TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA, PROFESSOR E COMUNIDADE, UMA PARCERIA PELA BOA EDUCAÇÃO

Trabalho Escolar: ESCOLA, PROFESSOR E COMUNIDADE, UMA PARCERIA PELA BOA EDUCAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  1.196 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA, PROFESSOR E COMUNIDADE, UMA PARCERIA PELA BOA EDUCAÇÃO.

A escola sempre teve um papel importante na comunidade. É através do conhecimento que as pessoas conseguem discernir o certo do errado, transformar sua realidade, assim como idealizar metas para o seu futuro. A escola juntamente com o professor, tende a esclarecer dúvidas, abrindo portas, formando opiniões e participando da formação de cidadãos que amanhã iram decidir o futuro do país e do mundo. A educação é um dos processos de formação da pessoa humana. Processos através do qual as pessoas se inserem na sociedade, transformando-se e transformando a sua realidade. A escola é um ambiente que leva em conta o conjunto das dimensões da formação humana, onde o conhecimento é compartilhado e sistematizado, tendo a tarefa de formar seres humanos com consciência de seus direitos e deveres.

Para a sociedade a escola é um ambiente no qual o indivíduo está integrado, produzindo e reproduzindo relações sociais, problemas e propondo valores, alterando comportamentos, desconstruindo e construindo concepções, costumes e idéias. Onde o natural seja pensar no bem de todos e não apenas em si mesmo. A escola segue algumas matrizes pedagógicas que norteiam nossas práticas e vivências fundamentais neste processo de humanização das pessoas, que também chamamos de educação.

Há tempos atrás, a escola era um benefício da elite e apenas os homens tinham o privilégio de aprender. Mas com o passar dos anos, a alfabetização se tornou um bem de todos e a educação se transformou em direito. Além disso, existem muitos projetos do governo estadual e federal de incentivo aos estudos, como bolsas em escolas federais assim como programas que facilitam a entrada do jovem de classe baixa numa universidade.

Atualmente vivemos em uma sociedade puramente capitalista, onde a escola também se tornou um meio de se visar o lucro. Hoje ela se tornou um instrumento da alta sociedade, que visa formar trabalhadores alienados que tem como objetivo trabalhar para serem bem sucedidos financeiramente, esquecendo-se de suas necessidades de ser humano, enquanto pessoa, que é o direito ao lazer, á distração. Mas é bom destacar que quando não se gosta do que se faz não se faz nada direito. É necessário que a escola oriente o estudante quanto às suas habilidades, para que ele descubra qual caminho seguir após o fim dos estudos.

O professor tem participação ativa na vida dos seus alunos, mas para isso, deve haver na escola uma equipe a fim do coletivo, um coordenador pedagógico que dê suporte e acompanhe o desenvolvimento dos conteúdos diante do educando. Um professor deve atualizar-se revendo de maneira crítica, sua proposta pedagógica e se nortear por meio de aulas planejadas, que sigam um roteiro contínuo, para que nem educador e nem educando se percam durante o aprendizado. Além disso, uma aula bem planejada torna-se atrativa, e desperta o interesse do educando, é uma tarefa que muitas vezes fazem com que o conteúdo flua de maneira a envolver a classe, estimulando o raciocínio, criando questionamentos e chegando a conclusões por si próprios. Usar uma linguagem clara, também é um item importante no quesito entendimento.

O professor deve tentar compreender melhor o que se passa fora da escola, na vida do aluno. Um educando com dificuldades pode se tornar mais um, ou com a intervenção do professor, pode se tornar “o aluno”. Um bom educador consegue identificar habilidades, cria espíritos de liderança, o que torna o ensino mais proveitoso. Mais que passar o conteúdo aos alunos, o professor, deve envolvê-los à realidade, e tratá-los com amor incondicional, cuidando para que isso não torne na relação professor-aluno um relaxamento ao ensinar e nem que o aluno confunda amizade com proteção e deixe de participar das aulas, só por que se sente próximo do professor, isso ocorre de forma positiva quando há confiança e comunicação, quando as necessidades de ambos são atendidas.

Existem vários tipos de professores, mas todos marcam a vida de seus alunos, de maneira positiva ou negativa. Mas ainda sim, todo o professor tem o objetivo de transmitir aos seus alunos um ensino de qualidade. Mas para que a educação funcione nesse sentido, é necessário haver a presença da família durante o processo de aprendizagem. É preciso que os pais ou responsáveis freqüentem a escola durante as reuniões, ou até mesmo que visitem de vez em quando, pois a educação não é somente um dever da escola, mas também da família que deve atuar cobrando sempre o melhor para seus filhos. Agindo assim, teremos uma educação de qualidade, em parceria com a família e a comunidade.

A reflexão sobre o cotidiano escolar, o debate sobre os problemas e as perspectivas escolares servem de suporte para buscar alternativas que possam interferir e mudar a realidade da escola, avançando e melhorando o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, principalmente daqueles que apresentam maiores dificuldades e que muitas vezes acabam ficando excluídos no processo escolar. Visando que a família é a base de tudo e que a escola é corpo e alma. É fundamental também que, boas práticas de ensino tem que ser implantada para que juntos descubram e inventem seus próprios caminhos.

A escola através de seus métodos, e os professores tem a função de formar cidadãos críticos, habilidosos, criativos, reflexivos, conscientes de seus direitos e deveres, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com