TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVIDÊNCIA DE FILOSOFIA

Tese: EVIDÊNCIA DE FILOSOFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Tese  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 4

PROVA FILOSOFIA

Questão1:

Tento por base o Texto 2: “Philo sophia: o Significado da Reflexão Filosófica” presente em nossa apostila, disserte porque as palavras amor e desejo podem ser utilizadas para caracterizar o pensamento filosófico.

Instruções para a resolução da questão: leia o texto indicado e, a seguir, elabore a sua resposta caracterizando tanto o amor próprio ao pensamento filosófico quanto caracterizando o desejo próprio ao pensamento filosófico. Responda usando as suas próprias palavras. Jamais copie textos da apostila, textos de livros, ou textos da internet. Cópias obterão a nota mínima.

Critérios de correção:

Caracterizou corretamente o amor próprio ao pensamento filosófico: 1,25 ponto.

Caracterizou corretamente o desejo próprio ao pensamento filosófico: 1,25 ponto.

Coesão e coerência: 0,5 ponto

As palavras amor e desejo estão diretamente relacionados são usadas para caracterizar o pensamento filosófico, porque os filósofos amam e desejam a sabedoria. Eros é o Deus grego do amor e sua principal característica é a insuficiência, ou seja, a ausência ama-se quando se deseja aquilo que não se tem é por isto que o amor pode ser considerado então filósofo, no sentido próprio da palavra, como aquele que ama a sabedoria, mesmo sem a possuir, já que o filósofo não é propriamente um sábio. Entende-se que pelo fato de não ser sábio, ele deseja (significado de desejo é a certeza da ausência) a sabedoria, se tornando um amor desejante da filosofia.

Questão 2:

Imagine a figura de um círculo. Podemos afirmar que o círculo serve como metáfora para compreendermos o pensamento filosófico e o diferirmos (adiamos; delongamos; discordamos; )do pensamento científico. De acordo com o texto Texto 2: Philo sophia: o Significado da Reflexão Filosófica da nossa apostila, justifique porque essa metáfora é possível.

Instruções para a resolução da questão: leia o texto indicado e elabore a sua resposta dissertando sobre as características do pensamento científico e sobre as características do pensamento filosófico. A seguir, justifique porque a metáfora do círculo caracteriza o pensamento filosófico e o difere do pensamento científico. Responda usando as suas próprias palavras. Jamais copie textos da apostila, textos de livros, ou textos da internet. Cópias obterão a nota mínima.

Critérios de avaliação:

Caracterizou o pensamento científico: 1,0 ponto.

Caracterizou o pensamento filosófico: 1,0 ponto.

Justificou porque a metáfora do círculo caracteriza o pensamento filosófico: 0,5 ponto.

Coesão e coerência: 0,5 ponto.

A metáfora do “círculo” caracteriza o pensamento filosófico por que apresenta um pensamento no sentido de termos algo fechado (com início, meio e fim) está sempre empenhado a pensar, dando várias voltas no mesmo assunto, se encerra em si mesmo sem possibilidades de saída e buscando uma resposta. O pensamento filosófico é cético, é um pensamento que não possui ordem prática, não sai de si mesmo e não se dedica a descobrir algo novo nas ciências, se difere do pensamento científico que aos poucos foi se afastando da filosofia por se tornar mais específicas quando surgiram pouco a pouco as ciências particulares, que investigam determinados aspectos da realidade: física, biologia, química, psicologia etc... .O grande trunfo da ciência é que seus resultados são apoiados em evidencias materiais e comprovados sem necessidade de fé. Utiliza o seu pensamento lógico para mais tarde empregar seus resultados na vida prática, se materializa no mundo em forma de descobertas científicas como: medicamentos, construções etc...

A filosofia quer encontrar o significado mais profundo dos fenômenos, ela emite juízos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com