TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica

Ensaios: Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 2

Sociedade destaca-se que esta é formada por sujeitos, costumes sociais e normas que orientam a vida em comum.

Ética, essa dimensão é a norteadora da formação dos costumes e dos valores que constituem a vida social e que mudam historicamente.

Política o foco aborda questões acerca do exercício da cidadania no contexto da sociedade, e assim consequentemente serão tratadas as discussões fundamentais da organização social, ou seja, da Política

MORAL: é um conjunto de regras asumidas e aceitas, livres e conscientemente pelo indivíduos para organização de um grupo social, segundo os valores do bem e do mal.

ÉTICA: é a reflexão sobre noções e principios que fundamentam a vida moral. É o conjunto de princípios e valores que norteiam as escolhas, a ação moral. Qualquer escolha que o sujeito faça está fundamenta em um princípio ético.

A Moral é distinta da Ética: Moral é o conjunto dos hábitos, costumes e regras socialmente aceitas por um grupo. Ética é o conjunto de princípios e valores que norteiam as escolhas dos indivíduos.

Sócrates deu uma enorme contribuição a discussão atribuindo uma orientação racionalista à ética. Esta orientação racionalista marcou a maneira como gerenciamos minimercados e praticamente todos os aspectos da nossa vida

Heteronomia: (hetero= outro, diferente; nomos= lei). Ou seja, a pessoa age de acordo com as regras de outro que lhe são colocadas e ele obedece (para receber recompensa) ou não obedece (e será castigado). Por isso é um comportamento moral infantil, imaturo (mesmo que a pessoa seja um adulto). Esse comportamento é regulado pelo meio social.

Autonomia: Conforme o sujeito vai amadurecendo, vai adquirindo autonomia, se libertando da heteronomia. Para alcançar a autonomia, é necessário exercício racional. Muitas pessoas envelhecem, mas não conseguem atingir essa autonomia em suas condutas. Para isso é preciso formar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com