TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Da Linguagem

Artigo: Filosofia Da Linguagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A linguagem é um meio de expressão encontrado (seja por fala, escrita ou outra simbologia) pelos homens para transmitir seu pensamento e seu conhecimento de um indivíduo para outro. Isso foi possível por que os seres humanos possuem uma aparelhagem física anatômica e fisiológica que é capaz de fazer o ser humano expressar-se pela palavra.

A palavra é um conjunto fônico cheio de significado e que nomeia ou descreve algo real ou não. Em todo momento estudamos formas de mudar a linguagem, tornando-a mais simples e correta ao nosso ver.

DEFINIÇÃO

Filosofia da linguagem é o ramo da filosofia que estuda a natureza da linguagem humana. Uma das principais características da filosofia da linguagem é a grande diferença entre os humanos e os outros seres. Ela trata da natureza do significado linguístico, da referência, do uso, do aprendizado, da criatividade, da compreensão, da interpretação, da tradução, de aspectos linguísticos do pensamento e da experiência.

Os filósofos dessa área não se preocupam com o significado de uma palavra ou frase, mas sim o significado de “Significado.” A filosofia da linguagem investiga a relação entre o significado e a verdade. Frases sem um significado podem ser reais? E as frases sobre coisas que não existem, como o Papai Noel ou o Coelho da Páscoa? Quando dizemos que algo é verdade, o que é essa verdade? A frase?

Segundo algumas versões, os nomes são criações do pensamento humano. Se for assim, cada um pode denominar tudo como bem quiser, não havendo uma relação certa entre nome e coisa. Esta pensamento nos leva a um forte relativismo, pois se usarmos o nome para nos instruir, distinguindo as coisas e informando-nos uns aos outros, a comunicação e o entendimento tornam-se impossíveis.

HISTORIA

Textos sobre a filosofia da linguagem vêm desde a Grecia antiga, com os filósofos Platão e Aristóteles.

Platão trata mais de questões relativas à relação entre os nomes e as coisas que os mesmos designam, também explica os discursos sobre falsidade e omissão.

Aristóteles se preocupou mais com questões logicas, das categorias e dos significados, deu origem ao nominalismo e ao realismo sobre os universais.

Apesar dos filósofos terem sempre discutido sobre o assunto, a filosofia da linguagem só passou a ter um papel importante na filosofia a partir do final do século XIX.

LINGUAGEM E PENSAMENTO

A linguagem é a forma dos seres humanos expressar uns aos outros seus sentimentos, ideias e opiniões. Ou seja, a linguagem expressa o pensamento.

Inicialmente, ambas não são a mesma coisa, linguagem não é intelectual, e o pensamento não verbal. Mas em um determinado momento ambos se interligam e passamos a depender de um para o outro.

CONCLUSÃO

Os estudos dos filósofos estão cada vez mais voltados à área da linguagem, mas a quantidade de perguntas sem resposta sobre esse tema ainda é enorme. E quanto mais nos aprofundamos em tal conhecimento, mais perguntas vêm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com