TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA E ÉTICA

Casos: FILOSOFIA E ÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

1ª Atividade de filosofia e ética

A partir da apostila de filosofia e ética desenvolva, resumidamente, um texto apresentando a relação feita por Weber entre a ética protestante e o capitalismo. Destaque ainda a diferença, estabelecida por Max Weber, entre a “ética da convicção” e a “ética da responsabilidade;

Relação feita por Weber entre a ética protestante e o capitalismo:

Para Weber, cada povo, cada sociedade, cada forma religiosa tem a sua ética. Ao mesmo tempo que estabelecem seus códigos de comportamento correto, surge a racionalização com a busca de entender e justificar o comportamento humano e suas escolhas. Segundo o mesmo, a modernidade consiste em uma combinação de fatores religiosos. Na obra A ética protestante e o espírito do capitalismo, Weber sustenta que as leis da economia não têm valor autônomo e independente dos outros aspectos da vida social; as leis da economia, ao contrário, nascem num contexto cultural marcado pela religiosidade protestante, e tal atitude é denominada por Weber como uma ética vivida, uma mentalidade , crenças e atitudes práticas difundidas nos indivíduos e grupos sociais. Weber defende que foi esta mentalidade que favoreceu e amadureceu o espírito do capitalismo, deixando o trabalho de ser visto como castigo divino devido ao pecado, e passou a ser visto como chamado de Deus para se tornar um ser autônomo e capaz de ser livre através da construção individual de uma propriedade privada.

Diferença, estabelecida por Max Weber, entre a “ética da convicção” e a “ética da responsabilidade:

É Max Weber quem consagrou essa importante distinção: Temos que ver com clareza que qualquer ação eticamente orientada pode ajustar-se a duas máximas, fundamentalmente diferentes entre si e irremediavelmente opostas: pode orientar-se de acordo com a “ética da convicção” ou de acordo com a “ética da responsabilidade”. Não quer isto dizer que a ética da convicção seja idêntica à falta de responsabilidade, ou a ética da responsabilidade à falta de convicção. Não é nada disso em absoluto. Mas há realmente uma diferença abissal entre agir segundo as máximas de uma ética da convicção, tal como a ordena (religiosamente falando) “o cristão age bem e deixa o resultado à vontade de Deus”, ou segundo uma máxima de ética da responsabilidade, como a que manda ter em conta as consequências previsíveis da própria ação (WEBER, 1979, p. 85).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com