TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Séries Iniciais

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO DE PEDAGOGIA – 2015/2

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I – 7º semestre

Prof.ª Miriam Brum Arguelho

Aluno (a):

ATIVIDADE 3

Muito bem! Você está integrado ao ambiente escolar. É chegado o momento de fazer o estágio de observação no 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.

Você deve preencher uma ficha de observação para cada ano observado. No mesmo arquivo vá inserindo uma página após a outra. Serão 12 horas de observação em cada turma. Não é recomendável observar aulas de Educação Física e Artes pois não fazem parte do nosso âmbito de atuação profissional, porém, se por questões de força maior, você tiver que minimizar o tempo despendido na escola e a direção não se opor, poderá observar também essas aulas. Caso você opte por fazer observação dessas aulas, deverá fazer os ajustes necessários nas fichas de observações de forma que seja possível fazer todos os registros.

Você deve preencher os dados abaixo descrevendo a rotina utilizada nas aulas dia após dia:

REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES

ESCOLA: Municipal Prefeito Álvaro Brandão

1º Ano, Turma: D Turno: Vespertino

Número de alunos: 23 Meninos: 11 Meninas: 12

PROFESSORA DA TURMA: Maria José da Silva Cardoso Ramos

Deverá fazer um texto corrido descrevendo as disciplinas que foram trabalhadas naquele dia. Os conteúdos apresentados em cada uma delas, deverá perguntar à professora quais as competências e habilidades serão desenvolvidas com aquele conteúdo. Descrever as atividades apresentadas, as estratégias e metodologias adotadas pela professora. Listar os recursos utilizados nas aulas. Deverá registrar como a professora irá avaliar a aprendizagem do conteúdo apresentado naquele dia. Registre a sua percepção sobre como os alunos interagiram na aula. Não faça juízo de valores, apenas expresse a sua análise crítica sobre a aula observada. Utilize o número de linhas necessárias para a descrição de cada dia.

Primeiro dia. Data: 14/09/2015 - Números de horas observadas: 04 horas

No primeiro dia foi trabalhado o conteúdo de língua portuguesa: família silábica, as vogais a, e, i, o e u e as letras F e G, letra bastão e cursiva. Dessa forma o objetivo foi descrever uma lista de palavras e uma frase, ditadas pela professora, colocando em jogo todos os conhecimentos disponíveis usando vogais e consoantes. Em relação as atividades apresentadas as estratégias e metodologias, a professora fez um ditado com palavras que tinham vogais de A até U e as letras F e G e pediu para os alunos escreverem primeiramente com letra de forma e depois com letras de mão, depois a professora usou a lousa explicando coletivamente todas as palavras e as frases que foram usadas no ditado ensinando como eram escritas corretamente, depois chamou cada aluno por vez para corrigir e tirar as dúvidas individualmente. Foram utilizados como recurso, papel, lápis, lousa e giz. A avaliação foi feita observando se o aluno escreveu de forma semelhante, ou seja, se a escrita da palavra permanece estável mesmo num contexto diferente. A percepção do primeiro dia foi de um trabalho positivo, os alunos souberam escrever as palavras, pude observar que alguns dos alunos encontraram dificuldades para escrever corretamente as palavras e também escrever as frases, somente quando ouvem, mas ficaram bem atentos quando a professora explicou

coletivamente usando a lousa e eles puderam expor suas dificuldades, ouve interesse da turma.

Segundo dia. Data: 15/09/2015 - Números de horas observadas: 04 horas

No segundo dia o objetivo foi compreender a existência de comunidades indígenas desde as do passado até os dias atuais. O conteúdo trabalhado foi de História e Artes: diversidade indígena. O conceito do índio do passado e do presente. Foi apresentado aos alunos imagens de moradias indígenas antigas e atuais. Solicitou que os alunos identificassem as moradias que eram usadas antigamente e as atuais, depois eles desenharam e pintaram os tipos de moradias. Como recurso foi utilizado imagens, folha sulfite, lápis e giz de cera. A avaliação foi feita de forma que os alunos pensassem sobre os povos indígenas brasileiros. Através destas atividades pude ver que esses tópicos definem uma excelente matriz de conteúdos para se iniciar um trabalho a respeito dos povos indígenas.

Terceiro dia. Data: 16/09/2015 - Números de horas observadas: 04 horas

O objetivo do terceiro dia foi conhecer o modo de vida e as características dos insetos, trazendo em sala de aula, pesquisas em diversas fontes, como livros e revistas. O conteúdo trabalhado foi Ciências: as características dos insetos, nomes e classificação dos animais. A atividade desenvolvida foi a de desenhar os animais que eles conheciam, ler livros infantis sobre os animais, pesquisar e criar ficha de insetos. O recurso utilizado foi lápis de cor, folha sulfite, desenhos de insetos e livro e revistas que continham assuntos relacionados aos insetos. A avaliação foi feita através de registro em ficha individual através dos comentários feitos durante as aulas sobre os insetos. Por fim a aula foi muito produtiva, observei que os alunos aprenderam e souberam responder as perguntas feitas sobre os insetos.

REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES

ESCOLA: Municipal Prefeito Álvaro Brandão

2º Ano, Turma: D Turno: Vespertino

Número de alunos: 25 Meninos: 14 Meninas: 11

PROFESSORA DA TURMA: Marlei Cristina da Silva Mariano

Deverá fazer um texto corrido descrevendo as disciplinas que foram trabalhadas naquele dia. Os conteúdos apresentados em cada uma delas, deverá perguntar à professora quais as competências e habilidades serão desenvolvidas com aquele conteúdo. Descrever as atividades apresentadas, as estratégias e metodologias adotadas pela professora. Listar os recursos utilizados nas aulas. Deverá registrar como a professora irá avaliar a aprendizagem do conteúdo apresentado naquele dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com