TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DE ESTÁGIO: SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  16/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.041 Palavras (13 Páginas)  •  1.438 Visualizações

Página 1 de 13

                       UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC[pic 1]

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

CURSO DE PEDAGOGIA

ÂNGELA MARIA  BARBOSA

SANDRA MARIA SANTOS DE MELO

MEMORIAL DE ESTÁGIO: SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

JEQUIÉ/BA

2013

ÂNGELA MARIA  BARBOSA

SANDRA MARIA SANTOS DE MELO

MEMORIAL DE ESTÁGIO: SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Memorial de Estágio apresentado à disciplina Estágio Supervisionado II – Séries Iniciais do Ensino Fundamental,  orientada pela docente Rosenaide Ferreira dos Reis Ramos, para fins avaliativos.

                                                        Tutora Presencial: Izaulina Meira Almeida

JEQUIÉ/BA

2013

"Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses."

             Rubem Alves

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus, pelo dom da vida. Pela fé e coragem que a nós proporcionou nos momentos em que por várias vezes pensamos em desistir.

Aos nossos familiares pela força que sempre nos impulsionou a seguir em frente rumo aos nossos objetivos.

Aos colegas de curso pela parceria constante durante a caminhada acadêmica.

Ao diretor, funcionários e professores da escolar campo de estágio,  que muito prontamente ajudaram durante a nossa estadia no colégio como estagiárias, dispensando-nos todos os recursos para o sucesso do mesmo.

Por fim, queremos agradecer aos professores que nos orientaram durante o estágio, pela ajuda dispensada teórica e praticamente. Crescemos pessoal e profissionalmente. Será um prazer nos reencontrar-nos novamente em outras jornadas acadêmicas.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO………........................................................................................

05

2. DESENVOLVIMENTO………............................................................................

07

3. CONSIDERAÇÖES FINAIS...............................................................................

12

REFERÊNCIAS......................................................................................................

14

ANEXOS.................................................................................................................

15

               


  1. INTRODUÇÄO

Sabe-se que o Estagio Supervisionado é um momento de grande importância para a formação do profissional docente, visto que é neste momento que ocorre o contato com os profissionais e o público que atuam no ambiente de trabalho onde possivelmente o acadêmico de Licenciatura desenvolverá seu trabalho futuramente.

O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96).

A prática em sala de aula leva-nos a refletir como será o dia-a-dia enquanto docente nas series iniciais, pois na universidade aprendemos apenas as teorias e é bem diferente da prática de estar à frente de uma classe com 20, 30 ou 40 alunos (a depender da escola), onde cada um desses alunos tem suas peculiaridades e muitas dificuldades nas áreas de exatas (de uma forma geral). Sabendo que cada indivíduo pode aprender de formas diferentes, o professor deve estar preparado e atento, sempre refletindo sobre sua prática educativa.

Desta feita, o presente memorial de Estágio  tem por finalidade apresentar uma série de reflexões do fazer pedagógico enquanto teoria e prática,  sendo de fundamental importância para os futuros professores das series iniciais. O Estágio é um momento de reflexão para se perceber criticamente a realidade e o processo de ensino-aprendizagem.

Através deste memorial, faremos uma síntese dos referenciais teóricos e práticos aprendidos e desenvolvidos no decorrer do estágio, promovendo uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido, facilitando assim, a análise crítica da atuação do futuro profissional.

As atividades estão descritas em ordem cronológica de acordo com as atividades realizadas no período de estágio, que foi composto de três etapas: observação, co-participação e regência,  ambas desenvolvidas na Escola M unicipal Aurino Nery, no município de Jequié, Bahia.

Todas as aulas foram planejadas utilizando-se pesquisas nos livros didáticos, artigos eletrônicos e páginas da internet, tendo como base as observações feitas nas aulas assistidas.

O período de observação justificou-se pela necessidade de uma reflexão sobre a dinâmica do cotidiano da unidade escolar, verificando os aspectos gerais de funcionamento normal da escola e a co-participação proporcionou um contato direto com a sala de aula levantando informações sobre a prática docente, relacionando com a teoria estudada.

A regência permitiu reunir elementos que possibilitaram um encontro das duas dimensões: teoria e prática que integram o fazer pedagógico.

Na parte final deste memorial são apresentadas ainda algumas considerações finais que poderão contribuir nos próximos Estágios,  com a esperança de que as dificuldades sejam revistas e os momentos de conquista sejam compartilhados.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 MEMORIAL DE ÂNGELA

O primeiro momento do estágio foi o de observação. Acreditamos este  é de suma importância para a formação do professor, pois gera reflexão e consequentemente ação. Ao observarmos, estamos enriquecendo nossa prática pedagógica e tendo maior clareza da importância do olhar amplo, investigador. Para Madalena Freire

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (190.4 Kb)   docx (123.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com