TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo do metodo

Por:   •  20/10/2015  •  Resenha  •  1.787 Palavras (8 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Andreia Denise do Nascimento

Fernanda de Abreu Silva

Jose Jairo Silva dos Santos

Wéslem Silva de Santana

René Descartes-Discurso do Método

Arapiraca (AL)

2014

Andreia Denise do Nascimento

Fernanda de Abreu Silva

Jose Jairo Silva dos Santos

Wéslem Silva de Santana

René Descartes-Discurso do Método

.

Trabalho apresentado ao docente da disciplina Produção do Conhecimento: Ciência e não Ciência como recurso para obtenção de nota no Curso de Pedagogia na UFAL – Campus Arapiraca.

Arapiraca (AL)

2014

Andreia Denise do Nascimento

Fernanda de Abreu Silva

Jose Jairo Silva dos Santos

Wéslem Silva de Santana

René Descartes-Discurso do Método

Trabalho apresentado ao docente da disciplina Produção do Conhecimento: Ciência e não Ciência como recurso para obtenção de nota no Curso de Pedagogia na UFAL – Campus Arapiraca.

Data da aprovação:

_____ de _______________________ de 2013

Banca Examinadora:

___________________________________

___________________________________

___________________________________

RESUMO

O Discurso do Método é um livro que enfatiza um método para saber a verdade, e não o que possa ser a verdade, Descartes em sua obra defende a ideia que o bom senso é igual a razão, em seu pensamento chega a conclusão que se duvidarmos de tudo podemos chegar a novas conclusões, que dessa forma podemos chegar ao verdadeiro conhecimento.

Ao decorrer de sua obra, ele apresenta as quatro regras que criou, com a finalidade de alcançar ao máximo a verdade das coisas, “penso, logo existo” é com essa frase que ele vem ter sua primeira certeza, Descartes sabe de sua imperfeição, concluindo que se ele é um ser que duvida, então ele é um ser que não conhece a verdade de todas as coisas. Conhecendo ele a imperfeição, reconhece a existência de um ser perfeito, sendo esse Deus, esta obra foi escrita em francês, considerado em sua época uma língua popular, com isso ele alcançaria o maior publico possível

Palavras chaves: verdade, regras, duvida..

Introdução

A busca pela verdade até hoje vem sendo tema de vários debates, porém essa busca, sempre esteve influenciada pela igreja. Descartes no estudo do método, ele busca a verdade universal ao qual não possa ser contestada, é através desta busca que ele afirma que a inteligência e a razão são distribuídas igualmente a todos os seres humanos, e que o homem é capaz de distinguir o falso do verdadeiro. Entrando ele em um processo de introspecção, questiona-se por que os homens se enganam, ele conclui que há pessoas que usam a inteligência e razão de melhor forma, ou seja, tem um melhor método, quanto melhor for o método mais perto estaremos da verdade filosófica.

Com a busca da verdade universal, ele encontra a matemática, buscando melhor método ele decide apresentar quatro regras, que para ele seria o melhor método, essas são: Evidência, análise, síntese e enumeração. Com estas quatro regra Descartes sentia-se preparado a buscar a verdade universal, o seu objetivo não era mostrar o melhor método, mais mostrar que todos devemos buscar o seu melhor..

Ele sabia que com a aplicação de seu método poderia entrar em conflito com as pessoas que morava ao seu redor, por esse motivo achou melhor criar a moral provisória, é através desta que ele formata quatro regras de convivência, as mesmas são: obedecer aos costumes e leis de seu país, ser resoluto e decidido, por em primeiro lugar o que é bom para todos, não abdicar de ser o mais razoável.

Descarte para achar a verdade nas coisas achou por necessário duvidar, mas não apenas duvidar por duvidar como céticos fazem, mas duvidar com o objetivo de encontra a verdade indubitável, é através desta que surge, “Penso, logo existo” não é menos verdade que para duvidar é necessário pensar, conclui-se que o ser que pensa existe.

Que seja permitido examinar, por um instante que o ser que duvida é um ser imperfeito, chegando a sua segunda conclusão que há a existência do ser perfeito, que mais a frente vem ser chamado de Deus não como o salvador, mas como o ser do conhecimento. Querendo ele que sua obra contemplasse o maior numero pessoas, decidiu escrever em Francês, pois todas as obras filosóficas eram escritas em latim comtemplando apenas aos doutores.

 

A necessidade de um Método

Descartes pensa que o bom senso é igual em todos os homens e nenhum tem a vontade de possui-lo mais do que já possui, e o fato de termos opinião diferente não significa ser um mais racional que outro, mais sim de pensarmos de forma diferente: “...O poder de julgar de forma correta e discernir entre o verdadeiro e o falso, que é justamente o que é denominado bom senso ou razão, é igual em todos os homens.”(Descartes René, 1979) Que não vale somente ter o espirito bom, é preciso também usar esta bondade. Que as vezes algo que parece ser nem  sempre é aquilo que se parece, muitas vezes quem caminha lentamente a um objetivo chega antes   daquele que neste momento esta correndo, pois pode encontrar contra tempos e desistir no caminho.

Ao mesmo tempo em que o homem se diferencia dos animais pela  razão ou censo comum se deixa levar ao estado de futilidade e inutilidade, pois apenas aprendemos métodos criados por outros homens sem questionar a existência da verdade nelas contidas, devemos questionar as teorias através da razão tentando encontrar caminhos que nos conduza a verdade.

A leitura de bons livro e  convivência com pessoas eruditas levou Descartes a descobrir que as letras apenas nos trás um conhecimento formulado não nos torna sábio nem diferente dos outros homens, apenas seriamos iguais a todos os outros sem fazer nada novo, apenas reproduzir o que já existia, ao termino dos estudos teve apenas mais certezas de suas incertezas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (126.1 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com