TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola X Comunidade

Artigos Científicos: Escola X Comunidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP

CURSO DE MATEMÁTICA

Joelma Aparecida Pereira da Silva RA1225314

Maria Caroline Madeiri da Vitória RA1205398

Rodrigo José Correa dos Santos RA1234430

Géssica Liberato RA1228052

Pólo:São Gabriel da Palha

PROJETO

INTEGRAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE

São Gabriel da Palha

Março de 2013

Joelma Aparecida Pereira da Silva RA 1225314

Maria Caroline Madeiri da Vitória RA 1205398

Rodrigo José Correa dos Santos RA 1234430

Géssica Liberato RA 1228052

Polo:

São Gabriel da Palha

PROJETO

INTEGRAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE

Projeto apresentado à UniversidadePaulista – UNIP, do curso de matemática,Como um dos requisitos para a obtençãoDa nota na disciplina Prática de Ensino: Escola e Comunidade, ministrada pelaProf.ªRaquelMaiaBokums.

São Gabriel da Palha

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 3

OBJETIVOS GERAIS 3

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3

JUSTIFICATIVA 3

RESULTADOS 3

CONCLUSÃO 3

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 3

INTRODUÇÃO

O projeto elaborado a seguir,tem como princípio a interação e a construção contínua da prática pedagógica de acordo com a realidade da comunidade e da escola. Para isso é necessário o convívio produtivo e cooperativo de toda a equipe. A escola se encarrega dos primeiros passos da formação, porém os pais e a comunidade escolar também exercem extrema influência. A responsabilidade de educar, está em qualquer lugar, antes de tudo, a educação começa no berço. A comunidade é muito importante para a preservação da espécie humana, envolvendo a vida social e educacional das pessoas. E esse vínculo se enriquece quando o objetivo é compartilhar, dividir e contribuir para que ambos vivam melhor. O melhor ensinamento é o exemplo. “ A melhor lição é a ação sem nunca deixar de lado o diálogo.” Ao decorrer do projeto foram levantados vários itens, eles que compõe a caracterização da instituição escolar e da comunidade. Composto por identificação, organização, localização e expectativas e economia. A proposta de trabalho é a ligação da educação no papel da formação de cidadania, na direção do resgate do conhecimento produzido pela humanidade, nos critérios de validade, utilidade, significação e adequação. Onde os alunos são sujeitos ao aprendizado e o professor e a comunidade são os mediadores na interação com os objetos de conhecimento. Assim cada um usa seus métodos de modo a contribuir cada vez mais no aprendizado.

DESENVOLVIMENTO

Localizada no Patrimônio de São José do Honorato, interior de São Domingos do Norte, a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Patrimônio de Santo Antônio” está situada em uma comunidade simples da zona rural. Ato de criação/aprovação, Resolução:n°41/75 de 26/11/1975, Portaria Estadual 2408 de 16/03/1988.A escola foi construída em 1975, obra feita pelo governo estadual para melhor possibilitar o ensino. A construção foi realizada para o estabelecimento do ensino unidoscente, passando logo após pluridoscente. Com a ajuda da população local, no dia 16 de março de 1988 passou a funcionar como escola de primeiro grau, sendo ampliada a partir daí. Atualmente a escola conta com uma área de 589 m²,possuindo 08 salas de aula ,01 sala dos professores,01 cozinha,02 sanitários femininos e 02 masculinos 01 sala de diretor e secretário e conta com uma quadra poliesportiva .Funcionando no turno matutino no horário das 07:00hs até às 11:55hs, oferecendo ao educando as disciplinas que compõe a grade escolar sendo elas: língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, inglês, ensino religioso, educação física e arte. Cujo telefone é 02797280683. Sua situação física é precária,devido ser antiga e faltar ambientes adequados para o ensino,tais como biblioteca e laboratório.Porém a escola conta com uma equipe muito dinâmica ,buscando fora o que não é possível na mesma.Conta-se com 90 alunos envolvendo turmas iniciais e finais.O órgão técnico-administrativo/pedagógico é formado por:

FUNCIONÁRIOS ESCOLA

SECRETÁRIO

DIRETOR

PROFESSOR

ALUNO

FAMÍLIA CONSELHO DE ESCOLA COMUNIDADE

As ordens de funcionamento vem de entidades superiores que trabalham na prefeitura ou de pessoas que vão mais além,tais como calendário escolar,carga horária e regimentos.Cada funcionário cumpre uma carga horária diferente. Em casos rotineiros ou urgentes as decisões são tomadas pelo diretor. A avaliação é dada de forma escrita, oral, comportamento de sala de aula, participação e desenvolvimento das atividades práticas. Possibilitando conhecer melhor o aluno e analisar seu desempenho. O ano letivo é dividido em três trimestres, onde os dois primeiros valem 30 pontos e as médias valem 18 pontos e o último vale 40 pontos e a média vale 24 pontos,somando então 100 pontos no total e 60 pontos a média. O aluno que não alcançar a média, faz recuperação.A recuperação é paralela ou final,ou seja,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com