TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Repostas Historia, filosofia, sociologia da educação

Por:   •  18/10/2018  •  Dissertação  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Questão A:

No ano de 1930 foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública e como responsável foi nomeado Francisco Campos.

Em 1931 pretendiam prepara o aluno não só para entrada nas universidades, mas também para a entrada em diversos outros setores da sociedade, devido isso foi realizada a reforma no Ensino Secundário.

  • Foi estabelecido o ensino seriado e de frequência obrigatória. O funcionamento ficou dividido da seguinte maneira:
  • Grupo Escolar: quatro anos; ensino primário, obrigatório e gratuito;
  • 1º Ciclo do ensino secundário: cinco anos;
  • 2º Ciclo do ensino secundário (pré-universitário): dois anos.

No ano de 1934 a educação brasileira tornou-se responsabilidade do governo e das famílias, com esse enorme avanço com a nova constituição a educação tratava-se de um direito de todo cidadão brasileiro.

No ano 1937 com a divulgação da nova constituição educação brasileira ocorreu outro grande avanço, a criação da educação profissionalizante que pretendia formar mão-de-obra qualificada para as indústrias do Brasil.

Questão B:

A punição física não é correta, pois pode desencadear diversos problemas psicológicos nos alunos, até porque não conhecemos sua história ou seus problemas pessoais. E muitas vezes algumas situações podem ser resolvidas a base do diálogo.

Hoje em dia, caso a punição verbal não resolva as escolas utilizam o método de advertências e suspensões, sendo que dessa forma os pais também são comunicados e o aluno só poderá retornar a suas atividades em sala de aula após a assinatura de autorização e conscientização dos pais.

Porém até essas punições já vem sendo alteradas. No lugar de aplicar advertências e suspenções para os alunos indisciplinados agora são colocados para organizar espaços como a biblioteca, arrumar a sala de aula, limpar o pátio ou ajudar um colega mais novo. Mostrando que eles são responsáveis pelos próprios atos e que tudo o que eles fazer gera uma consequência. "É o que acontece em instituições como o Projeto 21. Os alunos que lesam as normas estabelecidas no colégio curitibano não sofrem as tradicionais sanções, mas são colocados para auxiliar um professor, dobrar jornais, fazer leituras de textos e, até mesmo, escrever uma carta de desculpas[...] " (Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/escolas-adotam-novas-formas-de-punicao-em-sala-de-aula-0pmktlyjrx6dralztb60myi4m/

Copyright © 2018, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com