TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia da linguagem

Por:   •  11/7/2016  •  Dissertação  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Campus Palmas

Cursos:

Filosofia e Teatro

Docente:

Andréia Lívia de Jesus Leão

Disciplina:

Matrizes Culturais da Amazônia – 2/2015

Carga horária: 30h

Questionário avaliativo – 5,0 pontos

I. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – UFT

NOME DO GRADUANDO (A): Nelzirene Francisca de Sousa

NÚMERO DE MATRÍCULA: 2014212985

CURSO DE LICENCIATURA EM: Filosofia

Atividade – Diálogos entre a literatura informativa sobre o Brasil (crônicas de viagem) e os textos modernistas

Texto 1 – Fragmento da Carta de Pero Vaz de Caminha a el-rei D. Manuel I (1500)

Entre eles ali andavam três ou quatro moças, bem moças e bem gentis, com cabelos muito pretos compridos pelas espáduas, e suas vergonhas tão altas e tão cerradinhas, e tão limpas das cabeleiras, que de as nós muito bem olharmos não tínhamos nenhuma vergonha[1].

 (AMADO, 2001, p. 89)

Texto 2 – Poesia e paródia de um trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha à el-rei D. Manuel I do modernista Oswald de Andrade

As meninas da gare

Eram três ou quatro moças bem moças e bem gentis

Com cabelos mui pretos pelas espáduas

E suas vergonhas tão altas e tão sardinhas

Que de nós as muito bem olharmos

Não tínhamos nenhuma vergonha[2] 

          (ANDRADE, Oswald de. As meninas da gare[3])

Texto 3 – Fragmento de Macunaíma (1928) de Mário de Andrade, capítulo Ci, mãe do mato

Macunaíma escoteiro topou com uma cunhã dormindo. Era Ci, Mãe do Mato. Logo viu pelo peito destro seco dela, que a moça fazia parte dessa tribo de mulheres sozinhas parando lá nas praias da lagoa Espelho da Lua, coada pelo Nhamundá. A cunhã era linda com o corpo chupado pelos vícios, colorido com jenipapo.

 O herói se atirou por cima dela pra brincar. Ci não queria. Fez lança de flecha tridente enquanto Macunaíma puxava da pejaú.

(ANDRADE, 2013, p. 31)

Texto 4 – Poesia Erro de Português de Oswald de Andrade

Erro de português

Quando o português chegou

Debaixo de uma bruta chuva

Vestiu o índio

Que pena!

Fosse uma manha de sol

O índio tinha despido

O português.

(ANDRADE, Oswald de. Erro do português[4])

I. Após a leitura dos fragmentos da Carta de Caminha, do romance Macunaíma de Mario de Andrade e das duas poesias de Oswald de Andrade, reflita e responda as seguintes questões:

  1. Quais são as funções/propósitos/objetivos da Carta de Caminha, do romance de Mario de Andrade e da poesia de Oswald de Andrade para os seus respectivos leitores? (entre 10 e 15 linhas) (1,0 ponto) A carta de Pero Vaz de Caminha tinha como objetivo, função e propósito informar ao rei o achamento da quela terra nova sobre todos os detalhes daquela viajem, e se aparentemente havia algo que interessaria a Portugal como ouro prata e pedras preciosas que era o que eles buscavam, e depois de terem desembarcando nas terras encontradas veio  informar ao rei sobre a nudez das índias que era algo desconhecido para os portugueses, a riqueza natural das terras a qualidade de ar o clima e a extensão de terras que eles já mais poderia imaginar. E também a visão de natureza perfeita e como viviam os habitantes daquela terra encontrada.  
  2. Como os três autores caracterizam o índio brasileiro, quais as leituras (a visão do observador) que eles fazem sobre esse elemento de identificação nacional? Eles caracterizaram o índio brasileiro como seres sem cultura e que eles não entendia  e nem tinha nenhuma crença era tipo uma pagina em branco um ser sem inocência que andava nus e sem medo de mostrar suas vergonhas,mas também eram guerreiros um tanto rebelde e fortes,eram pardos um tanto avermelhado de bons rostos e bons narizes eram seres de muitas forças eram acima de tudo índios guerreiros de ânimos fortes e intermináveis na guerra.Que lutava para garantir suas origens e para manter suas tribos.   (entre 10 e 15 linhas) (1,0 ponto)
  3. Como os três autores caracterizam as terras brasileiras nas produções textuais, apresentadas no texto 1, 2, 3 e 4?                       Eles caracterizaram as terras como terras de grandes rios de grandes arvores lindos montes natureza paradisíaca rios de águas límpidas muitos pássaros, eram em grandes quantidades de ervas compridas algumas ate tinha em Portugal como as pacobas e muitas outras.Mas também tinha lugares de vegetação baixa onde morava algumas tribos que pós descobrimento e com a civilização passou a praticar a agricultura de subsistência a pesca a criação de gado e o cultivo de cacau que se tornou umas das mais importantes fontes de renda para varias etnias...   (entre 10 e 15 linhas) (1,0 ponto)
  4. Em que medida as crônicas de viagem (XVI) é importante e contribuiu para a para a formação da identidade nacional, caráter nacional? Com a junção de varias culturas que foi observada durante suas viagens a diversos fatores principais que geram a necessidade de ações pensadas e suas efetivações no contexto sociocultural brasileiro. Um bem cultural representa a memória do tempo passado carregado de significado contido na tradição e na cultura coletiva local e que estão preservadas mantendo a identidade entre a comunidade e o bem preservado. Segundo os autores as manifestações culturais do cotidiano popular é um dos principais fatores da preservação de objetos com a ideologia da identificação das comunidades indígenas com o objetivo de preservar o sentimento e a cultura deste povo com ações de preservação no cotidiano e no próprio habitat natural.    (entre 10 e 15 linhas) (1,0 pontos)
  5. Os autores conseguiram, nas suas produções literárias, apresentar um reflexo realista do índio brasileiro? Apresente argumentações específicas para cada um dos textos (1, 2, 3 e 4).Os autores retrata á vida e a realidade inseridas no cotidiano de cada tribo indígena que foram citada nestas crônicas de viajem;que os índios são seres de fragilidade visível aparentemente fácil de ser influenciado pelo homem branco devido viver em matas com alta vulnerabilidade devido seu espaço ficar cada dia menor na mata onde falta alimento falta a caça o peixe. e  faço acesso do homem branco que se mistura cada dia no convívio do índio.A pesar de serem  guerreiros e fortes de pele bonita e vive em ocas muitos passa a aceitar a cultura do branco devido a fragilidade em que vivem. A tomada de terras pelos grandes fazendeiros esta fazendo com que o índio seja praticamente exterminado do seu espaço natural. Mas algumas tribos ainda mantém suas tradições milenares ainda vivem da natureza sob a luz do sol e lua mantém a suas culturas místicas da intimidade com a natureza os sons da floresta os cantos sagrados as danças os rituais as orações os simbolismo o idioma e as artes e a exerção emblemática que tinha quando os portugueses invadiram o Brasil.        


...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com