TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO – 3º/4º SEMESTRES – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  18/3/2016  •  Seminário  •  4.211 Palavras (17 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 17

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA – 3º/4º SEMESTRES

ELTON APARECIDO PAMPLONA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO – 3º/4º SEMESTRES – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Bandeirantes

2014

ELTON APARECIDO PAMPLONA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO – 3º/4º SEMESTRES – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular Obrigatório I – 3º/4º Semestre (100 horas)

Orientador: Fabiane Luzia M. Santos

Tutor eletrônico: Marilena Fialkowski.

Tutor de sala: Simone Terezinha Mesquini Gobbis

Pólo de Apoio Presencial: Bandeirantes

Bandeirantes

2014

SUMÁRIO

1 ESTUDO DE ARTIGO: Entre continuidades e rupturas: uma investigação sobre o ensino e aprendizagem da História na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental..................................................................4

2 A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA.....................................................................6

2.1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO.......................................................................6

2.2 ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA........................................6

2.3 PROFISSIONAIS...........................................................................................7

3- ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR (DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO....................................................................................................8

4- ENTREVISTA COM PROFESSOR REGENTE.............................................10

5- OBSERVAÇÃO DAS AULAS.......................................................................11

6- ELABORAÇÃO DE PROJETO: O ENSINO DE HISTÓRIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES – MUSEU...........................................................................14

7- CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................18

REFERENCIAS.................................................................................................19

1- ESTUDO DE ARTIGO

Não é difícil analisar a realidade da transição entre o ensino fundamental I e II, pois podemos perceber no relato dos professores na dificuldade encontrada pelo aluno em adaptar-se a nova realidade escolar.

O problema esta justamente na falta de ligação entre as duas realidades de ensino,que vão além,da capacitação dos professores em sua fomação,a estrutura muito diferente entre o fundamental I para o II,deixando este grande abismo entre duas realidades que deveriam se completarem.

O Estado e municipios não tem falado a mesma lingua,e os conflitos entre a didatica entre os ensinos fundamentais I e II, são gritantes,e por falta de fizcalização,insentivos,e uma politica que realmente se comprometa com a formação dos alunos. A evasão continuara sendo grande.

Falta preparo para o professor da rede municipal que deveria motivar e preparar o aluno para o proximo e importante passo em sua educação e não desmotiva-lo,falta por parte dos professores da rede estadual,motivar esses calouros apontando-le,meios para superarem a mudança brusca de um nivel para outro e não o de critica,sobre sua formação anterior.Pois enquanto não houver essa ligação entre as respectivas séries,e função do professor criar essas pontes,para o bem do aluno e da Eduação.

A Disciplina de História tem uma função de suma importância para estabelecer o vinculo do aluno com seu contexto social, podendo levá-lo ao conhecimento de si e sua relação com o mundo:

“A opção de se introduzir o ensino de História desde os primeiros ciclos do ensino fundamental explicita uma necessidade presente na sociedade brasileira e acompanha o movimento existente em algumas propostas curriculares elaboradas pelos estados. (...) A demanda pela História deve ser entendida como uma questão da sociedade brasileira, ao conquistar a cidadania, assume seu direito de lugar e voz, e busca no conhecimento de sua História o espaço de construção de sua identidade.” (BRASIL, 1997, p.4-5)

Promover o senso crítico nos alunos é fundamental para que ele possa interagir em sua nova realidade escolar que deixa a de ser uma criança para adentrar no mundo “adulto”, construindo de forma concreta sua própria existência:

“A proposta de metodologia de Ensino de História que valoriza a problematização, a análise crítica da realidade, concebe alunos e professores como sujeitos que produzem história e conhecimento em sala de aula. Logo, são pessoas, sujeitos históricos, que cotidianamente atuam, transformam, lutam e resistem nos diversos espaços de vivências: em casa, no trabalho, na escola, ... Essa concepção de ensino e aprendizagem facilita a revisão do conceito de cidadania abstrata, pois ela nem é apenas herdada via nacionalidade, nem liga-se a um único caminho de transformação política. Ao contrário de restringir a condição de cidadão a de mero trabalhador e consumidor, a cidadania possui um caráter humano e construtivo, em condições concretas de existência.” FONSECA (1997, p. 18)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (157.3 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com