TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade filosofia e Ética CEDERJ

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Lilian Bertolani Matias.  Matrícula: 15113110152

AD Aula 12 – Filosofia e Ética

  1. Quais as ideias do liberalismo político?

    A valorização da livre iniciativa e da liberdade individual no campo da política e da economia. A natureza humana é considerada a base dos direitos e liberdades do indivíduo e o ponto de partida da construção de uma nova ordem social em oposição ao mundo feudal, à ordem teocrática medieval e à monarquia absoluta.

  1. Qual o sentido da ideia de "contrato social" nessas teorias políticas modernas?

O problema central do liberalismo e da discussão política desse período é a necessidade de conciliar as liberdades e os direitos individuais, concebidos como inerentes à própria natureza humana, com as exigências da vida em comunidade e, portanto, com o respeito ao direito do outro, imprescindível para o equilíbrio da vida social, bem como com a determinação de interesses e rumos comuns essenciais à vida social.

Sendo assim, surge a teoria do contrato social, onde a soberania política pertence ao conjunto dos indivíduos, que visam garantir suas vidas, sua liberdade e sua propriedade e delegam o poder a uma assembleia ou um soberano que deve exercer a função de preservar tais direitos.

  1. Qual o significado do Iluminismo para a política?

O Iluminismo valoriza o conhecimento como instrumento de libertação e progresso da humanidade, levando o homem à sua autonomia e a sociedade à democracia, ou seja, o fim da opressão. O racionalismo iluminista estabelece que o homem, deve ser livre em relação à autoridade externa, política e religiosa que o domina e o oprime.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com