TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido sobre a ética de Kant

Por:   •  2/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo dirigido sobre ÉTICA e KANT

______________________________________________________________________

Questão 01 – Umas das revoluções dentro do âmbito da ética foram ás éticas ligadas às consequências, considerando isso indique as semelhanças e diferenças entre o Utilitarismo e o Sistema ético proposto por Maquiavel.

A ética utilitarista está focada em agir da forma que se consiga o máximo de bem estar, não somente para mim mesmo, mas sim agir de forma que possa trazer o máximo de bem estar a todos os seres que possam sentir. Se importam diretamente se as consequências iriam afetar a todos de uma boa maneira ou não.

Já o sistema proposto por Maquiavel, tende a priorizar somente o resultado, não se importa em causar o mal, se ele for necessário. Este sistema não ressalta a necessidade do bem estar da maioria, somente ressalta a justificativa de ser fazer tudo o que for necessário, seja mentir ou partir uma pessoa ao meio, para conseguir alcançar o objetivo desejado.

Os dois sistemas prezam o resultado das ações e suas consequências. O utilitarismo deseja agir de uma maneira útil a todos, causando bem estar a todos e o sistema de Maquiavel preza agir de uma forma em que alcance o objetivo desejado.

Questão 02 – Kant é um dos principais autores da ética no pensamento ocidental, entre outras coisas pela sua construção de uma ética racional. Indique em relação ao pensamento ético de Kant, qual o papel dos princípios em sua ética e sua diferença central em relação às éticas consequêncialistas ou pragmáticas.

A ética de Kant se diferencia por não priorizar o prazer ou consequências. Ela não prioriza o bem estar nem de um nem de todos, mais sim a moral e a razão. Segundo Kant a razão já é o bastante por si só. Pois somente sem os impulsos sensíveis, poderíamos alcançar leis universais, justas a todos.

Por exemplo, estou em uma fila. Eu decido cortar fila. Para que eu possa cortar  esta fila todos os demais tem  que permanecer em seus lugares. Agora imagina se todos cortassem a fila ao mesmo tempo. Iria se transformar em um pandemônio desnecessário e ninguém conseguiria nada.

A lei deveria ser aplicada por meio de lógica racional, priorizando a moral e a razão. Somente poderíamos tomar uma ação se ela fosse valida a todos. Se a ação pudesse se tornar uma lei universal.

Questão 03 – Discorra sobre a revolução instaurada no pensamento ocidental a partir das críticas de Nietzsche ao pensamento de Platão e Sócrates, e de sua crítica ao cristianismo.

Nietzsche ansiava encontrar equilíbrio filosófico entre a razão e a emoção. Nietzsche colocava a vida como dura e irracional, ele dizia que somente pela arte poderíamos aceitar o sofrimento da vida, sem a necessidade de crer em algo além da vida. A vida era tudo e por isso temos a necessidade de vive-la. Sem sacrifícios, sem somente a razão crua, mas sim viver a vida e aproveita-la.

Já filosofia trazida por Sócrates e Platão dizia que a alma era eterna e que a razão somente poderia ser alcançada deixando para traz os desejos do corpo, nos afastando de nossos extintos era que nos tornaríamos verdadeiramente homens e não animais.

Nietzsche condenava os cristões por não viverem a vida, por não quererem viver, pois os cristões somente ansiavam a morte. Sacrificavam suas vidas por “Um bem maior”. Nietzsche não acreditava que avia algum bem maior acima da vida, não consegue intender por que sacrificavam suas vidas.

Questão 04 - Explique a crítica de Nietzsche ao cristianismo e sua visão sobre o corpo e a alma.

Nietzsche valorizava a vida, exaltava o corpo, era fiel a Terra. Era Ateu, não valorizava o conceito de Alma e corpo, mais sim um corpo no qual era completo. Era capaz de ter intelecto e desejos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com