TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epicurismo - O princípio do prazer

Por:   •  9/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade de Hortolândia - FACH

EPICURISMO

O PRINCÍPIO DO PRAZER

Hortolândia 2017


EPICURISMO: O PRINCIPIO DO PRAZER

Epicuro foi o filósofo pior interpretado em todos os tempos. Seu nome e filosofia foram equivocadamente relacionados a prazeres indecentes, como fama, riqueza, glória, status social, entre outros. Para ele, o sentido da vida é o prazer e a finalidade do ser humano é atingir a felicidade.

Epicuro levava uma vida tranquila, onde acreditava e valorizava os prazeres simples e essenciais. Passava maior parte de seu tempo filosofando em sua rede e desfrutava apenas do que considerava necessário para viver.

Hoje a palavra “EPICURISMO” tem sentido contrário do que realmente significa. O prazer deveria ser definido como moderação e não como indigências sexuais.

Epicuro dividiu os desejos em três categorias:

  1. Os desejos naturais e essenciais para sobreviver, como alimentos e abrigo.
  2. Desejos naturais e não necessários como beber bebidas refinadas e a prática da atividade sexual, a qual o prazer não alivia nenhum tipo de dor e também não serve para sobrevivência.
  3. Desejos não naturais que devem ser evitados, como poder, honra e riqueza.

Os líderes religiosos acreditavam que a filosofia de Epicuro tinha influência do ateísmo. No Cristianismo, acredita-se que os padres da igreja haviam tentado apagar a filosofia de Epicuro da história.

Epicuro também prezava a simples conversa entra um grupo de amigos em alguém lugar agradável e desprezava os prazeres do sexo, acreditava que sua sedução vinha com alto preço a ser pago.

O filósofo viveu e morreu tranquilamente fora de Atenas, seus ensinamentos e tradições existiram por quase 500 anos.

Pessoas que seguiam o Epicurismo se tratavam como iguais e ignoravam diferenças socioeconômicas, até mesmo os escravos. Porém em Roma, a sua filosofia teve um sentido diferente, onde Epicuristas não carregaram nenhuma semelhança com seu fundador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com