TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensaio Filosófico

Por:   •  26/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

-----.-----

Aluno: Caio César Neves Alkimim (0005924)

Profª: Carolina Guidi

10/05/2017

Ensaio Filosófico: Democracia e Ideologia

   A democracia é uma forma de protesto sobre aquilo que nós tanto almejamos? Vemos que existem vários tipos de conceitos para melhor explicar a democracia, nos dando um direcionamento sobre o que devemos acreditar e se basear para começar a entender mais sobre esse tipo de poder que temos nas mãos, mas não sabemos usar por alienação e influência de grande parte do poder que mais abrange esse modo de democratizar, como a política e a mídia. E a ideologia? Formar ideias baseadas somente na sua percepção e vivência é o certo a se fazer ou devemos usar de fatos comprovador por estudos e observações para chegarmos a uma conclusão sobre uma ideologia qualquer? Ao que tudo indica, hoje em dia tudo é baseado no que se é passado, indireta ou diretamente, fazendo com que você tenha um certo baseamento naquela crença ou ideologia, sem ao menos saber como chegou àquela conclusão, e não dando o seu direito democrático de poder saber sobre essa conclusão. Tudo, de fato, fruto da política e alienação social.

   Com o intuito de fazer com que seja encarada de forma para a vida social de todos os cidadãos, a democracia passa a ser vista, após a vinda do estado capitalista, como um combate entre a opressão e a liberdade, sendo considerada como “o bem-estar de todos como direito”. Mas a democracia acabou sendo encarada como um governo e um instrumento ideológico para esconder o que ela é, em nome do que ela vale. Vemos que isso é certo, com a implantação de regimes autoritários dentro dos estados capitalistas, ou seja, a democracia não passa de uma ideologia mudada (de acordo com o significado de origem), para dar a entender que todos podem ir atrás do que quer, mas na prática, não acaba sendo dessa maneira, dando a entender que a ideologia democrática é algo que foi correto, e hoje é fruto da alienação e influência política, como diz Marilena Chauí, no livro Convite a Filosofia (e como mostrado em sala de aula):

“[...]a democracia, erguida ora como mal, ora como bem, deixava de ser encarada como forma de vida social para tornar-se um tipo de governo e um instrumento ideológico para esconder o que ela é, em nome do que ela vale. Tanto assim, que os grandes estados capitalistas, campeões da democracia, não tiveram dúvida em auxiliar a implantação de regimes autoritários toda vez que lhes pareceu conveniente. ” (CHAUI, Marilena. Convite a Filosofia, Unid8, Cap14, pág502).

   Sabemos que a ideologia foi criada, primeiramente, como um senso comum que é tido como algo ideal, que contém um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas e visões do mundo de um indivíduo ou de um determinado grupo, orientado para suas ações sociais e políticas. Mas como citado, é algo que vem de você e é orientado, apenas, para essas ações sociais e políticas, e não para uma total influência sobre essa ideia particular sua, tirando proveito disso para um benefício político/social.

   Pensando com a ideia proposta por Karl Marx, onde a Ideologia é uma “máscara” do que se é a realidade, algo que mascara uma ideia, discurso ou ação, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades, vemos que isso tudo pode ser fruto de uma alienação jogada pelos meios que nos influenciam diretamente hoje em dia, como citado anteriormente, e Marx já dizia, de certa forma, o que a ideologia realmente era (no conceito marxista), dando a entender sobre essa teoria da alienação tido como uma máscara, e é citado por Lênin, no marxismo posterior a Marx, que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com