TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido sobre Esclarecimentos UEMG

Por:   •  1/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG

FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FaE[pic 1][pic 2]

CURSO DE PEDAGOGIA  

Nome:

Filosofia

ESTUDO DIRIGIDO

  1. O que é minoridade da razão, quais suas características principais e quais suas consequências para os seres humanos.

R: Minoridade da razão é a incapacidade de alcançar seu próprio entendimento sem a ajuda de um outro. Ela deve ser atribuída ao próprio ser vez que ela não resulta da falta de entendimento, mas da falta de resolução sobre aquele pensamento e falta da coragem necessária para utilizar seu próprio entendimento. A minoridade resulta em homens covardes, preguiçosos, podendo inclusive levar ao “emburrecimento”, posto que os homens se acomodam com aquilo que lhes é apresentado já com o entendimento pronto, sem que lhe seja demandado esforço.

  1. O que é esclarecimento, quais são suas características e quais são suas consequências para as pessoas e para a sociedade.

R: Esclarecimento é a saída do homem de sua minoridade e tem como característica principal a liberdade e a conquista da autonomia. Apesar da conquista do esclarecimento, a liberdade esta constantemente limitada, posto que em sociedade, você pode pensar de acordo com seu total entendimento, mas deve-se obedecer de acordo com as regras e hierarquias sociais, ou seja, pode-se questionar, mas sempre cumprir o que lhe é determinado fazer.

  1. O que são uso público e uso privado da razão e como afetam a sociedade?

R: O uso privado da razão acontece quando o homem discorda de algo, porém, devido ao lugar que ocupa, hierarquias e regras sociais, é obrigado a obedecer. Já o uso público da razão, permite que o homem não somente pense e discorde de algo, mas que exponha seus pensamentos.

  1. O que Kant chama de crime contra a humanidade?

R: Kant chama de crime contra a humanidade a tentativa de celebração de contratos para proibir a extensão do esclarecimento à vida humana, posto que isto foge à vocação natural que reside exatamente neste progresso.

  1. Kant escreveu o texto em 30/09/1784. (282 anos atrás). Em que ele é atual? Vivemos num período esclarecido? Justifique sua resposta com exemplos.

R: Ele é atual para o entendimento do esclarecimento, mas ainda não alcançamos um período esclarecido. O Homem ainda é dependente da tutela do outro para a validação de seus pensamentos, ainda não está apto para agir de acordo com seu próprio entendimento, não está pronto para a liberdade necessária. Um exemplo desta necessidade de validação do homem é a religião, o homem pensa, mas necessita da tutela de um Ser superior para a validação de todo o seu pensamento e de todas as suas atitudes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com