TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA - LINGUAGEM

Ensaios: FILOSOFIA - LINGUAGEM. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 3

Aquecer ou esquecer?

Século XXI (...) século marcado por grandes transformações, estas ocorrem tão rapidamente que não nos permitimos parar, olhar, refletir, enfim agir sobre tudo que nos é apresentado.

Hoje por meio da atividade proposta, gentilmente fomos convidados a abrir uma lacuna no tempo e refletir, sobre a linguagem e sua dimensão na formação do sujeito sociocultural e psicológico.

Para tanto se faz necessário sair das margens do senso comum e avançar para águas mais profundas, que nos permitem compreender que a linguagem é um diamante a ser lapidado dia após dia em um sistema que proporciona um número indefinido de possíveis expressões inovadoras a partir de um finito número de elementos. É um sistema complexo que nós humanos adquirimos por meio da interação social na infância.

Quando falamos de infância, nos remetemos a fragilidade dessa fase suas aspirações, medos, certezas e incertezas próprias do ser humano, dentro desse contexto surge a nós aspirantes da Psicologia o desafio de compreender desde a primeira infância se a linguagem nos aquece ou nos esquece.

Pensamento instigante visto que a linguagem nos remete a um dinamismo aquecedor em meio a uma Sociedade repleta de informações que não se permite o sabor das demoras do conhecimento e conquistas que a linguagem pode nos proporcionar, nos esquecendo que a linguagem sempre nos convidará a enxergar além do que aquela informação nos permite.

No decorrer desse estudo contemplamos que a linguagem é o "lugar" mágico que nos permite encontrar as reticências para nossas perguntas repletas de pontos finais, por meio da linguagem descobrimos o "pote" de conhecimento no final do arco-íris denominado saber, que se trabalhado da forma correta em meio as nossas demoras, apresentará diversas formas de linguagem.

A linguagem esta em todo lugar, assim como as flores que cobrem os nossos jardins. É um solo delicado a ser explorado, existem pessoas que a adquirem com facilidade ao contrário de outras, mas todos somos capazes de adquirirmos a linguagem, cabe a nós (psicólogos, familiares, educadores, etc.) criarmos estratégias para auxiliar o desenvolvimento dessas linguagem, a estratégia e seu desenvolvimento são de extrema importância.

[...] a criança apropria-se dos gestos e do repertório de atividades culturais relacionas ao movimento, que lhe permitem a realização de ações e procedimento, bem como compreender e expressar ideias, sentimentos e desejos (FARIA e DIAS, p.67)

Dentro desse contexto ressaltamos a importância da rotina na organização de estratégia, para o desenvolvimento da linguagem, a rotina nos auxilia a desenvolver a autonomia e a darmos significado a linguagem e suas ramificações, compreendendo sempre que a rotina deve seguir o ritmo do coração, cada um pulsa em seu ritmo, mas não perde a beleza e sua finalidade de manter vivo aquele que o carrega, no nosso caso a linguagem é o coração astuto que nos motiva a mudarmos a direção sempre que necessário para que haja significado a àquilo que desejamos expressar ao outro por meio da linguagem.

[...] a rotina oferece referência, segurança e organização, sem contrapor a pulsar, ao movimento e ao prazer. Deve ser coerente com princípios que fundamentam nossa proposta de trabalho, possibilitar e/ou facilitar a realização de nossos projetos, sendo questionada e avaliada constantemente, para assegurar sua problematização e reestruturação, se necessário. (SERRÃO, p.29)

Correr, pular, sorrir, cair, levantar, dançar, abraçar, empurrar, beijar, chorar, etc., um universo infinito de expressões por meio da linguagem, que nos permite criar e recriar possibilidade de expressão.

Possibilidades que constantemente diante do desafio de ser sujeito também protagonista da história, nos remete a não termos respostas prontas a tudo que nos é apresentado, principalmente quando o assunto tratado for a linguagem, é necessário demolir, construir e reconstruir, o senso comum quantas vezes for necessário. Assim é possível afirmar que todos nós até mesmos os iletrados são capazes de adquirir a linguagem é necessário apenas que seja proporcionado a todos a possibilidade de vivenciar interações conversacionais entre outras ações.

A nós o desafio de aquecer ou esquecer a Sociedade da importância da aquisição da linguagem e sua importância sociocultural a psicologia a todos, dentro de um contexto que nos permite um olhar diferenciado, um olhar cheio de futuros e aspirações por meio da linguagem.

Bibliografia:

FARIA Vitória Líbia Barreto de; Dias, Fátima Regina Teixeira de Salles, ( Currículo na educação infantil, Editora Scipione, p. 67)

SERRÃO, Célia Regina Batista (O tempo na educação infantil, rotinas, p.67)

...

Baixar como  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »