TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVA - Filosofia

Dissertações: EVA - Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Filosofia

Curso: Odontologia

Professor:

Nome do aluno:

Data: 08/10/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (4,0 pontos)

Tales de Mileto é considerado o pensador que inaugura a Filosofia. Ao analisar a postura deste filósofo, em função do conteúdo estudado no livro didático de Filosofia, é possível perceber a aplicação da autonomia, da reflexão, da crítica e da criatividade.

Considerando tal tese, explique como a autonomia, a reflexão, a crítica e a criatividade se fazem presentes na postura de Tales. Desenvolva sua resposta em no mínimo 10 e máximo de 15 linhas.

Questão 2 (2,0 pontos)

A Lógica atenta-nos para a importância do raciocínio válido, aquele que é fundamental para estabelecermos relações claras, sistemáticas e rigorosas. Considerando a dedução e a indução como tipos básicos de raciocínios válidos, proponha uma dedução que aborde sua vida como acadêmico(a) e uma indução que aborde sua vida como futuro(a) profissional.

a) Primeiro raciocínio válido - dedução (âmbito acadêmico)

b) Segundo raciocínio válido - indução (âmbito profissional)

Questão 3 (4,0 pontos)

Você estudou que há diversas formas de conhecimento e que estes podem ser distintos como: filosófico, científico, religioso e senso comum. Considerando tal distinção apresente três características pertinentes a cada um destes conhecimentos.

Respostas

Questão 1: A autonomia se fez presente na postura de Tales de Mileto, pois ele era capaz de pensar por si só, estabelecendo regras e procedimentos a partir de si mesmo e assim, desenvolvia pensamentos independentes. Para época, ele apresentou uma postura diferente, visto que Tales não apelava para divindades ou para eventos inexplicáveis e muitos menos, satisfazia-se com as respostas já dadas, buscando, sempre, respostas concretas e lúcidas. Tal comportamento está ligado de forma direta com a questão da crítica – pela sua capacidade de criticar e julgar, não se conformando com as explicações já fornecidas sobre o nosso mundo. Exemplo disso foram seus questionamentos referentes à natureza (Por que uma planta cresce? Por que ela se desenvolve e morre?). Ao pensar sobre o próprio pensamento, também sendo esse alvo de críticas e aprimoramentos, Tales estava aplicando a reflexão – um dos pilares mais importantes da Filosofia. Sempre a frente dos demais para a sua época, ao desenvolver novas ideias, novas soluções para os seus questionamentos, ao criticar e refletir, a criatividade era exercida, frequentemente, pelo filosofo grego Tales de Mileto.

Questão 2:

A- Dedução: A conclusão da disciplina de anatobuco requer média mínima sete. Eu atingi média oito. Logo, conclui a disciplina de anatobuco.

B- Indução: Todos os dentistas que cursaram ensino superior na Unisul possuem grande prestígio profissional e social. Logo, os próximos alunos formandos do curso de Odontologia da Unisul

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com