TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO

Artigos Científicos: FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

Filosofia na educação !

Este trabalho tem como objetivo, mostrar a partir do termo filosofia e passando pelas características do pensamento filosófico, o papel e a importância da filosofia na educação do homem social. Partindo do pressuposto de que a filosofia leva o homem a pensar, refletir e desenvolver o senso crítico, que consequentemente o leva a interagir e cooperar com o meio em que esta inserido. Contribuindo desta forma com a educação e mostrando a sua relevância na escola. Este trabalho é fundamentado em dados teóricos e biográficos. Situa-se nas áreas das ciências humanas, focado na filosofia da educação.

1. INTRODUÇÃO

A filosofia como a ciência do saber, tem um papel de elevada importância na educação. O termo filosofia na sua etimologia nos arremete a este sentido: Philo e Sofia, significa literalmente amor ao saber. Partindo deste principio, afirmamos que a filosofia é um estado de espírito do individuo que ama o saber, logo entendemos que o papel precípuo da filosofia é levar o homem a reflexão e esta ao saber.

A filosofia através de argumentos e analise lógicas, avalia sentenças e testa a veracidade das mesmas. Por isto a educação precisa andar lado a lado com a filosofia, visto que a educação é baseada em princípios culturais, morais e espirituais. Sendo assim todas as vezes que alguém falar em educação, precisamos analisar qual a filosofia da mesma.

2. CARACTERÍTICAS DO PENSAMENTO FILOSOFICO

A filosofia como a conhecemos hoje surgiu a partir do século IV a.C., sendo considerado o primeiro filósofo Tales de Mileto, ele é considerado o marco inicial da filosofia ocidental, sendo apontado como um dos sete sábios da Grécia antiga e fundador da escola Jônica. Observa-se que desde os primórdios da filosofia, ela esteve ligada a escola e esta a educação.

Cabe aqui, um destaque da enciclopédia, WIKIPÉDIA:

Se Tales aparece como o iniciador da filosofia, é porque seu esforço em buscar o princípio único da explicação do mundo não só constituiu o ideal da filosofia como também forneceu impulso para o próprio desenvolvimento dela.

Existe uma certa difilculdade em definir a filosofia, alguns afirmam que se alguem conseguir definir a filosofia, ela deixa de ser filosofia. O que podemos encontrar é apenas uma constante busca pela apredizagem em filosofar. Já dizia o grande filósofo Emmanuel Kant, “Não há filosofia que se possa aprender; só se aprende a filosofar.”

Assim podemos afirmar que é o meio pela qual o homem se torna crítico, refletindo sobre o seu modus vivendi, sua forma de pensar e agir, bem como lhe possibilita analisar o comportamento social do homem. Voltamos aqui à caverna que o filósofo Platão, retrata em seu livro a República capítulo VII, a caverna é quando estamos sem o conhecimento da verdade e o modo de sairmos, é encontrar essa verdade. Em outras palavras o homem precisa interagir, refletindo e analisando o pensamento humano e chegar a uma conclusão indubitável.

3. CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO

Educação é o caminho percorrido pelo homem para adquirir conhecimentos e saberes, bem como conteúdos de grande importância, são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com