TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE

Ensaios: RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  1.890 Palavras (8 Páginas)  •  1.301 Visualizações

Página 1 de 8

RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE

1.INTRODUÇÃO:

Ao realizar este trabalho e analisando as várias metodologias utilizadas pode enriquecer nosso conhecimento entre relação Escola e Comunidade. Fazendo-se entender que há uma parceria entre as mesmas, para que aconteça uma educação de qualidade. Por isso, o processo de aprendizagem na escola não pode deixar de contemplar o meio em que o educando se insere sua vida comunitária e familiar, características econômicas, sociais, culturais, entre outros aspectos.

O objetivo deste trabalho é percorrer a trajetória sociológica dos diferentes desenvolvimentos teóricos sobre a questão Educação e Sociedade. Trataremos de encontrar as articulações existentes entre as proposições sobre a Educação e os postulados teóricos globais dos quais emergem.

Também delimitaremos o conceito de Educação e as funções do processo educacional no interior da sociedade, para então considerar as abordagens que dão conta da relação Educação e Sociedade e ver quais os fatores sociais que intervêm nos processos educativos e como se integram nestes postulados com as estratégias analíticas.

Nesta pesquisa pode-se chegar a conclusão do conceito de comunidade, a diferença entre Comunidade e Sociedade e as características que identificam uma comunidade.

A importância da família como eixo principal na relação entre escola e comunidade, os fatores que devem ser considerados segundo Mello (2011). Caracteriza-se comunidade escolar e a participação efetiva e consciente na gestão democrática da escola.

A liberdade e a solidariedade sãoprincípios e valores universais e devem orientar toda a ação educativa da escola, das organizações sociais das famílias e de outros seguimentos que queiram colaborar com a educação escolar.

2.DESENVOLVIMENTO: ESCOLA E COMUNIDADE UMA RELAÇÃO CONSTRUTIVA

Para Dewey, a escola é definida como uma micro-comunidade democrática. Seria o esboço da socialização democrática, ponto de partida para reforçar a democratização da sociedade. Segundo Dewey, educação e democracia formam parte de uma totalidade, definem a democracia com palavras liberais, onde os individuos deveriam ter chances iguais. Em outras palavras, igualdades de oportunidades dentro de um universo social de diferênças individuais.

Para Mannheim, a educação é uma técnica social, que tem como finalidade controlar a natureza e a história do homem e a sociedade, desde uma perspectiva democrática. Define a educação como: O processo de socialização dos indivíduos para uma sociedade harmoniosa, democrática porém controlada, planejada, mantida pelos próprios indivíduos que a compõe. A pesquisa é uma das técnicas sociais necessárias para que se conheçam as constelações históricas específicas. O planejamento é intervenção racional, controladas nessas constelações para corrigir suas distorções e seus defeitos. O instrumento que por excelência põe em prática os planos desenvolvidos é a educação.

Comunidade – é um grupo social que habita em determinada região, e está emanadas pela mesma herança cultural e histórica e ainda é o agrupamento social que se caracteriza por forte coesão baseado no consensoespontâneo dos indivíduos. E a ideia de comunidade supõe a existência de bens ou valores que são comuns aos seus membros e dado que ante os valores existem apenas duas atitudes: Preferí-los ou Preterí-los – não há lugar para conduta neutra como a proposta liberal de Estado neutro, a vinculação dos membros na comunidade é existencial.

A ideia de sociedade está vinculada a de contrato social enquanto a de comunidade à de “estado” social. A solidariedade é subjetivamente sentida pelos seus membros (Weber) enquanto na sociedade se limita aos prescritos pelas normas legais e pode, no máximo, entender-se como filantropia. A noção de sociedade está relacionada com a ideia de “Humanidade Civilizada e Progressista” próprias dos filósofos do iluminismo (Diderot, Condorcel, Montesquieu, Kant, Herder, Golthe, Schieller, Schaftesburg, etc.) enquanto o conceito de comunidade refere-se sobre tudo à união orgânica e natural do homem à sua prática.

A família, a sociedade e a comunidade formam uma equipe. É fundamental que ambos sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.

O papel que a família deve exercer é o da valorização da escola, papel que requer engajamento no processo educacional. Valorização e engajamento não exigem qualquer formação acadêmica por parte dos responsáveis. O fundamental é dá valor à escola, cobrar compromisso com os estudos, está atento ao desenvolvimento dos filhos e buscar entender, sempre e se for o caso, por por que eles estão tendo alguma dificuldade ou comportamentointenpestível na escola.

Pode-se afirmar que a família é fundamental na formação de qualquer indivíduo, culturalmente, socialmente, com cidadão e como ser humano. Vários são os fatores considerados na relação entre Escola e Comunidade, onde ambos devem está interligados a participação e a gestão democrática. Deve dispor-se ao diálogo igualitário por meio de participação de familiares, alunos e comunidade de entorno. O conceito de participação é fundamentado no de autonomia (capacidade das pessoas e do grupo de conduzirem suas vidas) e no de organização escolar, com objetivos coletivos e compartilhados.

Nesse processo, todos devem acreditar que o processo educacional é algo a ser construido por intermédio de participação ativa. Se as tomadas de decisão dos estudantes e de seus familiares nforem aumentados, consequentemente a força de diversas ações, aprendizagem e alterações da realidade será melhorada.

Quando existe esse diálogo, as pessoas com diferentes culturas possui igual valor e diálogo entre si, construindo novos saberes a partir da inteligência cultural. Essa diversidade de culturas seja solutar e representa apenas que existem diferenças entre as pessoas.

Uma questão interessante levantado por Souza é que a democrácia na escola é também um processo de formação política dos atores da comunidade escolar.

Gestar uma escola de forma democrática, trabalhar com a rotina burocrática; coordenar as ações pedagógica e dos alunos;lecionar; estudar na escola; ter seus filhos na escola convivendo com professores, coordenadores e diretores são osprincípios papéis que cada ator da comunidade preenche no cotidiano da escola.

Para cada um deles é necessário uma postura republicana, ou seja, uma postura que reflita a compreensão do bem comum e da busca pela melhoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com