TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FIlosofia

Pesquisas Acadêmicas: FIlosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 5

Objetivos

• Entender o que é Estética e suas bases Filosóficas; os princípios de uma análise estética.

• Discutir sobre os principais pensadores da Antiguidade grega e suas concepções sobre Arte e Estética, assim como sobre a intersecção entre Estética e manifestações artísticas na escultura, pintura e teatro gregos.

© Plano de Ensino (PE)/Guia de Estudos (GE)

11

• Avaliar os principais aspectos da História, da Arte e da Estética na Idade Média, compreendendo o desdobramento filosófico das reflexões acerca da arte medieval, ou seja, de que maneira o Neoplatonismo e o pensamento escolástico influenciaram a arte da Idade Média e foram por ela influenciados.

• Investigar quais as teorias estéticas e as obras de arte que surgiram no Renascimento, assim como os principais autores que nortearam os estudos sobre o Renascimento.

Descrição da atividade

Para a realização desta atividade, você deverá ler três capítulos do livro de Harold Osborne Estética e Teoria da Arte. Os capítulos são: 1. O Conceito Clássico da Arte; 2. O Naturalismo 1; e 3. O Naturalismo 2. Após a leitura, você deverá elaborar um Mapa Conceitual para cada capítulo. Nesse mapa deverão constar o conceito e uma breve descrição desse conceito. Por exemplo:

Para facilitar a elaboração, acesse os sites relacionados a seguir, baixe o programa e assista a um vídeo com orientações sobre como elaborar um Mapa Conceitual.

• 4SHARED. Programa WinCmapTools_v5.04.02_05-13-11. Disponível em: <http:// www.4shared.com/file/aDBWT_FW/wincmaptools_v50402_05-13-11.html>. Acesso em: 25 jul. 2013.

• YOUTUBE. Mapas Conceituais - utilizando o Cmap Tools. Disponível em: <http://www. youtube.com/watch?v=uJaT9LlKvn4>. Acesso em: 25 jul. 2013.

O que preciso fazer?

Projeto de Prática –––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

1. Descrição do Projeto

Como vimos, o ideal estético está intimamente associado à ideia de beleza, ou seja, nos remete a um ideal de perfeição corporal. No entanto, devemos transcender essa aparente subjetividade e avaliar o que cada época toma como sendo "belo", pois (embora já tenha se tornado lugar comum) o que é belo para uma época é feio para outra.

Há muito tempo, no entanto, o belo foi deixado de lado, principalmente depois da chegada da fotografia, pois a arte se desprendeu da representação naturalista da realidade, uma vez que, para esse fim, havia um meio mecânico. Com a arte se distanciando cada vez mais da realidade, digamos, física, quem estuda estética deve tentar entender essas mudanças. Mas uma mudança muitas vezes difícil de assimilar é que a obra de arte está intimamente relacionada a uma pluralidade de linguagens e possibilidades. E isso ocorreu com a chamada Arte Contemporânea.

A Arte Contemporânea é essencialmente conceitual, seu valor estético não está apenas na forma, mas sim no processo, no conteúdo, na crítica e na história pessoal do artista. Portanto, não basta apenas olharmos para a obra e julgá-la. Muitas vezes, ela parecerá estranha, mas isso se deve ao fato de os artistas estarem constantemente reavaliando seus pressupostos estéticos, seus materiais, suas técnicas e mesmo as instituições, os públicos e os sistemas ideológicos que ordenam o universo estético.

Portanto, a Arte Contemporânea tornou-se cada vez mais desafiadora para o artista e para o público. Deste modo, a proposta deste Projeto de Prática é fazer com que você perceba, criando uma obra conceitual, que a arte contemporânea desprendeu-se completamente de sua base formal, ganhando liberdade nunca antes atingida, pois seu valor não está apenas na forma, mas em todo o processo.

2. Público-alvo

Aluno dos cursos de Graduação - EaD.

3. Objetivos

Compreender o processo pelo qual um objeto passa a ser mais significativo do que expor um quadro muito bem pintado em um museu.

Estimular a construção de uma visão sólida a respeito da estética contemporânea.

Reconhecer algumas das características que fazem das obras de arte contemporâneas itens aptos a serem expostos como tal, apesar dos preconceitos, das polêmicas e dos mal-entendidos acerca de grande parte delas.

Reconhecer a importância dos "conceitos" na estética contemporânea.

Exercitar, para fins críticos e pedagógicos, a capacidade de o aluno se colocar verdadeiramente "no lugar" de um artista contemporâneo, utilizando-se de algumas das ferramentas a ele disponíveis para a produção de uma obra que reflita a infinidade de possibilidades da Arte nos dias atuais.

Desenvolver, a partir do exercício de se colocar "no lugar" de um artista contemporâneo, a habilidade de reflexão sobre a estética do nosso tempo.

4. Realização e postagem

A Prática deverá ser realizada individualmente, o que não impede que os alunos se reúnam em grupo para discussão. Cabe observar que cada aluno deverá desenvolver e postar o seu próprio projeto na Sala de Aula Virtual (SAV), na ferramenta Prática (Portfólio).

Observação: não será permitida a entrega de textos iguais. 5. Carga horária

Entre em contato com seu tutor para obter informações referentes à carga horária prevista para esta atividade de prática.

6. Metodologia

Fase 1: formulação conceitual

Formule um conceito para uma obra de arte conceitual. Quando expôs seu urinol, por exemplo, Duchamp quis

© Plano de Ensino (PE)/Guia de Estudos (GE)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com