TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA

Pesquisas Acadêmicas: FILOSOFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/7/2013  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  12.955 Visualizações

Página 1 de 7

PAGINA 229

1)Que significa dizer que alguma coisa é natural ou por natureza?

R:Significa dizer que essa coisa existe necessariamente,ela não pode deixar de existir,ela é efeito de uma causa necessária e universal. Natural é aquilo que é o mesmo em todos os tempos e lugares, existe necessariamente e não pode deixar de ser. Por exemplo: todos os corpos estão submetidos à lei da gravidade. Porem é comum ouvirmos dizer:

1. Chorar é próprio da natureza humana.

2. O homem não chora.

3. E da natureza humana ter medo do desconhecido.

2)De exemplos de absurdos decorrentes da naturalização dos comportamentos,ideias e valores dos seres humanos.

Homens não choram. / É natural as pessoas chorarem.

Ela matou os filhos. / Mulheres são naturalmente fágeis, sensiveis e nasceram para a maternidade. Os pobres são naturalmente violentos.

3)De exemplos dos vários sentidos em que usamos a palavra cultura em nosso cotidiano.

R:Agricultura, culto,cuidar,cultivar,criar. O sentido de ter ou não ter certos conhecimentos; o sentido de qualificação; o sentido de prestígio e respeito; o sentido de qualidade de uma coletividade; o sentido de cultura em massa e cultura de elite; sentido de identidade de um povo.

4)O que se entende por cultura a partir do seculo XVIII?

R: A partir do século XVIII cultura adquiriu o sentido de civilização, a manifestação gumana nas formas de organização da vida social e política. A partir daí, cultura deixa de ser uma segunda natureza e passa a tornar-se produto da ação humana, que age escolhendo livremente seus atos, dando a eles sentido, finalidade e valor. Passou também a er entendida como a relação que os seres gumanos socialmente organizados estabelecem com o tempo e com o espaço, com o outros eres e com a natureza. Cultura tornase assim sinônimo de história. A cultura passa a significar os resultados e as consequências daquela formação ou educação dos seres humanos, obras, fatos, ações instituições..

5) Por que a cultura tende a ser pensada como civilização a partir do século XVIII? Porque os pensadores julgavam que os resultados da formação-educação se manifestam com maior clareza e nitidez nas formas de organização da vida social e política ou na vida civil. A palavra civil vem do latim cives ("cidadão"), de onde vem civitas, a cidade-Estado, donde civilização.

6) Qual a diferença essencial que os pensadores apontam entre natureza e cultura? A natureza opera por causalidada necessária ou de acordo com leis necessárias de causa e efeito, mas o ser humano é dotado de liberdade e razão, agindo por escolha, de acordo com valores e fins estabelecidos por ele próprio (cultura).

7). Por que muitos pensadores consideram que a cultura começa quando os homens inventam o trabalho? Porque é pela ação do trabalho que os seres humanos iniciam seu processo civilizatório, produzindo as primeiras transformações na natureza, e estruturam todo o seu desenvolvimento: produzem objetos inexistentes na natureza, organizam-se socialmente, inventam armas para se protegerem, invocam e adoram forças divinas, desenvolvem o coméricio, criam desigualdades e instituem o poder.

PAGINA 27

1-Que quer dizer a palavra crítica?

1- Crítica – a palavra crítica (do grego crinein) significa separar, julgar. A crítica é uma avaliação que julga o mérito estético de uma obra de arte, a lógica de um raciocínio, a moralidade de uma conduta etc.

2-Que significa dizer que a filosofia se volta preferencialmente para os momentos decrise?

R-A filosofia se interessa por aquele instante em que a realidade natural (o mundo dascoisas) e a realidade histórico-social (o mundo dos homens) tornam-se estranhas,espantosas, quando as opiniões estabelecidas disponíveis já não nos podemsatisfazer. A filosofia volta-se preferencialmente para os momentos de crise nopensamento, na linguagem e na ação, pois é nesses momentos críticos que semanifesta mais claramente a exigência de fundamentação das ideias, dos discursos edas práticas.

3-De acordo com o texto, por que se pergunta ´Para que filosofia´?

R-A filosofia teria como finalidade ensinar-nos a virtude, que é o princípio do bem-viver, Filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca encadeamentoslógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou ideias obtidos por procedimentosde demonstração e prova, exige a fundamentação racional do que é enunciado epensado.

4-O que é e como é a reflexão filosófica?

R-É o movimento pelo qual o pensamento, examinando o que é pensado por ele,volta-se para se mesmo como fonte desse pensado. É o pensamento interrogando-sea si mesmo ou pensando-se a si mesmo. É a concentração mental em que opensamento volta-se a si próprio para examinar, compreender e avaliar as suas ideias,suas vontades, seus desejos e sentimentos. A reflexão filosófica é radical porque vai araiz do pensamento, pois é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmopara pensar-se a sim mesmo, para conhecer como é possível o próprio pensamentoou o próprio conhecimento.

5-Quais os três conjuntos de questões que organizam a reflexão filosófica?

R-Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o quefazemos? Isto é, quais os motivos, as razões e as causas para pensarmos o quepensamos, dizemos o dizemos, fazemos o que fazemos?O que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agimos? Isto é, qual é o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos ou fazemos?Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos oque fazemos? Isto é, qual a intenção ou a finalidade do que pensamos, dizemos efazemos, dizemos ou fazemos?

6-Explique o que é a filosofia, de acordo com o que foi estudado.

A filosofia é o estudo de um mundo de pessoas diferentes. Onde entendemos a vida, e para que estamos aqui, entendemos o porque nascemos e o que temos que fazer aqui. É o estudo de problemas fundamentais ralacionados á existência, ao conhecimento, á verdade, aos valores morais e estéticos, á mente e á linguagem. Modernamente é a disciplina,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com