TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê Educação Comparada

Artigos Científicos: Dossiê Educação Comparada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  4.422 Palavras (18 Páginas)  •  1.016 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

EDUCAÇÃO COMPARADA – 50h

O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO COMPARADA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Com base em suas leituras e no texto da autora Martha Marcondes (2005), “Educação Comparada: perspectivas teóricas e investigações”, disponível em http://www.redalyc.org/pdf/715/71570107.pdf (Anexo 01), responda as questões 1 a 3:

1. Conceitue educação comparada e explique sua importância para o sistema educacional.

R: Com a educação comparada pode-se organizar, analisar e criticar as variáveis formas educacionais. Sua importância ,comparar sistemas educacionais e se empenhar em organizar os respectivos sistemas nacionais de ensino, a fim de aprender com a experiência dos outros a organizar seu próprio sistema de ensino.

2. Faça uma síntese da origem dos estudos da educação comparada a partir da obra de Marc-Antoine Julien.

R: Os estudos de educação comparada remontam ao início do século XIX. Admite-se, como marco inicial desses estudos, a obra de Marc-Antoine Julien, Esboço e considerações preliminares de uma obra sobre a educação comparada, publicada em 1817. Sabe-se também que por essa época a motivação para os estudos comparados vinha do interesse em se comparar sistemas educacionais quando os Estados nacionais, que então se organizavam, se empenhavam, ao mesmo tempo, em organizar também os respectivos sistemas nacionais de ensino. A partir daí, independentemente da situação específica das nações emergentes, tendeu-se a generalizar o recurso à comparação visando a aprender com a experiência dos outros. Tornou-se, então, comum a realização de viagens de estudo feitas por autoridades educacionais ou por pessoas por elas designadas cujos relatórios deveriam ter a utilidade de auxiliar na organização dos sistemas educacionais dos países que patrocinavam essas visitas.

3. Que cuidados devem ser tomados quando se faz uma comparação entre um sistema educativo e outro.

R: Evitar considerar os conceitos como universais, recolher os dados sem um cuidado analítico e que esteja relacionado com seu contexto e contemplar as especificidades sócios, históricos e culturais. o objetivo final da Educação Comparada não deve ser o de encontrar as semelhanças ou as diferenças entre um sistema e outro, mas o de encontrar um sentido para os processos educacionais;

Dimensão Temporal: Envolve a pesquisa dos sistemas educacionais num

tempo histórico fixo (modo sincrônico) ou em movimento (modo diacrônico).

Dimensão Espacial: Pode ser Intra ou Internacional. Pesquisa de uma unidade

escolar em seus diversos aspectos, pesquisa inter-unidades (de uma unidade

com outra), de um município, estado ou regiões de um país. Também é possível

a pesquisa com o Estado-nação como unidade de investigação, de modo a

confrontá-lo com outros países.

Dimensão Metodológica: é a de maior complexidade, devido à postura

metodológica que o pesquisador deverá assumir. Deve-se sempre ter como

referência a educação ligada ao meio social. Por isso, ao se fazer a comparação

de um sistema educacional a outro, faz-se necessário sempre levar em conta o

contexto social no qual esse sistema está inserido e não apenas o seu caráter

pedagógico.

4. Qual é o papel da educação comparada nesta era de globalização, em referência aos aspectos econômicos, sociais e culturais?

R :O papel da educação comparada como área acadêmica, toma novo sentido, temas, questões e preocupações, que neste setor tem integrado, os discursos tornam cada vez mais urgentes. A tendência de ver o conhecimento como um elemento básico da sociedade, somada a tentativa de lidar com perspectivas teóricas e metodológicas diversas e a valorização da pluralidade cultural e da multietnicidade, acarreta o reconhecimento da importância de diferentes visões na interpretação da realidade e isto vem instigando diferentes estudos comparados.

5. Liste as principais ideias do texto de Somers e Jones (2009) intitulado “Ações afirmativas na Educação Superior: o que acadêmicos brasileiros podem aprender da experiência americana”. Link para acesso (Anexo 02):

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/5770/4207

R: A experiência americana em abrir o acesso à Educação Superior, para melhor ou para pior, pode não ser típica. Nossa discussão sobre as filosofias de ações afirmativas

indica que as estratégias para alcançar equidade na educação podem mudar ao longo do tempo. No entanto,uma coisa parece clara: o debate sobre ações afirmativas,

tanto nos Estados Unidos como no Brasil, continuará.

UNIDADE 2

A EDUCAÇÃO NO BRASIL

 Questões obrigatórias para o dossiê

Pesquise sobre a educação no Brasil. Além dos sites indicados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com