TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Kantiana

Artigos Científicos: Etica Kantiana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

ÉTICA KANTIANA

A Fundamentação da Metafísica dos Costumes de Kant tem o objetivo de buscar o elemento moral em sua especificidade, partindo de noções morais comuns, de produtos da atividade moral, para alcançar os princípios universais do dever, para depois verificar a possibilidade a priori desses princpios universais, não aceitando a experiência contingente por ser condicionada.

A análise de Kant procurou estabelecer os princípios do surgimento dos fatos morais e não as condições empíricas dos mesmos.

Dessa maneira estabelece uma crítica a todas as éticas materiais que procuraram sua fundamentação na história ou em uma antropologia cultural. Estas éticas de conteúdo, empíricas (a posteriori), formulam apenas imperativos hipotéticos ou condicionais e apresentam um caráter heterônomo.

O que está em jogo para Kant é a afirmação da liberdade humana, por isso é necessário fundamentar sua ética de forma apriorística, para a possibilidade de formulação de imperativos categóricos, incondicionais, que apresentam um caráter autônomo.

O que caracteriza a ética kantiana é o formalismo que se expressa na lei fundamental da razão pura prática (agir de forma que tornemos nossas máximas em lei universal). Não é a busca de um valor específico que determina uma vontade, mas o acordo da máxima com o princípio ou lei universal.

O rigorismo, então, é conseqüência do formalismo, que se caracteriza pela recusa em atribuir valor moral a motivos exteriores, como inclinações naturais ou interesse pessoal que não o próprio respeito a lei interior do dever.

O apriorismo, que também liga-se ao formalismo, assegura o caráter atemporal da lei moral e demonstra que o homem pertence ao mundo noumênico e fenomênco, simultaneamente. Isto significa autonomia, em que o homem dá a si próprio a lei moral.

O ser racional só é verdadeiramente livre quando não se encontra subordinado à princípios heterônomos, porque esses princípios não asseguram dignidade por serem absolutamente exteriores.

A autonomia é o fundamento da dignidade humana e o respeito por essa dignidade exige que ninguém seja tratado como um simples meio, mas sempre como um fim em si mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com