TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica

Trabalho Universitário: Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  2.078 Visualizações

Página 1 de 2

O termo ética deriva do grego ethos (carácter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

s indivíduos deixaram de necessitar de estar presentes para ouvir um concerto ou ver um espectáculo. Estes suportes físicos podiam ser copiados e reproduzidos, quer isto dizer que o suporte material permitia a permanência dessas obras no tempo e a sua projecção no futuro e ainda a sua difusão por outros espaços. Deste modo ao valor estético da obra de arte agrega-se outro atributo o valor económico. O que significa que a função mágica da arte (obra única) cede lugar ao consumo massificado pela indústria cultural. Assim por exemplo em casa podem ouvir-se os compositores barrocos numa gravação de CD sem irmos a um concerto ou ver-se um vídeo sobre uma exposição de um pintor famoso sem deslocarmos a um museu. Muitos autores consideram que o objecto artístico perde o valor que se assiste a uma certa banalização estética ou degradação da arte, para outros aqueles que lucram com essa transformação a arte é um objecto puramente comercial.

A crítica é um julgamento de mérito: tal julgamento é estético, se contempla uma obra de arte; lógico, se contempla um raciocínio; intelectual, se contempla um conceito, uma teoria ou um experimento; moral, se contempla uma conduta.

A descoberta da crítica e o universo de valores são inerentes à temática da evolução do mundo, pelo que se baseiam e enquadram numa evolução da esfera artística da componente sociocultural.

Conhecer e aprofundar este universo dos valores é descobrir as ciências do saber ser e conhecer o Homem e, também, situá-lo no universo real da vida.

Neste sentido, existem uma série de dificuldades na formação do intelecto do cidadão e o mais importante não é apontar as diferenças mas aprender a lidar com a realidade, integrando as práticas que refletem as atitudes da vida quotidiana.

No contexto educativo, a descoberta e o universo dos valores baseiam-se nos grandes valores humanistas e certos projectos relacionam-se com a aprendizagem numa perspectiva positiva em relação a várias experiências inseridas numa formação plural e integradora

Valores são quaisquer aspectos da decisão que sejam considerados desejáveis, indesejáveis, relevantes e importantes como: ser preferido, desejável, agradável, promissor, seguro, emocionante, justo, bom, correto, fácil, incerto, etc.

Os valores éticos estão relacionados com o que devemos fazer, estudando de forma sistemática o como devemos viver. Reflectindo numa dupla perspectiva sobre:

O que devo fazer?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com