TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento- O caso dos denunciantes invejosos

Por:   •  18/9/2016  •  Resenha  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  1.642 Visualizações

Página 1 de 3

Pg7-10: Apresenta no texto um cenário no qual pessoas denunciam seus inimigos dentro dum regime ditatorial e após seu fim, sofrem influencia da “justiça de transição”.

Pg10-16: Retrata a relação entre moral e justiça e sua execução no campo prático e físico.

Pg17-35: Demonstra a transição de um governo pacífico para um conturbado por crises e conflitos e nesse contexto, surge um grupo salvador, os “Camisas-Púrpuras”, que chegam ao poder. Inicia-se um período autoritário e repressivo dentre todos os setores da sociedade.

Pg35-41: Durante o regime dos Camisas-Púrpuras, pessoas, movidas por inveja, denunciaram seus inimigos pessoais ao partido ou a autoridades governamentais por motivos banais. Dada a situação do Poder Judiciário nesse período, qualquer uma dessas infrações, se fosse comprovada, poderia levar à aplicação da pena de morte. Após a derrota dos Camisas-Púrpuras, formou-se um movimento de opinião que exigiu a punição dos Denunciantes Invejosos.

Pg41-43: O Primeiro Deputado defende a impunidade dos denunciantes invejosos, pois o que os denunciados estavam realizando realmente era ilícito, além de enfatizar que deve-se respeitar as leis para que o governo não seja como o dos camisas púrpuras.

Pg43-45: O Segundo Deputado concorda com o Primeiro em relação a não fazer  nada em relação aos chamados Denunciantes Invejosos, porém por motivos diferentes, ele considera que seus atos não eram nem legais nem ilegais, já que eles não viviam em um Estado de Direito, e sim em um regime de anarquia e de terror.

 

Pg45-48: Já o Terceiro Deputado, se diz incapaz de opinar. Para ele, se houver necessidade de punição, os responsáveis deveram ser os membros do partido (Camisas-Púrpuras) e aquelas pessoas que tiraram proveito da situação.

Pg48-50: O Quarto Deputado defende a individualização, através da criação uma lei especial voltada para o tratamento da questão. Deputado este criticado por seu posterior, pois, segundo o Quinto Deputado, a edição de novas leis estaria empregando um dos mais odiosos procedimentos do regime dos Camisas-Púrpuras. Além disso, o quinto congressista defende que não cabe ao governo tratar do caso, mas é função da população tratá-lo da forma que achar mais adequada.

Pg50-52: Além disso, o quinto congressista defende que não cabe ao governo tratar do caso, mas é função da população tratá-lo da forma que achar mais adequada.

Pg57-64: O Professor Goldenage é a favor da punição dos Denunciantes Invejosos, considerando que apesar de as condenações ocorridas no período do regime terem sido feitas com base na legislação vigente, elas não deixam de ser um odioso produto de mentes criminosas. Sua segunda consideração consiste na afirmação de que o direito deve ser aplicado de forma justa, concluindo que houve um crime de subversão da ordem política e social, cometido pelos denunciantes invejosos.

Pg64-70: Segundo o Professor Wendelin é de inteira responsabilidade dos juízes os resultados obtidos nos julgamento durante o governo dos Camisas-Púrpuras, embora ache eles não devam ser condenados, pois a lei em vigor subsidiava tais operações. Além disso, o Professor alega a legitimidade do poder, uma vez que estes foram eleitos pelo voto popular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com