TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Eleatica

Dissertações: Escola Eleatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 2

A Escola Eleática recebe esse nome de Eléia, cidade situada no sul da Itália e local de seu florescimento. Nessa escola encontramos os grandes de Xenófanes, Parmênides, Zenão e Melisso. Nesse grupo famoso de pensadores, as questões filosóficas concentram-se na comparação entre o valor do conhecimento sensível e o do conhecimento racional. De suas reflexões, resulta que o único conhecimento válido é aquele fornecido pela razão.

------------------------------------------------------------Escola Eleática

A Escola Eleática de filósofos foi a terceira das antigas escolas filosóficas gregas. Ela foi fundada pelo poeta e pensador religioso Xenophanes (nascido por volta de 570 a.C.). Seu principal ensinamento era que o universo é singular, eterno e inalteravel. Segundo Xenophanes 'O todo é um'.

A Escola Eleática se opunha à doutrina Jônica de desenvolvimento. Os eleáticos viam a natureza como uma unidade imutável, universal, considerando a criação, a variedade, a mudança e o movimento como ilusões dos sentidos

O maior dos filósofos eleáticos foi Parmenides (nascido por volta de 539 a.C.). Acredita-se que ele foi quem introduziu o argumento lógico na filosofia. Parmenides tinha como hábito acompanhar cada uma de suas afirmações com algum tipo de argumento lógico de porque o fato narrado deve ocorrer daquela maneira.

As crenças de Parmenides na unidade absoluta e constância da realidade são bastante radicais e abstratas, mesmo para os padrões modernos. Um dos estudantes de Parmenides foi Zeno (de Elea) (~ 490 -~425 a.C.). Ele é lembrado por ter usado uma série de argumentos nos quais defende a filosofia eleática pondo a prova, por meios lógicos, que a mudança (movimento) e a pluralidade são impossíveis.

Nenhum dos escritos de Zeno sobreviveu e só sabemos sobre suas idéias a partir dos textos de Platão, Aristóteles, Simplicus e Proclus, que não são simpáticos ao que ele defendia. A principal fonte do nosso conhecimento sobre as idéias de Zeno está no diálogo 'Parmenides' escrito por Platão.

Zeno escreveu um livro que continha 40 paradoxos que dizem respeito ao continuum. Quatro destes paradoxos tiveram uma profunda influência no desenvolvimento da matemática: a 'dicotomia', 'Aquiles e a tartaruga', 'a flecha' e o 'stadium'.

O mais conhecido desses paradoxos é aquele intitulado 'Aquiles e a Tartaruga' no qual ele levanta a questão de que 'o mais lento nunca será superado pelo mais rápido pois aquele que está indo no encalço do outro deve primeiro alcançar o ponto a partir do qual aquele que está fugindo partiu, de modo que o mais lento deve sempre estar alguma distância a frente do mais rápido'.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com