TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Democrática em John Dewey

Por:   •  1/11/2019  •  Dissertação  •  17.425 Palavras (70 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 70

Introdução

A presente monografia intitulada “A Concepção da Educação Democrática em John Dewey” faz uma reflexão do pensamento pedagógico de John Dewey na sua teoria da “Educação Democrática”, desde o contexto sociopolítico em que emergiu, sua implementação e seu impacto na área das ciências pedagógicas na actualidade, sobre tudo na Educação em Moçambique. Para se entender o pensamento de um autor é preciso primeiramente entender a realidade social vivida por ele, assim sendo, é imprescindível a análise da vida e da obra do autor. Em sua carreira, John Dewey colocou a actividade prática e a Democracia como importantes ingredientes da Educação.

O trabalho tem como objectivo geral, compreender a Educação Democrática de John Dewey e seu impacto na actualidade. Tem como objectivos específicos: contextualização histórica do pensamento Pedagógico de John Dewey; explicar a concepção da Educação Democrática em John Dewey, e por fim analisar o impacto da “Educação Democrática” de John Dewey na Educação moçambicana.

A Educação não deve limitar-se à alfabetização, ou seja, à transmissão mecanizada das técnicas basilares da vida civilizada – ler, escrever e contar. Tem a função mais nobre de desenvolver nos alunos um pensamento crítico, habilitando-os a saberem defender seus direitos, daí a necessidade de haver um intercâmbio entre o professor, estudante e sociedade. A questão que se pode colocar concernente a este tema é: Como é que a Filosofia de Educação de John Dewey, sobretudo a “Educação Democrática”, pode contribuir no aperfeiçoamento da Educação capaz de habilitar os alunos a saberem lidar com os desafios reais enfrentados pela sociedade? Como é que pode ajudar a solucionar a questão da baixa qualidade do ensino em Moçambique, não só, como é que pode contribuir na formação de cidadãos aptos a lidarem com os desafios sociopolíticos enfrentados pelo país?

A escolha do tema surge numa época que em Moçambique muito se fala da democratização da educação e da qualidade da mesma. A qualidade da educação constitui principal preocupação uma vez que várias reformas se têm feito no sistema educativo moçambicano, mas parece não haver efeitos positivos ou significativos. Verifica-se na esfera da educação, a falta de infra-estruturas escolares, não só, mas também maior número de crianças que não têm acesso às escolas, e isso tem constituído um entrave para o alcance de um desenvolvimento almejado. A educação é um alicerce fundamental e indispensável para o desenvolvimento de um país. Para que se possa alcançar um desenvolvimento sustentável das sociedades sem conflitos que embaracem a estabilidade a nível social, económico e político, é preciso que se conceda especial atenção na formação dos constituintes dessa mesma sociedade, com uma educação capaz de habilitar os indivíduos a saberem lidar com os problemas reais enfrentados pelo país, como é o caso do “analfabetismo”- que é um dos principais factores da desgraça dos moçambicanos. A educação tem a solução para todos os problemas. Na educação proposta por Dewey o currículo deve ter como objectivo, formar os alunos para as habilidades e competências que se adeqúem aos desafios actuais do mercado a nível nacional assim como internacional. Deve se adoptar um tipo de educação que propicie aos indivíduos, um interesse pessoal nas suas relações e direcção social, nos hábitos de um espírito que permita mudanças dentro da sociedade sem causar distúrbios nem desordem, sendo isso possível através da educação democrática centrada no aluno. A grande preocupação deste trabalho é de fazer uma análise da educação em Moçambique à luz das teorias de John Dewey de modo a trazer propostas que possam auxiliar na resolução dos problemas que assolam o sistema nacional de educação no que diz respeito a qualidade do ensino

O trabalho tem como referencial teórico a magna obra de John Dewey (1859-1952) “Democracia e Educação” publicada em 1916. Dewey foi um filósofo e psicólogo norte-americano que viveu entre os séculos XIX e XX. Nasceu no estado de Vermont, cidade dos Estados Unidos da América, em 1859, e morreu em Junho de 1952. Defendeu uma aprendizagem mais activa e participativa, ou seja, uma educação centrada no desenvolvimento da capacidade de raciocínio do aluno. Ao falar da Educação Democrática, Dewey diz que a sociedade “deve procurar fazer com que as oportunidades intelectuais sejam acessíveis a todos os indivíduos, com iguais facilidades, pois a democracia é mais do que uma forma de governo, é uma forma de vida associada, de experiência conjunta e mutuamente comunicada” (DEWEY, 1959: 93). Entende-se que todas as pessoas têm os mesmos direitos, e a educação é o campo específico para a promoção de um espírito democrático dentro da sociedade. A Educação Democrática é aquela onde a igualdade de oportunidades é indispensável, onde todos os indivíduos (crianças, alunos ou mesmo estudantes) presentes no processo de ensino-aprendizagem, convém terem a mesmas oportunidades de ensino, e que não deve haver diferenças de classes sociais, cada criança envolvida, deve enriquecer-se com as experiências dos seus colegas, entrando numa relação de interajuda, pois essa relação promove um espírito democrático.

Uma Educação sem essa igualdade de oportunidades, mas que se baseia nos privilégios, não é democrática. A Educação na concepção de Dewey é um processo de vida social, onde se faz experiência, onde se representa não a vida futura da criança, mas a presente e real. Portanto, para Dewey, a Educação, “é um processo de reconstrução e reorganização de experiências, pelo qual lhe percebemos mais agudamente o sentido e com isso nos habilitamos a melhor dirigir o curso de nossas experiências futuras” (DEWEY, 1959: 8). A Educação Democrática deve formar o homem para valores republicanos e democráticos, não só, mas também a formação para a tomada de decisões em todas as esferas da vida.

Quanto à metodologia, o trabalho obedeceu os métodos: hermenêutico, que consistiu na revisão, e interpretação dos documentos que versam sobre o tema; o método analítico que consistiu em perceber o encadeamento lógico dos argumentos apresentados pelos autores nos textos; e por fim, o método descritivo que consistiu em expor de forma fiel o pensamento dos autores pesquisados.

Quanto a estrutura trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo faz uma contextualização histórica do pensamento pedagógico de John Dewey, o segundo capítulo versa sobre a concepção da “Educação Democrática em John Dewey”, e por fim, o último capítulo faz uma análise da Educação em Moçambique com base

...

Baixar como (para membros premium)  txt (115.5 Kb)   pdf (230.2 Kb)   docx (59.3 Kb)  
Continuar por mais 69 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com