TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica

Dissertações: Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  921 Visualizações

Página 1 de 6

Ética – Uma primeira conversa (Roger-Pol Droit)

1. Qual a raiz etimológica de ética?

R: A ética vem do grego éthos, mas não existe uma definição fixa, pois tem vários significados, por exemplo: Habitat = (a maneira de uma espécie animal habitar o mundo);

Caráter pessoal= (a maneira como uma pessoa habita o mundo);

Costumes= (as maneiras de se comportar em uma determinada sociedade, em uma determinada época e neste caso é a maneira de como vivem os homens, os costumes que observam, os tipos de regras que seguem, as leis sobre as quais vivem);

Ethos em inglês, significa: hábito, morada.

A ética não garante a injustiça social, significa: o modo de ser de uma determinada cultura, o homem que não é um ser de natureza, os animais tem sua natureza pré determinada, o comportamento animal também é pré-determinado biologicamente, já o homem não tem, ele age a partir de um certo ethos (hábito) que a cultura estabelece. O modo de ser do homem e o modo de agir, vem de uma determinada cultura, ele se transpõe esse termo (hoje compreendido) para uma reflexão sobre esse agir moral, ou seja, os valores que ambientam nossas ações e etc.

2. De acordo com o autor, qual a diferença entre ética e moral? Dê um exemplo diferente do texto.

R: A diferença é que a moral tem a ver com a ação, ou seja, tem a ver com os valores que orientam o nosso agir, refere mais ao comportamento pessoal, e a ética tem a ver com a reflexão, ou seja, tem o caráter mais reflexivo, ao lado pessoal e profissional. Por exemplo ética:Um adolescente rouba e acaba matando um funcionário da loja e é pego,o máximo que vai acontecer com ele é que ele irá ficar alguns meses em um centro de tratamento e depois será solto. Simplesmente por que pela lei eles não podem ser mandados para a cadeia por serem de menor.

Exemplo de moral: Um menor de idade que comete um furto e não vai para a cadeia, pelo fato de ser menor

3. A ética pode ser compreendida como uma atividade meramente prática relacionada com a aplicação de regras para o bem agir? Justifique.

R: Não, por que ela tem o caráter reflexivo, pois a ética não é simplesmente um rol do que é permitido e do que é proibido e não é função da ética estabelecer regras sobre o modo como devemos agir, mesmo assim a ética com seu caráter reflexivo com certeza vai interferir em uma ação.

4. Responda qual a diferença entre ética geral e ética aplicada e se, no caso da ética aplicada, conseguimos soluções definitivas para os problemas éticos.

R:

5. O autor enumera três tipos de resposta à pergunta “de onde vem a ética?”. Caracterize cada uma dessas respostas.

6. Qual a ligação entre a ética e a felicidade?

R: Quando

7. O autor afirma que temos três maneiras, historicamente situadas, de analisar o caráter ético ou não de nossos comportamentos. Enumere essas três maneiras e caracterize a terceira delas.

8. Enumere e caracterize os quatro motivos principais que mostram a urgência da ética no mundo contemporâneo.

Morte da moral ou ressureição dos valores: que ética para hoje? (Lipovetsky)

9. De acordo com Lipovetsky, enumere e caracterize as três eras da moral.

R: A primeira era da moral é teológica, que é aquela que vai até o final da idade média com a igreja católica, em que os valores dependem de uma revelação, geralmente relacionados com uma religião.

A segunda era da moral, Lipovetsky chama de laica moralista. Laico significa: não é religiosa mas ainda é moralista, ou seja, o que ou quem não pertence ou não está sujeito a uma religião. Não esta fundado mais para o transcendente, não é mais Deus, mas tem uma moral natural de ser respeitada, pois tem valores que são constantes.

A terceira era da moral é a fase pós moralista, que é a que conhecemos atualmente. Pós moralista não significa pós moral, mas é uma fase individualista. Pós moralista não significa egoísmo, pois não é necessariamente um individualismo egoísta, mas é a ideia de que cada um quer se realizar individualmente, por exemplo, a mulher quer ter um filho e poder criá-lo, mas também quer se realizar, nós queremos ser solidários com a sociedade e queremos viver em harmonia com os valores a sociedade mas ao mesmo tempo queremos nos realizar.

10. Podemos afirmar que existem descontinuidades e semelhanças entre a era teológica e a laica moralista. Em que elas consistem?d

R: Sim podemos afirmar que existem descontinuidades e continuidades.

A descontinuidades são a teológica que está fundada na religião e a laica moralista que não está fundada na religião. A continuidade é que ambas onde a gente chama de ética sacrificial, (moral sacrificial, morais coletivas sacrificiais) ou seja, você abrir mão de certas realizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com