TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Da Psicologia

Artigos Científicos: Estudos Da Psicologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 5

1) Sim. Porque os estudos da Psicologia moderna se iniciaram em 1879, quando Wilhelm Wundt (1832-1920), fundou o primeiro laboratório na Universidade de Leipzig, na Alemanha, considerado o primeiro Centro de Psicologia Científica da história.

2) Como sabemos a Psicologia procura até hoje responder questões que foram levantadas há séculos, muito se descobriu mas, ainda há fatos e comportamentos sem uma explicação clara, cada um dos estudiosos em sua área busca encontrar essas explicações, e como existem várias vertentes da Psicologia e uma ligação muito forte com o passado nesta ciência, as questões sem respostas ainda despertam o interesse de muitos.

3) O método científico por meio da observação sistemática dos fatos, da realização de experiências, das deduções lógicas e da formulação de leis científicas, de forma rigorosa, se diferencia das demais formas de obtenção do conhecimento, levando a formulação das teorias científicas. Características da Ciência:

Objeto de estudo específico;

Linguagem rigorosa ou científica;

Usa métodos e técnicas específicas de investigação;

Acumula conhecimento;

Objetividade;

Busca relações de causais;

Permite a previsão de eventos.

4) O que dificulta o resgate dos materiais históricos é:

Dados perdidos ou omitidos;

Informações distorcidas;

Informações obtidas mediante relatos tendenciosos.

5) Atomismo: doutrina filosófica que considera a realidade como matéria e o átomo e a partícula indivisível da matéria. Segundo a doutrina afirma que: as mudanças da realidade explicam-se pela contínua agregação e desagregação de átomos.

Dualismo/dualidade: doutrina que admite a coexistência de dois princípios contrários em si, que busca compreender a realidade e a condição humana: o bem e o mal, o rico e o pobre o corpo e a alma.

Empirismo: doutrina em que o conhecimento provém somente da experiência, e essas formas as ideias, o aprendizado e adquirido pela tentativa e erro.

Racionalismo: doutrina que prioriza a razão como meio de conhecimento e explicação da realidade. Acredita nas ideias e no raciocínio lógico.

6) O pensamento mítico é uma verdade que não precisa de provas, se apoiam em crenças e lendas que tentam explicar a realidade. O pensamento pré-socrático desenvolve uma forma de explicar os acontecimentos observando a realidade natural do mundo que os cercava, sem levarem em consideração as forças sobrenaturais.

7) Sócrates: o homem busca seu autoconhecimento, sua psicologia está voltada para introspecção, ideias com visão dualista (corpo e alma), defende a abordagem racionalista.

Platão: defende em seus estudos sobre conhecimento, política e relações sociais, a alma humana, as ideias estão acima dos sentidos, a contemplação e o raciocínio lógico leva o homem a conhecer a verdade, a alma não depende do corpo e possui a verdade em si mesma, defende a abordagem racionalista.

Aristóteles: resgatou o valor do conhecimento pelos sentidos, dando início a doutrina Empirista, a alma não pode viver sem um corpo.

8) Doutrina mecanicista afirmava que tudo que acontecia deveria ter explicações pelas leis da mecânica que explicava o movimento da matéria. Descartes foi influenciado, pois admirava os relógios mecânicos e os robôs, ele associava com os nervos do corpo humano ao cano do relógio, ele fazia a observação que os movimentos corporais muitas vezes ocorre sem a intenção do indivíduo.

9) O método desenvolvido foi de duvidar de tudo até chegar a certeza das coisas, a capacidade dele de pensar e raciocinar era uma prova que ele existia.

10) Todo conhecimento é derivado da experiência, as ideias tem origem no que é percebido pelos sentidos, a experiência tem duas linhas uma é a sensação e a outra a reflexão.

11) Kant conciliou quando viu que os sentidos quanto a razão eram importantes para a experiência de mundo.

12) Falta de objetividade na definição do elemento: precisa descobrir seu elemento para efetuar análises e sínteses;

Falta de objetividade no método de investigação: estudar esse elemento para que sujeito e objeto não se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com