TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Sitema Da Informação

Trabalho Escolar: Etica E Sitema Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

A sociedade da informação está associada a um conjunto de profundas transformações emergenciais ocorridas desde as últimas duas décadas do século XX.

Ao longo da história o homem tem criado os mais diversos meios e ferramentas para efetuar a comunicação, e deste modo promover a melhoria dos seus padrões de vida. Para tanto a atual sociedade, em seu funcionamento recorre crescentemente aos recursos e as redes digitais de comunicação.

A ocorrência dessas mudanças aparecem em dimensões distintas da vida humana em sociedade, as quais interagem de maneira sinérgica e confluem para projetar a informação e o conhecimento como elementos estratégicos, dos pontos de vista econômico-produtivo, político e sócio-cultural.

A sociedade da informação se caracteriza pela crescente utilização de técnicas de transmissão, armazenamento de dados e informações a baixo custo, acompanhadas por inovações organizacionais, sociais e legais.

Porém, para sua eficiência requer recursos que proporcionem a sua agilidade, flexibilidade diante as mudanças, confiabilidade e a garantia integridade, o que inclui a preservação da privacidade de informações.

1.1 OBJETIVOS DA PESQUISA

1.1.1 Objetivo Geral

O objetivo geral deste trabalho está em proporcionar ao aluno o contato com a pesquisa, através de uma produção textual que utilize como referência teórica, livros, jornais, revistas, artigos, monografias e teses acerca do estudo da Gestão de Recursos.

2 DESENVOLVIMENTO

Segundo PERETTI, BRUNETTA e WERNER (2009), “Nesta sociedade tecnológica onde vivemos, a informação e o conhecimento são as novas armas no mercado, apenas as organizações com capacidade de produzir e disseminar informação de qualidade conseguirá sustentar vantagens competitivas. A mesma regra se aplica a uma pessoa dentro de uma organização, porém, como já vimos até agora, é necessário ter uma postura crítica e reflexiva frente aos avanços da tecnologia, pois freá-la é impossível”.

2.1 SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

A expressão “Sociedade da Informação” baseada no Conhecimento comentada em seu amplo significado, em suma faz primeiramente referência a um modo de desenvolvimento social e econômico, em que a aquisição, armazenamento, processamento, valorização, transmissão, distribuição e disseminação de informação desempenham um papel central na atividade econômica, na geração de novos conhecimentos, na criação de riqueza, na definição da qualidade de vida e satisfação das necessidades dos cidadãos e das suas práticas culturais, resultante do desenvolvimento das novas tecnologias da informação e das comunicações, com as suas importantes ramificações e impactos no trabalho, na educação, na ciência, na saúde, no lazer, nos transportes e no ambiente de convívio social onde exige do cidadão uma contínua consolidação e atualização dos seus conhecimentos

.

2.2 BENEFÍCIOS TRAZIDOS PELA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

Os aspectos positivos da Sociedade da Informação e do Conhecimento e os benefícios proporcionados são visíveis, tais como a melhoria da nossa qualidade de vida, diferencial profissional competitivo, dá origem a expectativas ambiciosas em muitos domínio de atividade,identidade cultural reforçada, aumento da capacitação, para as pessoas e, competitividade, expectativa de difusão do conhecimento, mais rápida e intensa, em todo o espectro da sociedade, desenvolvimento de novas empresas, com capacidade criativa, adaptadas aos novos modelos organizacionais da sociedade, oferecendo mais emprego qualificado e sustentável no longo prazo, ambicionar atingir níveis mais elevados de competitividade, resistindo à pressão externa, modernizando-se, obtendo ganhos de produtividade que a adequem ao novo contexto internacional, proporcionando-lhe novas oportunidades de sucesso,para as empresas.

2.3 PROBLEMAS TRAZIDOS PELA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

Com a introdução de máquinas e robôs nas indústrias cresce o aumento da taxa de desemprego e a ocorrência do desaparecimento de algumas profissões, entre outros diversos fatores, tais como os problemas relacionados a perda de postos de trabalho, a extinção de algumas profissões a considerar que a reconversão de outras até serem substituídas por novas, decorrem um longo período de adaptação e, a perda da privacidade.No mais, a competitividade exige performance de desempenho profissional maior, com flexibilidade, adaptação essencial aos recursos e capacidades oferecidas pela informática, quer em termos de hardware como de software aumentando o nível de complexidade da informação e o seu respectivo tratamento.

2.4 A RELAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS COM BASE NO ARTIGO “HSBC É MULTADO EM R$ 67,5 MILHÕES POR ESPIONAR FUNCIONÁRIOS, DIZ MPT-PR”

Valores que não foram considerados pela empresa:

A empresa não considerou que as possíveis “provas” coletadas não poderiam ser utilizadas legalmente porque invadem o direito a privacidade dos funcionários.A interferência de alguma forma na concessão dos benefícios dos colaboradores pela empresa não atende a legislação ou a ética quando os meios para tal venham a ferir o direito de privacidade das pessoas. Não é cabível que a empresa deixe o nível profissional e direcione suas ações a nível pessoal.

A imagem da empresa é afetada ao considerar que os funcionários são parceiros e merecem um tratamento que vise capacitação e desenvolvimento, de forma alguma constrangimento ou detrimento de seu valor.

A empresa causou danos morais coletivos aos funcionários, danificando seu nível de relacionamento para com eles, proporcionando perseguições que caracterizam o assédio moral.

Estratégias da empresa que feriram os valores éticos dos funcionários:

A realização de levantamento de informações de cunho particular de forma investigativa e de caráter de invasão de privacidade acrescido ao indício de especulação mal intencionada visando prejudicar os funcionários de alguma forma em prol de detrimentos organizacionais pessoais. No mais, as informações levantadas seguiram processo de montagem direcionada ao objetivo de comprovar a conduta incorreta de pessoas que anteriormente haviam sido avaliadas pelo sistema de benefícios e foram aprovadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com