TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA

Exames: FILOSOFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  3.171 Visualizações

Página 1 de 2

01 - Que diferenciação podemos fazer do uso popular do termo “filosofia” da atividade filosófica?

Deve-se diferenciar a filosofia, enquanto atividade intelectual do pensamento, do uso corriqueiro que se faz do termo como visão de mundo, isto é, “filosofia de vida”. Ter uma “filosofia devida” de maneira alguma se equipara a fazer filosofia. Este tipo de percepção está ligada à tendência atual de perceber a filosofia como uma espécie de autoajuda sofisticada, que é uma percepção equivocada sobre o que seja a filosofia.

02 - O que significa dizermos que os primeiros filósofos tinham uma “preocupação cosmológica”?

Os primeiros pensadores gregos estavam tomados pela preocupação em responder à questão da ordem do universo (cosmos).

03 - Quais os mal-entendidos acerca da passagem do mito ao logos?

Dentre os mal-entendidos comuns, pode-se destacar a suposição de que a passagem do “mito” ao “logos” se deu de maneira definitiva, com o abandono total de referências sobrenaturais, assim como achar que a explicação filosófica é dotada de razão, ao passo que o mito seria destituído dela.

04 - Como a obra dos poetas gregos Homero e Hesíodo mostram as características mutantes da sociedade grega durante o período de passagem do mito ao logos?

A vontade divina submeta ocurso da vida humana, esse processo de interferência não é misterioso. Dada a grande preocupação com o arbítrio dos deuses, os gregos antigos procuravam utilizar todos os processos naturais a seu dispor para obter algum controle sobre a ação divina.

05 - Quando passamos da atitude costumeira para à atitude filosófica?

Quando criticamos as atitudes costumeiras, abalamos o censo comum, passando assim a enxergar, é quando não pensamos como o censo comum.

06 - O que é e como é a reflexão filosófica?

É tida como radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com