TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Em Filosofia Ensino Médio

Por:   •  30/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  4.386 Palavras (18 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]

FILOSOFIA – 6º SEMESTRE

        

ESTÁGIO CURRICULAR EM FILOSOFIA II:

ENSINO MÉDIO

[pic 3]

HHHHHHHHHHH

2021

HHHHHHHHHHHHHHHHHH

ESTÁGIO CURRICULAR EM FILOSOFIA II:

ENSINO MÉDIO

Relatório apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular em Filosofia II – Ensino Médio do Curso de Licenciatura em Filosofia.

[pic 4]

HHHHHHHHHH

2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .....................................................................................................        04

1   LEITURAS OBRIGATÓRIAS ...........................................................................        05

2   ANÁLISE DO PLANEJAMENTO ANUAL....... .................................................        07

3   PROPOSTA DE ATIVIDADE COM ABORDAGEM DOS TEMAS  

      CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC....................................   08

4   GESTÃO ESCOLAR ........................................................................................        09

5   A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO

      DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA....................................................        11

6   CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TECNOLOGIAS  

     DIGITAIS.......................................................................................................... 13

7        PLANO DE AULA..........................................................................................  14

CONSIDERAÇÕES FINAIS  ...............................................................................        16

REFERÊNCIAS ...................................................................................................        17

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem por objetivo apresentar as analises e reflexões sobre a prática de ensino de Filosofia no Ensino Médio, assim como atender aos requisitos obrigatórios do programa de Estágio Curricular em Filosofia, realizado no sexto semestre do curso de Licenciatura em Filosofia pela Universidade Nordeste do Paraná – UNOPAR.

        Diante do contexto pandêmico vivenciado por conta do Covid-19, é sabido que as aulas presenciais em todos os níveis da educação brasileira encontram-se suspensas, fato que, com imensa infelicidade, trouxe um verdadeiro infortúnio na realização do presente estágio, visto que, seu programa original teve que ser remodelado a fim de adaptar-se ao presente contexto, deixando uma lacuna no que diz respeito à percepção da atuação prática de uma forma mais abrangente.

        Todavia, de não menos inferior importância e valia, o programa foi readaptado com dinamismo, conservou a essência daquilo que se pode exigir para o bom aproveitamento da disciplina.

        O período de abrangência do estagio no Ensino Médio no ensino do componente curricular de Filosofia foi de 02 de agosto a 23 de outubro do corrente ano. Tendo como proposta norteadora solidificar os pensamentos e valores que devem permear as práticas em sala de aula, buscando apresentar de forma continuada as temáticas enfocadas na disciplina de Filosofia, de acordo com as leis e normas educacionais vigentes e refletindo sobre a inserção do ensino desse saber, voltado a ação humana em prol da atividade escolar, respeitando e valorizando o contexto histórico cultural e o papel do aluno enquanto cidadão e agente de seu tempo. Prática esta indispensável aos futuros profissionais que buscam não apenas cobrar de seus educandos conteúdos estanques, preparando-os não só para o mercado de trabalho ou para o vestibular, mas sim para uma vida ética em sociedade.

        A proposta metodológica é apresentar uma prática de ensino que valorize a diversidade, com relação à educação no contexto pedagógico, demonstrando a importância do ensino de Filosofia com o objetivo de mudanças sociais nas diversas estruturas organizacionais da comunidade escolar e, consequentemente, em toda a sociedade.

1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O artigo intitulado Filosofia do Ensino de Filosofia de autoria do Prof. Celso Fernando Favoretto,[1] traz como proposta principal a especificidade de um trabalho de filosofia no Ensino Médio que seja resultado de uma combinação de assuntos e temas de conhecimentos ordenados, servindo de base provocativa para discussões, julgamento, justificativas e valorações, e de procedimentos básicos de análise, leitura e produção textual. Dessa forma, o autor propõe uma espécie sequencial de pontes que começa com as supracitadas combinações de assuntos e temas, perpassando pela construção de um sistema discursivo, transformando a multiplicidade das informações para o estado reflexivo do pensamento, produzindo assim o discernimento na produção do pensamento.

É destacável a observação do autor sobre ser este um caminho opimo para a exata compreensão daquilo que se designa como o objetivo do ensino da filosofia no Ensino Médio, que é o alargamento do juízo crítico por meio da afinidade que engrena os conhecimentos filosóficos, culturais e empíricos.   Dessa forma, é fantástica a percepção do autor ao afirmar que “O pensamento reflexivo é fruto de uma aprendizagem significativa, que supõe o domínio e a posse dos procedimentos reflexivos e não apenas de conteúdos.”[2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (206.4 Kb)   docx (427.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com