TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio 7 Serie

Artigos Científicos: Estagio 7 Serie. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO pg

Parte 1 – Fundamentos teóricos do tema

2DEFINIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO pg

2.1O que é administração estratégica? pg

2.2Análise ambiental das empresas........... pg

2.2.1 Análise do ambiente externo pg

2.2.2 Análise do ambiente interno pg

2.2.2 Análise SWOT pg

2.3Missão e objetivos da organização pg

2.4Objetivos organizacionais pg

2.5 Estratégias genéricas de Michael Porter pg

2.5.1 Estratégia de nicho custos baixos pg

2.5.2 Estratégia de nicho diferenciação pg

Parte 2 – Empresa onde o aluno trabalha

3EMPRESAONDE O ALUNO TRABALHA pg

3.1Principais produtos da empresa pg

3.2Setor e segmento de mercado em que a empresa atua pg

3.3 Público-alvo da empresa pg

3.4Pontos fortes e pontos fracos da empresa frente à concorrência pg

3.5Qual a estratégia principal da empresa pg

Parte 3 – Descrição das atividades profissionais atuais do aluno

4ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS DIÁRIAS DO ALUNO pg

4.1Período e dias da semana em que o aluno trabalha pg

5CONSIDERAÇÕES FINAIS pg

REFERÊNCIAS pg

1 INTRODUÇÃO

Este relatório visa apresentar uma visão da Administração estratégica nas empresas.

Estratégia implica determinar cursos de ação apropriados para alcançar objetivos, isso inclui atividades como analise planejamento e seleção de estratégias.

O estudo tem como objetivo familiarizar o estudante com a natureza e o escopo da Administração estratégica nas empresas e compreender como é importante o desenvolvimento na área da educação Administrativa.

Parte 1 – FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO TEMA

2 DEFINIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO

“A administração é o ato de trabalhar com e através de pessoa para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.” (MONTANA.CHARNOV, 1998)

“Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos”. (PAIVA, 2011)

2.1 O que é administração estratégia?

“Administração Estratégica é definida como um processo continuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente.” (CERTO, PETER, 2004).

2.2Análise ambiental das empresas

O processo de administração estratégica começa com a analise do ambiente, com o processo de monitorar, para identificar as oportunidades e os riscos atuais e do futuro. O ambiente organizacional é o conjunto de todos os fatores internos e externos que podem influenciar no progresso por meio da realização dos objetivos. O administrador tem que entender o proposito da analise do ambiente, reconhecer os níveis existentes organizacionais e entender as normas que devem ser seguidas para efetuar a analise.(CERTO, PETER, 2004).

2.2.1 Análise do ambiente externo

Tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças. As empresas devem aproveitar as oportunidades, bem como procurar amortecer ou absorver as ameaças, ou, simplesmente adaptar-se a elas. Deve-se considerar que as oportunidades certas serão escolhidas se, o foco residir na maximização de oportunidades e minimização de ameaças e riscos, se forem compreendidas, quais as oportunidadesse adaptam a atividade básica da empresa ese houver equilíbrio entre oportunidades (imediatas e de longo prazo). (OLIVEIRA, 2003).

2.2.2 Análise do ambiente interno

Tem por finalidade colocar em evidencia as deficiências e qualidades da empresa. Essa analise deve tomar por perspectiva para comparação as outras empresas de seu setor de atuaçãosejam elas concorrentes diretas ou apenas concorrentes potenciais. Devem ser considerados também os pontos neutros que são aqueles que, em determinado momentoou situação, não estão sendo considerados nem como deficiências nem como qualidades da empresa. Para o estabelecimento dos pontos fortes, fracos e neutros da empresa, o executivo devera analisar uma série de aspectos, entre eles podemos citar alguns deles sendo:

 Funções a serem analisadas;

 Aspectos organizacionais;

 Abrangência dos processos;

 Níveis de controle e avaliação;

 Critérios de avaliação;

 Obtenção das informações. (OLIVEIRA, 2003).

2.2.2 Análise SWOT

É uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo à base do planejamento estratégico numa organização.A análise SWOT pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog a gestão de uma multinacional.É um sistema simples destinado a posicionar ou verificar a posição Estratégica da empresa/instituição no ambiente em questão. A análise SWOT foi elaborada pelo norte-americano Albert humphrey, durante um projeto de pesquisa na universidade de Stanford entre as décadas de 1960 e 1970.As informações abaixo são enquadradas na categoria SWOT para analise do cenário da empresa. (STRENGTHS (forças) – vantagens internas da empresa em relação a concorrência.WEAKNESSES (fraquezas) – desvantagens internas da empresa em relação a concorrência.OPPORTUNITIES (oportunidades) – aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa

THREATS ( ameaças) – aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. (HUMPHREY, 1960).

2.3Missão e objetivos da organização

Missão é uma proposta da razão pela qual a organização existe. Em geral, apresenta informações como o tipo de produto ou serviço que a empresa oferece quem são seus clientes e que valor importante possui. A missão é uma declaração importante e ampla das diretrizes organizacional. Para desenvolvê-la de forma apropriada, a administração deve analisar a informações geradas durante o processo de analise do ambiente. Objetivo da organização é garantir que quaisquer objetivos organizacionais mais específicos sejam consistentes com as referencia gerais e com objetivos da organização que aparecem na declaração da missão. (CERTO, PETER 2004).

2.4 Objetivos organizacionais

É uma meta para a qual a organização direcione seus esforços. Na realidade, não existe um acordo acerca de qual termo exatamente deve ser usado para se referir a metas organizacionais.(CERTO, PETER 2004).

2.5 Estratégias genéricas de Michael Porter

A liderança de custos que permitem a empresa retornos acima da média de seu setor, apesar da presença de grandes forças competitivas. Frequentemente essa estratégia exige grande participação relativa no mercado ou outras vantagens, como acesso favorecido a matéria-prima ou rápida disponibilidade de caixa para financiar aquisição de mais equipamentos. A diferenciaçãoque envolve a criação e a comercialização de produtos exclusivos para o mercado de massa. Abordagens que são voltadas para a diferenciaçãoincluem o desenvolvimento da imagem da marca, tecnologia única, canais únicos, serviços ao cliente ou similares. O ponto para a diferenciação é a obtenção de uma vantagem que seja rapidamente percebida pelo consumidor. A diferenciação é uma estratégia viável para obter receitas superiores a da media do setor.E o enfoque que é essencialmente uma estratégia em que se segmentam os mercados e se apela somente para alguns grupos de consumidores. A logica dessa abordagem esta no fato de que uma empresa que enfoque sua atuação a apenas alguns segmentos de mercado pode servi-los melhor de que aquela empresa que procuram atender a todos.(PORTER, 1985)

2.5.1 Estratégica de nicho custos baixos

Empenhar-se para ser o detentor de baixo custo geral de um produto ou serviço atraente para uma grande faixa de clientes. A meta é abrir uma vantagem de custo sustentável sobre os concorrentes e depois usar a vantagem de baixo custo da empresa com base para colocar preços mais baixos que os preços dos concorrentes e ganhar participação no mercado ou obter uma maior margem de lucro, vendendo ao preço de mercado. (REBOUÇAS, 2013)

2.5.2 Estratégica de nicho diferenciação

Procura diferenciar o produto da empresa em relação ao mesmo produto oferecido por concorrentes de maneira a atrair uma grande faixa de compradores. A estratégia de diferenciação torna-se uma abordagem competitiva atrativa sempre que as necessidades e preferencias do comprador forem muito diversificadas para serem completamente satisfeitas por um produto padronizado. Para ter sucesso com uma estratégia de diferenciação, a empresa precisa estudar as necessidades e o comportamento do comprador cuidadosamente para compreender sua opinião sobre o que é importante, constituir valor, e quanto eles estão dispostos a pagar.(REBOUÇAS, 2013).

...

Baixar como  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »