TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Pra Prova

Trabalho Universitário: Estudo Pra Prova. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2014  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 4

1. O que é filosofia?

Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

2. Teorias a respeito do surgimento da Filosofia.

HAVIA DUAS TEORIAS A ESSE RESPEITO…

TEORIA ORIENTALISTA

A primeira teoria defendia que a origem da filosofia está ligada ao contato que os gregos tiveram com a sabedoria oriental (egípcia, persa, caldéia e babilônica).

Vários pesquisadores são categóricos ao afirmar que as grandes civilizações orientais mantiveram contato com as civilizações gregas e essas determinaram formas da vida social, da religião, das artes e das técnicas usadas pelos gregos.

TEORIA DO MILAGRE GREGO

Uma segunda teoria, no entanto, afirmava que o surgimento da filosofia na Grécia se deve a um espécie de “milagre grego”, ou seja, os gregos foram um povo excepcional, sem nenhum outro semelhante a eles, nem antes nem depois deles, e por isso somente eles poderiam ter sido capazes de criar a filosofia, as ciências e dar às artes uma elevação que nenhum outro povo conseguiu.

As duas teorias são, de certa forma, exageradas, pois ambas foram criadas e defendidas diante de um contexto histórico, ou seja, cada um querendo valorizar o seu e desmerecer o do outro.

O fato é, e não temos mais dúvida, que a filosofia surgiu na Grécia. É grega. Mas não foi uma apropriação e nem milagre, e sim uma junção de fatos históricos ocorridos na Grécia.

3. Mito e filosofia.

A explicação mítica é contrária à explicação filosófica. A Filosofia procura, através de discussões, reflexões e argumentos, saber e explicar a realidade com razão e lógica enquanto que o mito não explica racionalmente a realidade, procura interpretá-la a partir de lendas e de histórias sagradas, não tendo quaisquer argumentos para suportar a sua interpretação.

4. Teoria platônica das Ideias.

A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligível, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.

Quando nós nascemos no mundo conhecidos por todos, o mundo em que vivemos, denominado por Platão como mundo sensível nós já temos as idéias formuladas em nossas mentes mas muito guardadas que para serem utilizadas é necessário “relembrar” as idéias já conhecidas através do mundo inteligível.

5. Críticas de Aristóteles à Teoria platônica das Ideias.

Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível.

6. Teoria do Conhecimento em Aristóteles.

Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição. Para ele o conhecimento é formado e enriquecido por informações trazidas de todos os graus citados e não há diferença entre o conhecimento sensível e intelectual, um é continuação do outro, a única separação existente é entre as seis primeiras formas e a última forma pois a intuição é puramente intelectual, mas isso não quer dizer que as outras formas não sejam verdadeiras mas sim formas de conhecimento diferentes que utilizam coisas concretas.

7. Conceitos metafísicos de Aristóteles: forma e matéria, substância, ato e potência.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com