TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSAIO FILOSOFICO PERFIL FÍSICO

Por:   •  11/9/2017  •  Ensaio  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

Somos realmente livres e autônomos em nossas escolhas quanto ao nosso perfil físico? Ou somos produtos de uma sociedade que dita regras estéticas e padrões de beleza?

Grandes e profundas reflexões sobre se somos realmente livres para fazermos nossas próprias escolhas, creio que chegar a uma resposta singular é desmerecer a complexidade que a questão propõe.

Na concepção do filósofo alemão, Kant acerca da liberdade como querer é desejar, alguém que faz o que quer é escravo do desejo, e portanto não pode haver liberdade na escravidão. Kant acredita que o ser é livre quando nega suas vontades e com isso escapa das prisões do desejo.

A mídia influência muito nessas percepções, o marketing cada vez mais pesados e convincentes torna as pessoas seguidores de modas irrefletidamente, as pessoas são de acordo com a maioria e aos que não aderem a esse grupo são excluídos taxados como fora dos padrões ideias da sociedade.

Vejamos bem, dois profissionais da educação física são entrevistados por você para uma vaga em uma academia do qual seu lema é ´´perca com qualidade e ganhe saúde´´, um dos candidatos traz consigo uma bagagem de ex-alunos que conseguiram atingir seus objetivos ganhando melhor qualidade de vida e saúde e as mantiveram posteriormente, porém este 1º entrevistado não tem um padrão físico ditado pela sociedade ´´corpo esbelto´´, já o 2º candidato traz consigo em sua bagagem profissional ex-alunos com perca de peso rápida, porém efêmera, mas o mesmo já está dentro dos padrões ditados pela sociedade, corpo esguio e músculos corpulentos, você entrevistador ao seu ponto de vista contratará quais dos dois para a sua empresa?

Vale ressaltar o lema da empresa e o lema da sociedade, diante disso faça sua escolha, venderá para seus clientes o proposto ao seu lema ou vendera o padrão da sociedade?

Estes padrões vão além do físico afetando também as escolhas de acordo com a cor dos candidatos, o preconceito e a ditadura social impede nos de realmente sermos livres em nossas escolhas? A mídia e as pessoas em seu grupo de convívio te faz ter opiniões próprias ou os faz seguir o mesmo padrão de raciocínio ao deles?

Vejamos um exemplo de sucesso de profissional fora dos padrões da sociedade e ignorado pelas mídias, Glen Mills chamado por seus amigos de Mister Mills um dos técnicos mais formidáveis em provas de velocidade, ainda não sabe muito bem quem é? Pois bem basta falar o nome de seu atleta considerado o maior velocista de todos os tempos, Usain Bolt conhecido como o ´´raio humano´´, diante disso nos perguntamos é preciso seguir o padrão de beleza imposto pela sociedade para poder desempenhar um bom trabalho? Mills ressalta que não se importa em ser ignorado pela imprensa, ´´o mesmo um técnico acima do peso´´ diante disso o mesmo atinge a ideologia de Kant acredita que o ser é livre quando nega suas vontades e com isso escapa das prisões do desejo?

Questionado sobre o segredo de seu sucesso, Mills cita sua obsessão pela técnica, "Amo o que eu faço, trabalho duro, faço muita pesquisa e trato de dar o meu melhor, faço por mim e por meus atletas ´´. Seu sobrepeso não interfere em seu conhecimento, habilidades e técnicas para desenvolver os pontos fortes e o potencial de cada um de seus atletas.

Então será esse o caminho para realmente nos tornarmos livres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com