitalistas detentores dos meios de produção.

O auge do desenvolvimento do sistema fabril ocorreu no século XIX, sobretudo na Inglaterra, pois na atual sociedade pós-industrial, a produção de bens materiais passa a exigir a ampliação dos serviços. Nesse contexto, a tecnologia que conta é, em última análise, a informação, porém, isto não significa que o setor secundário (industrial) perdeu importância, mas que também sofreu alterações decorrentes da informatização.

5. Explique os conceitos de alienação e ideologia, citando exemplos. (Pesquise em outras fontes)

Ideologia: sistema de ideias (crenças, tradições, princípios e mitos)interdependentes, sustentadas por um grupo social de qualquer natureza ou dimensão, as quais refletem, racionalizam e defendem os próprios interesses e compromissos institucionais, sejam estes morais, religiosos, políticos ou econômicos. Conjunto de convicções filosóficas, sociais, políticas etc. de um indivíduo ou grupo de indivíduos, umainterpretação da realidade, que valoriza arbitrariamente algumas ideias em detrimento de outras.

Alienação: forma de conhecimento ilusório que leva ao mascaramento dos conflitos sociais, é a falsa consciência. É qualquer formulação teórica das relações sociais que não tenha por base a produção material. Trata-se de um instrumento de dominação, dos indivíduos.

Um exemplo de alienação, é a Rede Globo, a grande mídia, que faz com que a população se preocupe com copa do mundo, novelas, fatos distorcidos, reportagens pró governo.

6. O que significa tecnocracia? Evidencie seu posicionamento.

.

A necessidade do aumento crescente da produção (ideal de produtividade) estimulada com a competitividade (a fim de que cada empresa seja melhor naquilo que produz), tem como necessidade a especialização (para garantir a qualidade e eficiência da produção).

O mundo da produção, leva à tecnocracia, que significa o domínio dos técnicos e da técnica.

Infelizmente, o mundo está levando os seres humanos, independente de partido, credo, ou raça, à uma obrigatoriedade capitalista, empregado ou patrão, estão deixando de lado seus valores e familiares para adquirir e ter.

Questões para saber mais e para os exames

1. Relacione os conceitos de homem, trabalho e cultura.

O homem é aquele que transforma a natureza, com o seu trabalho e constrói sua cultura, cada grupo criando ou pertencendo a uma cultura diferente porém, mutável, quer dizer, ele pode em muitas oportunidades afastar-se de sua cultura de nascença e adaptar-se a outra, porém é algo difícil e complexo mas não impossível.

2. Faça uma síntese histórica do trabalho.

Antigamente, todo trabalho manual era desvalorizado por ser feito por escravos, enquanto a atividade teórica, era considerada mais digna para o homem.Na Idade Média, Santo Tomás de Aquino (1227-1274), dizia que todos os trabalhos se equivalem, mas, na realidade, a própria construção teórica de seu pensamento, valorizava a atividade contemplativa. Na Idade Moderna, a situação começou a se alterar: o crescente interesse pelas artes mecânicas e pelo trabalho em geral justificava-se pela ascensão dos burgueses, vindos de segmentos dos antigos servos que compravam sua liberdade e se dedicavam ao comércio e que tinham outra concepção a respeito do trabalho.

A burguesia nascente tinha necessidade de estimular as navegações. No século XV, os grandes empreendimentos marítimos culminaram na descoberta do novo caminho para as Índias e das terras do Novo Mundo.

No século XVII, Pascal inventa a primeira máquina de calcular; Torricelli constrói o barômetro; aparece o tear mecânico. Galileu, ao valorizar a técnica, inaugura o método das ciências da natureza, fazendo nascer duas novas ciências, a Física e a Astronomia. No século XVIII, a mecanização no setor da indústria têxtil sofreu impulso extraordinário na Inglaterra, com o aparecimento da máquina a vapor, aumentando significativamente a produção de tecidos. Outros setores se desenvolveram, como o metalúrgico; também no campo se processa a revolução agrícola.

A partir daí, acontece o recrutamento da exploração do trabalho e das condições subumanas de vida: extensas jornadas de trabalho, de dezesseis horas a dezoito horas, sem direito a férias, sem garantia para a velhice, doença ou invalidez; arregimentação de crianças e mulheres, mão-de-obra mais barata; condições insalubres de trabalho em locais mal-iluminados e sem higiene; mal pagos, os trabalhadores também viviam mal-alojados e em promiscuidade. No século XIX, surgiram os movimentos socialistas e anarquistas, que pretendiam denunciar e alterar a situação vigente naquele momento.

A partir de meados do século XX, surge o que chamamos de sociedade pós-industrial, caracterizada pela ampliação dos serviços (setor terciário). Não que outros setores tenham perdido importância, mas as atividades de todos os setores ficam dependentes do desenvolvimento de técnicas de informação e comunicação.

3. Explique o conceito de mais-valia, exemplificando-o.

Chama-se mais-valia ao valor que o operário cria além do valor de sua força de trabalho, do qual se apropria o capitalista. O valor do trabalho do trabalhador tem mais valor do que está sendo pago.

Ao descrever a mais-valia, Marx configura o caráter de exploração do sistema capitalista. De imediato, o operário não é capaz de reverter o quadro, porque se encontra alienado.

É a exploração dos assalariados pelos capitalistas.

4. Escolha uma das ideias defendidas por Karl Marx e evidencie seu posicionamento.

Marx defendia a igualdade entre classes sociais, o que remete ao comunismo. Sou a favor da igualdade, pois enquanto poucos fazem uso dos frutos que esta terra nos dá, a maioria passa fome, fome de educação, de lazer, de saúde. Ainda tenho esperança que um dia haverá essa igualdade social, pois muitos brasileiros, principalmente aqueles que não estão alienados em relação a sociedade, estão lutando, estão nas ruas, todos os dias...é só desligarmos a tv e acessarmos a internet para comprovar esta afirmação...é uma pena que apenas as grandes cidades estão fazendo ou ao menos tentando fazer algo que transforme a realidade da classe oprimida.

UNIDADE 2

O CONHECIMENTO HUMANO E CIENTÍFICO

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Explique a relação que caracteriza o conhecimento.

Resumindo, o conhecimento depende de 3 fatores: o objeto, o sujeito e a apreensão do sujeito pelas características desse objeto. Para que exista o ato de conhecer, é indispensável o relacionamento com dois elementos básicos: um Sujeito conhecedor e um Objeto a ser conhecido. Na relação que se estabelece entre esses dois elementos, a função do Sujeito consiste em apreender o Objeto. A essa relação dá-se o nome de conhecimento. Portanto, a simples descrição do ato de conhecer exige a essencial presença do Sujeito conhecedor e do Objeto conhecido.

2. Argumente sobre as três formas sob as quais o conhecimento se realiza: o conceito, o juízo e o raciocínio.

conhecer e pensar é formar conceitos que expressamos com palavras ou termos. O Conceito pertence à essência do pensar.

Conhecer é formar juízos, unir as palavras numa frase sentenciando, expressando um juízo, Além do

conceito e do juízo, o conhecimento também se realiza no raciocínio. A partir de ideias e juízos conquistados, partimos em direção a outros conhecimentos, relacionando um conhecimento a outro e concluímos a existência de um terceiro. .

3. É possível conhecer a verdade? Justifique seu posicionamento, discorrendo sobre as principais correntes filosóficas que teorizam sobre isso: ceticismo absoluto; fenomenalismo (ceticismo relativo); probalismo (ceticismo relativo); empirismo; racionalismo; realismo crítico; materialismo dialético.

Ceticismo absoluto: não podemos afirmar que algo é verdade.

Ceticismo relativo:parcialmente pode-se afirmar que algo é verdade.

Fenomenalismo: conhecemos somente a aparência das coisas.

Probalismo: nunca existirá a plena certeza.

Empirismo: conhecer através da experiência.

Racionalismo: somente a razão humana, trabalhando com os princípios lógicos, pode atingir o conhecimento verdadeiro.

Realismo crítico e Materialismo dialético: tanto os sentidos como a razão humana têm participação determinante na origem de nossos conhecimentos.

Partindo desta síntese de cada corrente, concluo que em determinados momentos sigo uma corrente, em outros, sigo outra e em muitos momentos da vida, sigo um pouco de cada, afinal em grande parte do dia a dia e de nossas vidas, não temos certeza de nada.

4. O que é conhecimento científico? Responda, argumentando sobre as implicações, positivas e negativas, do desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

O conhecimento científico visa a um saber puro baseado em conhecimentos matemáticos, é um diálogo entre o sujeito que conhece e o mundo natural, independente de qualquer forma de conhecimento social, tem como premissas, entender a natureza como dimensão objetiva e causal, não baseada nas essências, mas nas relações quantitativas de leis uniformes, é um saber experimental e averiguável, fundado na observação empírica dos fatos e dirigido metodologicamente para a constituição de um saber público e controlável. Porém não leva em consideração a fé, e existem fenômenos inexplicáveis, portanto, nem todo conhecimento científico explica a realidade em que estamos inseridos.

5. Argumente sobre a importância de Francis Bacon e Augusto Comte para o desenvolvimento científico

Francis Bacon, considerado um dos pais da era moderna, propõe distinguir radicalmente o saber produzido na área social e o conhecimento que se baseia na experiência, principalmente no domínio tecnológico da natureza. Para Bacon, a natureza não pode ser um objeto a ser considerado pois o saber constitui uma dimensão prática e técnica, Bacon propõe um novo saber, elaborado por um método baseado na experiência, para conhecer a natureza e dominá-la.

Augusto Comte, valorizava o conhecimento científico, excluindo outras formas de abordagem do real, tais como o mito, a religião e mesmo a filosofia. A preocupação positivista de tudo reduzir ao racional redunda no seu oposto, ou seja, na criação de mitos. Embutido no ideal cientificista, existe o mito do progresso, inicialmente algo embrionário, cabendo à ação humana as possibilidades latentes. E se as ciências e as técnicas aumentam o controle do homem sobre a natureza e a sociedade, parece válido pensar que a ação, cada vez mais eficaz, leve o desenvolvimento aparentemente na direção de um mundo cada vez melhor. O progresso é explicado como fenômeno linear, cuja tendência automática é o aperfeiçoamento humano.

Por isso, o ideal do progresso justificaria todas as ações do homem, realizadas em seu nome. Mas, infelizmente, já conhecemos as consequências da busca do progresso.Logo, a ciência e a tecnologia, mesmo que sejam expressões da racionalidade, produzem, contraditoriamente, efeitos irracionais, perversos, já que a razão é posta a serviço da destruição da Natureza, da alienação humana e da dominação.

6. Qual é a contribuição da filosofia para o século XXI?

Sua potencial contribuição , acredito que seja, a busca de forma reflexiva, da transformação da realidade, visando o progresso enquanto melhoria da vida humana e não como aquisição de capital.

ÉTICA

Questões obrigatórias para o dossiê

1. O que significa consciência reflexiva?

É a aquisição de conhecimentos e experiências sobre o mundo, que foram transmitidos as sucessivas gerações de seres humanos que não precisavam reinventar as soluções já desenvolvidas anteriormente pelos antepassados,, ficando com tempo disponível para efetuar novas conquistas, adquirindo consciência de si mesmo, o homem passou a refletir sobre os limites de sua existência, começou a avaliar as possibilidades da sua ação em vida, antes da chegada inevitável da morte. Por isso, a consciência de si mesmo tornou o homem dono de uma vida que somente ele pode viver.

2. Diferencie moral individual, social e jurídica.

Comportamento moral individual, ou seja, as normas morais: são regras de conduta que têm como base valores morais assumidos pelos que vivem numa cultura, num grupo social. As normas morais podem se estender por toda uma coletividade, por meio dos costumes e tradições predominantes em determinado meio social, ou se restringir a um grupo.

Normas jurídicas: são regras sociais de conduta que têm como base o poder social do Estado sobre a população que habita seu território. Assim, uma das principais características da norma jurídica é a coercibilidade. Ou melhor: a norma jurídica conta com a força e repressão potencial do Estado para ser obedecida pelas pessoas.

3. Explique a relação entre consciência moral e liberdade humana.

A liberdade e a consciência moral estão relacionadas, porque só tem sentido julgar moralmente a ação de uma pessoa, se essa ação foi praticada em liberdade. Quando não se tem escolha (liberdade), é impossível decidir entre o bem e o mal (consciência moral).

Entretanto, quando estamos livres para escolher entre esta ou aquela ação, tornamo-nos responsáveis pelo que praticamos. É esta responsabilidade que pode ser julgada pela consciência moral do próprio indivíduo ou grupo social.

4. Explique o que é a ética filosófica, como surgiu e como pode ser vivenciada na sociedade atual.

A Ética se ocupa com o valor do comportamento humano, com o sentido que o homem imprime à sua conduta, reflete sobre os valores da vida, a virtude e o vício, o direito, o bem e o mal, a ética filosófica questiona e busca fundamentos.A consciência moral nos encaminha para a virtude, palavra que deriva do latim virtus, que significa a qualidade própria da natureza humana, virtude é a prática constante do bem, o oposto da virtude é o vício, que é o hábito de praticar o mal, porém é difícil definir, o que é vício ou o que é virtude.

5. Esclareça a diferença entre ética subjetiva e ética objetiva.

Ética subjetiva

Segundo esta teoria, todos os valores se resumem a uma questão de “gosto pessoal” ou de “padrão social vigente”, não existe uma base objetiva e universal sobre a qual se possa estabelecer um sistema de valores para todos os homens.

Ética objetiva

Defende ser possível estabelecer um conjunto de valores “objetivamente válidos” para todos os seres humanos.

6. Argumente sobre a concepção ética defendida no cristianismo e no humanismo, evidenciando seu posicionamento.

O humanismo: não afirma ou nega Deus, para a ética humanista objetiva, não são os desejos pessoais ou sociais que devem gerar os valores, mas, ao contrário, são os valores “objetivamente válidos” que devem gerar os desejos. E quais são, de modo geral, esses valores objetivamente válidos? Não existe uma resposta taxativa, rígida e fechada para essas perguntas.

O Cristianismo: o homem nem sempre escuta a voz do interior de sua consciência moral e é movido por tentações imediatistas, pratica ações contra o amor a Deus e ao próximo, nessas ações, reside o vício ou o pecado que é a ofensa voluntária praticada contra o amor a Deus e às suas criaturas. Como, então, o homem pode eleger um conjunto de valores “objetivamente válidos”, para orientar sua vida? Para obter esses valores, o cristianismo entende que o ser humano precisa utilizar o esforço racional de sua inteligência, aplicado ao conhecimento de si próprio e do mundo. Porém, só isso não é suficiente. O último passo no caminho da definição dos valores morais deve ser dado por meio da fé cristã.

Acredito em Deus, consequentemente, sou movida a ética do cristianismo, devido ao fato de que, nem tudo neste mundo é explicável, existe um ser maior, um criador, vejo tantas injustiças e maldades todos os dias acontecendo com pessoas de bem e do mal também o que só confirma minha fé, que um ser divino, um dia voltará seu rosto para nós humanos e acabará com todo o mal.

...

Baixar como  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »