TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA E ÉTICA

Resenha: FILOSOFIA E ÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  Resenha  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE 10 DE AGOSTO DE 2014 PALOMA PEREIRA TRINTA MACEDO – MATRÍCULA 14113110018

FILOSOFIA E ÉTICA

1. Identifique as grandes características de cada período histórico da filosofia, tendo por base a ideia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos são antropocêntricos.

A Filosofia antiga, caracterizada pelos fisiocêntricos, se ocupava, num primeiro momento, nas explicações sobre a origem do mundo e as causas das transformações decorrentes da natureza, por isso o termo Fisiocêntrico. Num período posterior, marcado pelas reflexões de Socrátes e Platão, a Filosofia volta-se para o próprio homem, na sua esfera social e política. Com a aproximação com o Cristianismo, a Filosofia antiga fortaleceu o pensamento cristão, com uma visão menos coletiva e mais individual da vida humana, caracterizando assim a Filosofia Medieval. A Teologia surge como fruto dessa racionalização cristã, a ciência sobre Deus é o meio encontrado na época de aproximar a Filosofia, enquanto ciência, de Deus. A Filosofia medieval marca a presença da Igreja Católica Romana e dasprimeiras Universidades, aglutinando o ocidente e o oriente. Inicialmente baseada nas reflexões de Platão e, num segundo momento, baseado no pensamento aristotélico, relacionando razão e fé. O teocentrismo, assim, é a base do pensamento filosófico medieval. As rupturas e continuações oriundas desse período marcaram o pensamento moderno, caracterizado por uma “volta” ao pensamento clássico, mas sem desconsiderar o pensamento medieval. O renascimento voltando-se para o Homem e a ciência moderna, impulsionada a desconstruir os paradigmas da época marcam o pensamento moderno. A Modernidade se caracteriza pelo antropocentrismo por colocar o Homem no centro, o grande objeto de seu estudo e parte importante da natureza. Trata-se do indivíduo e não da coletividade. A ciência ganha o método cartesiano, isto é, passa a possuir uma sistematização do seu conhecimento, partindo do princípio que toda ideia precisa ser comprovada para ser vista como verdade. Outro ponto importante do pensamento moderno é a criação do Estado, regulador das relações humanas, baseado no contrato social. Assim, a Modernidade representa a busca do conhecimento somenteatravés da racionalidade humana.

2. Em que medida poderíamos dizer que hoje em dia há pessoas que vivem de modo antigo, de modo medieval, ou de modo moderno? Faça-o com exemplos.

A forma como pensamos e agimos poderia caracterizar se vivemos no modo antigo, medieval ou moderno, de acordo com as características de cada período. Assim, diríamos que uma pessoa pensa de modo antigo quando baseia-se na contemplação, dissociada da realidade, e voltada para a origem. Um modo medieval de pensar seria fundamentado pela religião e na busca por relacionar o conhecimento a Deus e a religião. De maneira diferente, o pensamento moderno caracteriza uma pessoa autônoma, crítica e reflexiva, voltada para a sua realidade e na maneira como ela é, tomando a postura de um ser atuante, ativo.

3. Há diferença entre o conceito kantiano de modernidade, apresentado ao falar de

Iluminismo, e o conceito que normalmente temos de modernidade? Qual é a diferença? A posição de Kant coloca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com