TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA INFLUIDA À ADMINISTRAÇÃO

Projeto de pesquisa: FILOSOFIA INFLUIDA À ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

O objeto do presente estudo é a Influência que os filósofos tiveram na administração com o intuito de entender quais métodos resistem desde a antiguidade até os dias atuais e queainda são utilizados diariamente pelo administrador e de aprimorar nossos conhecimentos sobre o assunto.

No primeiro capitulo abordamos a vida e a obra de alguns filósofos como: Sócrates, um dosprincipais pesadores da Grécia Antiga, Platão filósofo grego, discípulo de Sócrates que se preocupou com os problemas políticos da época, Aristóteles filósofo grego, discípulo de Platão, que descreveutrês formas de governo, Francis Bacon que considerava que o conhecimento tinha o dever de servir o dar lhe poder sobre a natureza e René Descartes inventor dos métodos cartesianos.

No segundo capituloabordamos as principais influências que esses filósofos deixaram e que ainda são utilizadas.

2 FILÓSOFOS QUE INFLUENCIARAM AADMINISTRAÇÃO

2.1 SÓCRATES

Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 a.C. e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Podemos afirmar queSócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Foi influenciado pelo conhecimento de um outro importante filósofo grego: Anaxágoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre aessência da natureza da alma humana.

Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande delevar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo edo ser humano. Sócrates não deixou por escrito seus pensamentos.

Não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas idéias contrárias ao funcionamento da...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com