TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Tradiciona

Exames: Escola Tradiciona. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 7

EDUCAÇÃO TRADICIONAL

A Educação tradicional é aquela educação em que somente o professor é o dono da razão, tudo que este docente falar é verdade absoluta. Na educação tradicional um aluno jamais poderá fazer questionamentos ao seu professor, pois se acredita que o aluno é um ser vazio e esse questionamento seria visto como uma ofensa, o aluno neste caso seria punido até mesmo com castigos físicos. Para jamais voltar a fazer questionamentos ao seu professor, pois este professor se declara o detentor do saber.

O método de aprendizagem da educação tradicional é feito através de exercícios repetitivos, para que os alunos memorizem os conteúdos, este método impede que aluno pense que seja crítico.

Ainda nos tempos de hoje há resquícios de uma educação tradicional, em algumas escolas ainda há práticas tradicionais, percebe-se esses resquícios quando professores impedem que o educando expresse suas opiniões, pois o modelo ideal de educação dos tempos de hoje é que o aluno seja um ser crítico que contribua com suas experiências para obter melhor o conhecimento. Na educação tradicional pensa-se que o aluno é um ser vazio sem vida, sem experiências do lado de fora da escola, como pode alguém pensar que há algum ser humano vazio? Que não possa contribuir de maneira alguma, que não possa transmitir conhecimento através de suas vivências.

Grande parte dos problemas na educação acontece hoje em dia pelo o fato de profissionais da educação agir com um pensamento errôneo dos tempos passados. Os educandos de hoje em dia não são como os de antigamente, muitas vezes já entram em sala de aula com diversos tipos de conhecimento, podendo sem dúvidas contribuir para que determinada aula seja mais interessante. Futuros docentes tem que estar muito bem preparados e atualizados, pois a nova geração de educandos está muito bem atualizada e despertar interesse dos mesmos para as aulas será tarefa bem complexa, porém não impossível.

Pode-se dizer que a definição de escola, como um aglomerado de pessoas para que esses aprendam juntos a por meio de métodos de ensino, existe desde a Antiguidade Clássica em impérios como Roma e Grécia Antiga. Assim desde sempre a ideia de um professor como a maior fonte de saber é universal, por qualquer canto do mundo sempre tem um líder a ensinar.

Após as sociedades avançarem e o conceito escolar ficar estabelecido e montado em instituições, surgiu à escola tradicional. Isso foi a partir do século XVI, e foi implantado em nosso país por jesuítas e se embasava na ideia de que o aluno deverá crescer pelo próprio mérito, a partir do que é transmitido pela autoridade máxima da sala, o professor, isso de forma extremamente rigorosa, talvez pela rigidez imposta na época. Na escola tradicional não havia espaço para o aluno atuar, criar, discutir ou debater o tema proposto. A própria ordem da organização de mesas e cadeiras favoreciam essa didática fria e crua dificultando a livre circulação dos educandos em sala.

“Esse ensino tradicional que ainda predomina hoje nas escolas se constituiu após a revolução industrial e se implantou nos chamados sistemas nacionais de ensino, configurando amplas redes oficiais, criadas a partir de meados do século passado, no momento em que, consolidado o poder burguês, aciona-se a escola redentora da humanidade, universal, gratuita e obrigatória como um instrumento de consolidação da ordem democrática.” (Saviani, 1991. p.54)

O professor é o centro dos métodos pedagógicos e por isso seu dever era sempre estar bem preparado e desta forma ele é enxergado como o detentor do saber inquestionável. O aluno é sempre passivo e a obediência é considerada uma virtude.

Em relação aos conteúdos o que era ministrado em aula era basicamente os saberes acumulados pela sociedade ao decorrer do tempo com o objetivo de prepara-los de forma eficaz para a vida. Os conteúdos eram assimilados de forma decorativa já que o aluno não tinha o poder de questiona-los.

“... atribui-se ao sujeito um papel irrelevante na elaboração e aquisição do conhecimento. Ao indivíduo que está adquirindo conhecimento compete memorizar definições, enunciados de leis, sínteses e resumos que lhe são oferecidos no processo de educação formal a partir de um esquema atomístico.” (Mizukami, 1986. p.11)

Nesse contexto percebe-se que esse método falha pois o professor era visto como um ditador onde não existia uma relação profunda entre professor e aluno, para o professor tradicional o aluno é somente um aluno, não existem diferenças entre eles, todos eram tratados de uma só forma não importando suas particularidades e dificuldades.

..se estruturou através de um método pedagógico, que é o método expositivo, que todos conhecem, todos passaram por ele, e muitos estão passando ainda, cuja matriz teórica pode ser identificada nos cinco passos formais de Herbart. Esses passos, que são o passo da preparação, o da apresentação, da comparação e assimilação, da generalização e da aplicação, correspondem ao método científico indutivo, tal como fora formulado por Bacon, método que podemos esquematizar em três momentos fundamentais: a observação, a generalização e a confirmação. Trata-se, portanto, daquele mesmo método formulado no interior do movimento filosófico do empirismo, que foi a base do desenvolvimento da ciência moderna. (Saviani, 1991. p.55)

A escola no passado tinha como principio transmitir e ensinar conhecimentos retirados de livros, ou que fora acumulado, voltada para o intelecto e visava o professor como o ser que tudo sabia e que não podia se questionado, ate os dias atuais ainda existe algumas escolas que usam esse sistema de ensino. É neste ponto que nos perguntamos, ate onde esta forma de ensino ajuda no desenvolvimento do aluno? Como um aluno pode transmitir algum conhecimento se não é permitido que ele pense ou tenha ideia diferente?

A grande verdade disso tudo é que os tempos mudaram e as escolas, junto com o sistema de ensino mudaram sua forma de agir e com isso trouxe um grande avanço dentro do campo educacional. Temos seres pensantes que não tem medo de expressar suas ideias e que não somo papagaios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com