TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SÉRIES INICIAIS

Por:   •  10/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  4.375 Visualizações

Página 1 de 6
  1. DADOS DO ALUNO/CURSO

Curso: Pedagogia

Instituição: Cruzeiro do Sul

Nome: Kalina Kátia Rodrigues dos Prazeres

RGM: 19913303

Disciplina: Estágio curricular supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental

Ano/semestre de realização do estágio: 2020 / 4º semestre

Quantidade de horas realizadas: 100 horas

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Nome da escola: E.M.E.I.E.F. Paulo Freire

Endereço: Rua Marechal Hermes da Fonseca, 1370, St. 02

Dependência administrativa: Pública

Diretoria: SEMECE (Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer).

Ano(s) e nível (eis) escolar (es) observado(os): 2° ano do ensino fundamental; 4° ano do ensino fundamental

A escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Paulo Freire, tem sua estrutura construída em alvenaria, sendo 09 salas de aula, 06 salas administrativas (direção, supervisão, orientação, sala dos professores, sala de leitura e secretaria), 02 banheiros (01 masculino e 01 feminino) com 03 sanitários cada e 01 banheiro para funcionários, 01 cozinha, 01 pátio coberto onde é servida a merenda dos alunos. Funcionando no período matutino e vespertino, atendendo 18 turmas, educação infantil e ensino fundamental do 1° ao 5° ano. Conta com uma equipe de 60 funcionários, sendo Gestor escolar Darci Ferreira Coelho.  

       

  1. INTRODUÇÃO

A escola que realizei o estágio já era conhecida por mim pelo fato de ter realizado o estágio na educação infantil. Como da outra vez me senti acolhida pela gestão escolar e pelos demais servidores. A sala que foi disponibilizada para a observação no período da manhã foi a do 2° ano do fundamental I, possui 28 alunos com faixa etária de sete anos, sendo 16 meninos e 12 meninas, todos muito afetivos. Possui uma criança com necessidades especiais que é acompanhada pela cuidadora; é uma sala grande de uma boa estrutura física. A professora regente é graduada em pedagogia e percebi que a mesma é muito dedicada e calma.

Também observei no período vespertino a turma do 4º ano do fundamental I, possui 33 alunos com faixa etária de nove anos; sendo 13 meninos e 20 meninas. A professora regente também é graduada em pedagogia e muito dedicada ao ensinar seus alunos.

  • Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação

Logo no início do estágio observei o trabalho dos coordenadores com os professores, sempre atentos e dispostos a auxiliar no planejamento das aulas e supervisionando as atividades propostas em sala.

No período da manhã na sala do 2° ano com a professora Juliana, observei que a mesma recebe os alunos na porta da sala, que estava organizada em fila. Após sentarem em seus lugares fizeram a oração do “Pai Nosso”, em seguida iniciou-se as atividades com o cabeçalho e trabalhou em texto (no quadro). As crianças se envolveram e participaram da cópia e da leitura com interesse. Após o recreio a professora trouxe a TV da escola para a sala de aula onde colocou vídeos que tratava sobre bullying. Observei que a professora é muito carinhosa, porém ainda se mantem muito limitada a atividades no quadro e folhas impressas. Acredito que ela poderia explorar os conteúdos de maneira lúdica e interdisciplinar, interagindo com as crianças e tornando a aula mais atraente e prazerosa.

Observei também no período da tarde a sala do 4° ano da professora Eva. A mesma recebe os alunos na porta da sala, cada aluno senta em seu lugar nas carteiras que são organizadas em filas. Em seguida a professora inicia a aula passando o cabeçalho no quadro e logo após iniciou as atividades passando problemas no quadro para os alunos resolverem e tirarem a prova real. Depois de realizadas as atividades, ela fez a correção no quadro com eles.

Durante o estágio pude perceber também que às vezes acontecem alguns imprevistos e nem sempre dá pra executar o que foi planejado, então cabe ao educador ter as competências e habilidades necessárias para contornar a situação, tendo assim outras opções cabíveis no momento. Além disso, percebi que os alunos não gostam de monotonia, eles se cansam rápidos, então é preciso ter uma variedade de atividades para eles realizarem durante a aula, caso contrário, não prestam a atenção e a sala vira uma bagunça.

  1. PERFIL DOS PROFESSORES

 A professora Juliana é formada em pedagogia e pós-graduada em gestão educacional e educação infantil, se identifica com turmas de 2º e 3º ano (séries iniciais). Hoje atua no 2° ano (séries iniciais) e tem 11 anos de docência.

A professora Eva é formada em pedagogia e pós-graduada em supervisão, orientação e gestão escolar, ela se identifica com a turma do 4º ano (séries iniciais) onde atua no momento e tem 12 anos de docência.

  1. PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

As professoras desenvolvem a prática pedagógica a partir dos eixos temáticos propostos pela secretaria de educação do município, o que não impede que a unidade busquem outros temas para serem trabalhados dependendo da necessidade e considerando o contexto no qual está inserido.

Durante o período do estágio foi possível observar de que forma a relação professor/aluno acontece. Percebi que asa crianças são estimuladas o tempo todo a se expressar, seja durante as conversas, seja durante a realização de atividades. Isso demonstra que as professoras são democráticas e adotam uma abordagem sócia construtivista. Tal atitude permite que o relacionamento professor/aluno promova um ambiente de aprendizado constante, despertando o interesse em participar de forma ativa nas atividades propostas.

  1. OBSERVAÇÕES ESPECÍFICAS – FOCOS DE DISCUSSÃO

 PREVENÇÃO E MEIO AMBIENTE

Esta questão da criação da consciência ambiental, em muitos casos pode ser ajudada quando se é trabalhado educação ambiental, principalmente com crianças nos primeiros anos de escolaridade, onde muitos conceitos ainda estão sendo formados e interiorizados pelo mesmo o que resulta em maiores chances destes se tornarem cidadãos mais preocupados com os problemas ambientais e empenhados em praticar atitudes mais sustentáveis. Hoje em muitas escolas pouco se tem trabalhado esta questão. Nos anos iniciais do ensino fundamental do 1° ao 5º ano, por exemplo, etapa da educação básica em que a criança frequenta a escola a partir dos seis anos de idade, “as crianças são curiosas e é esta curiosidade que move o seu interesse, que favorece as ampliações que provoca aprendizagens, que desenvolve capacidades”. (CORSINO, 2009, p. 40).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com