TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica

Dissertações: Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  4.733 Palavras (19 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 19

Ética,Ética na família

Filosofia

02/10/2012

“A ética deve mobilizar a inteligência para enfrentar a dificuldade de pensar a complexidade da vida, do mundo e da própria ética. Não é norma arrogante nem evangelho melodioso.”

Índice

• Introdução

• Definição de Ética

• Definição de Família

• Ética na família

• Ética entre marido e mulher

• Ética entre os pais

• Ética dos filhos

• Ética entre os avós

• Ética e os demais familiares

• Ética e os serviçais

• Ética e os vizinhos

• Conclusão 

Introdução

Neste trabalho vamos tratar de um assunto muito recorrente nos âmbitos sociais que freqüentamos, a ética. Talvez um assunto não muito discutido, mas sempre observado. Para cada profissional foram feitos os códigos de ética para serem seguidos, a ética também como uma obrigação profissional. O que é ser ético? Ser ético não é somente ser ético no profissional ou no social, ser ético é em qualquer lugar e ocasião. Por isso trate-se também a ética geral, para ter uma ética geral precisa-se de moral, cidadania e todos os contextos que as pessoas se tornem cidadãos.

Ética profissional se aplica como dever da profissão, respeitar seus clientes e colegas. E sempre tendo a responsabilidade de ser bem vista a profissão.

Ética geral, o próprio nome diz em um contexto geral, ser ético ter a responsabilidade de assumir todos os atos e responder por eles, sempre tendo uma boa conduta com a sociedade. Será tratado a ética como dever e não como virtudes, têm os códigos de ética documentados então são deveres que foram estabelecidos para serem seguidos,mas também a ética na família que, parece sem sentido falar de ética na família. O que seria isto, exatamente? precisamos de ética no trabalho, na política, na vida com outras pessoas. Mas, na família? Seria alguém desonesto na família? Prejudicaria os outros, conscientemente? Fraudaria os demais? Iremos abordar um pouco do que vem e ser ética em um ambiente familiar.

Ética

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

Ética na Família

O estudo da ética baliza o comportamento humano e nos conduz a parâmetros conhecidos: o eterno e parabólico contraste — o bem e o mal, a virtude e o pecado, a verdade e o erro, o joio e o trigo.

A moral diz respeito aos costumes e se constitui num conjunto de regras de procedimento.

Via de regra, a conduta das pessoas tem seu nascedouro na Família, cujas funções variaram no curso da História. Instituição social primária, caracteriza-se pela residência comum e pelo convívio de pais e filhos. Certo é que, desde tempos imemoriais, a Família é responsável pela “reprodução da espécie, pela criação e socialização dos filhos e pela transmissão essencial do patrimônio cultural”1.

Vivemos uma época de grandes transformações e de exigências que nos impedem, muitas vezes, o compartilhar, o dialogar, o encontro. Mas a família continua sendo o referencial insubstituível.

Dizia Rousseau que “a família é o primeiro modelo das sociedades políticas: o chefe é a imagem do pai; o povo, a imagem dos filhos”2. É de Mirabeau esta constatação: “Os sentimentos e os costumes, que são a base da felicidade pública, formam-se no lar”3. Ou, como lembrou Balzac: “a família será sempre a base das sociedades”4.

O modo como nós, pais, encaramos a vida tem influência decisiva na formação dos filhos. A educação lastreada em padrões autoritários, na rigidez da intolerância, no desprezo pela inclinação transcendental, na ausência de compromisso, na ética dicotômica do indivíduo versus a sociedade irá gerar, forçosamente, cidadãos deslocados do eixo social, descrentes, sem chance de realização ou, como diz a sabedoria popular, “de mal com a vida”. É preciso encarar o mundo com realismo, mas sem perder a dimensão utópica.

Depende de cada um de nós a felicidade do nosso próximo mais próximo, de nossos familiares, de nossos companheiros de trabalho, de nossos amigos. Somos responsáveis por nossos relacionamentos. Uma visão otimista melhora a qualidade de vida, como sugere esta lenda japonesa:

“Num pequeno vilarejo, havia um lugar conhecido como ‘A casa dos mil espelhos’. Um cãozinho feliz soube desse lugar e resolveu visitá-lo. Lá chegando, saltitou feliz até a entrada da casa. Olhou através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com